Curitiba é a segunda melhor capital no cuidado primário à Saúde

visita  tecnica ministerio da saude2 divulgação

Curitiba é a segunda melhor capital do Brasil no cuidado da saúde da população na Atenção Primária, segundo o Ministério da Saúde. A capital paranaense tem também o segundo melhor desempenho nacional entre as 49 cidades com mais de 500 mil habitantes. Em primeiro lugar ficou Manaus (AM).

Este é o resultado da avaliação de indicadores do primeiro quadrimestre deste ano (janeiro a abril) do programa ministerial Previne Brasil, que mensura a qualidade do serviço no cuidado primário em 5.549 municípios brasileiros.

O prefeito Rafael Greca celebrou o reconhecimento e reforçou que a qualidade do SUS Curitibano é uma das prioridades de sua gestão.

“Destinamos os maiores orçamentos da história de Curitiba para a Saúde e temos investido permanentemente em propostas inovadoras para ampliar o acesso do curitibano à rede pública, com a oferta de um serviço de qualidade e excelência no SUS Curitibano”, celebrou o prefeito.

Experiência curitibana
A experiência curitibana que levou a esse resultado foi apresentada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ao secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, e sua equipe, durante visita técnica à cidade, na segunda-feira (26/9).

A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella recebeu a comitiva ministerial e destacou que o resultado positivo na avaliação nacional é consequência da dedicação de uma equipe de 9,5 mil trabalhadores da Saúde da Prefeitura de Curitiba.

“Temos trabalhado contínua e arduamente para oferecer a excelência no cuidado global da saúde do curitibano, na promoção da saúde e bem-estar, na prevenção e tratamento das doenças. Resultados como este nos mostram que estamos no caminho certo”, afirmou a secretária.

Exemplos para outras cidades
Raphael Câmara parabenizou o trabalho de Curitiba nos cuidados primários em Saúde e disse que, ao conhecer de perto vivências exitosas dos municípios, tem a oportunidade de levá-las como exemplo para outras regiões brasileiras.

Na avaliação do programa ministerial, Curitiba teve pontuação considerada ótima em três dos sete indicadores mensurados no primeiro quadrimestre: número de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; e proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.

Entre as ações da SMS que foram apresentadas à comitiva ministerial, está a ampliação do número de cadastrados na rede pública municipal da Saúde: a cada quatro curitibanos, três estão cadastrados como usuários do SUS Curitibano (75,8%).

A secretaria também desenvolveu estratégias como a criação de um painel de monitoramento das condições crônicas atendidas na Atenção Primária e a implantação do agendamento da coleta de exame preventivo de cólo de útero pela Central de Atendimento Saúde Já.

Curitiba também faz busca ativa dos faltosos de vacina, com envio de mensagem pelo Aplicativo Saúde Já e em ligações telefônicas feitas pelas equipes dos dez distritos sanitários e outras estratégias para aumentar a cobertura vacinal.

A capacitação dos gestores para a melhora nos indicadores e as visitas do grupo gerencial nas Unidades de Saúde para reforçar os protocolos do Programa Rede Mãe Curitibana Vale a Vida para o pré-natal das gestantes da cidade também impactaram positivamente na avaliação.

Além disso, o município vem ampliando as ações de atenção às condições crônicas, como intensificação do tratamento para pessoas com diabetes entre 40 e 50 anos e alto risco de agravamento.

Cuidado primário em saúde
Essas ações integram um leque de estratégias de cuidados primários em saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma abordagem que engloba de forma sistemática os determinantes da saúde mais vastos (incluindo sociais, econômicos e ambientais, assim como as características e comportamentos das pessoas) e incide sobre os aspectos completos e interrelacionados da saúde física, mental e social e do bem-estar.

A visita técnica ministerial em Curitiba contou com a participação de gestores da SMS e da diretora do Departamento de Saúde Materno Infantil do Ministério da Saúde, Lana de Loures. Além da apresentação das experiências curitibanas, a visita incluiu um tour pela Unidade de Saúde Mãe Curitibana, onde foi apresentada toda a logística da linha de cuidado em rede desenvolvida pela cidade, e a participação na oficina para implantação da Rede de Atenção Materno Infantil (Rami), programa do Ministério da Saúde.

O Previne Brasil
O Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde é o modelo de financiamento do governo federal à Atenção Primária à Saúde (APS). Tem como foco aumentar o acesso das pessoas aos serviços de cuidados primários em saúde.

O acesso dos municípios a recursos para investimentos na APS depende de diversos critérios, entre eles, o desempenho obtido pelo município nos indicadores do programa, mensurados no conjunto de sete indicadores sobre ações estratégicas voltadas ao pré-natal, Saúde da Mulher e da criança e condições crônicas.