Convênio para gestão do Hospital do Trabalhador faz 25 anos

Em cerimônia realizada, nesta sexta-feira (12/8), no Hospital do Trabalhador (HT), foi comemorado os 25 anos de convênio firmado entre o governo do estado, Prefeitura de Curitiba, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e sua Fundação (Fundar), para ativação e gestão do Hospital do Trabalhador.
“Nós vimos, passados os dias terríveis da pandemia, a eficiência e a qualidade de um endereço como esse, que é um orgulho de Curitiba e um orgulho do Paraná”, afirmou o prefeito Rafael Greca, durante o evento.
“O prefeito sempre nos inspira toda a manhã e hoje ele pôs uma frase de Goethe que diz algo como: se você se dedicar firmemente naquilo que você acredita você molda os seus desejos para acontecer. Esse é um desejo coletivo, um desejo sonhado por pessoas que um dia acreditaram que, sim, um sistema único de saúde pode ser bem executado, é viável, é possível”, disse a secretaria municipal da saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

O diretor geral do Complexo Hospitalar do Trabalhador, Geci Labres de Souza Júnior, descreveu o convênio firmado como uma “corrida de bastão”. “Nos momentos de dificuldades, o convênio colocou toda a máquina de atendimento à saúde tornando esse o pronto-socorro de bairro o maior pronto-socorro do Paraná”, disse.
Em 2021, 250 mil pessoas foram atendidas pelo HT, segundo Souza Júnior. “Isso não seria possível sem os entes que compõem o convênio, levando inclusive a parceria a outras unidades”, completou se referindo a formação do Complexo Hospital do Trabalhador a partir de 2019, com a ampliação do modelo de gestão a outras cinco unidades, além do HT.
O reitor da UFPR, Marcelo Ricardo Marcelo Fonseca, que participou por meio de vídeo, destacou a contribuição do Hospital do Trabalhador, ao lado do Hospital de Clínicas, na assistência à saúde na pandemia e na formação de novos profissionais. “Trazem uma contribuição decisiva para a sociedade”, afirmou.
O atual Hospital do Trabalhador foi inaugurado em 1947, como Sanatório Médico Cirúrgico do Portão. Na década de 1980 ganhou a denominação de Hospital Geral do Portão. Em 1997, após convênio, ganhou o nome de Hospital do Trabalhador, e é reconhecido como um dos melhores serviços de trauma do país.

Outros convênios
Durante o evento houve também a assinatura do convênio da Casa da Mulher Brasileira, para a disponibilização de serviço de médico de perícia diretamente no local, sem que haja necessidade de deslocamento da vítima.
“O que acabamos de ver em forma de assinatura em forma de convênio é a instalação de médicos legislas para mulheres em situação de violência na casa da mulher brasileira, na avenida Paraná. Mulheres em situação de violência, em um momento de grande aflição, serão socorridas lá mesmo sem necessidade de deslocamento, assim melhora a condição humanitária daquele equipamento e da nossa cidade e do nosso estado como um todo”, explicou o prefeito.
Foi assinado, ainda, durante a cerimônia um convênio para projetos de reintegração de reclusos do sistema prisional do Paraná, por meio da superintendência geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná (Sesp). Por meio deste convênio, o enxoval doado pela Sesa será utilizado para confecção de moda sustentável em projetos de reintegração de reclusos do sistema prisional.
Presenças
Estiveram presentes também o vice-prefeito Eduardo Pimentel; a coordenadora geral da Casa da Mulher Brasileira, Sandra Praddo; a vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzon; o secretário de estado da Saúde do Paraná, César Augusto Neves Luiz; secretário de estado da Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni; o diretor superintendente da Funpar, João da Silva Dias; o diretor de administração e finanças da Funpar, Enio Fabrício Ostrovski Ponczek; o conselheiro do Tribunal de Contas, Fernando Guimarães; a superintendente geral de desenvolvimento econômico social, Keli Guimarães; o diretor geral da polícia científica, Luiz Rodrigo Grochocki; o ex-reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho e o ex-vice-reitor Rogério Mulinari, entre outros.