Curitiba completa 9 dias sem pacientes internados em UTI SUS por covid-19

boletim-semanal-2809

Nesta quarta-feira (28/9), Curitiba completou nove dias sem pacientes internados em UTIs SUS por causa de covid-19, conforme os registros de censo hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A capital paranaense tem apenas um paciente internado em leito de enfermaria para casos suspeitos ou confirmados de covid-19.

A SMS ressalta, porém, que os dados de internamentos são dinâmicos, assim como as altas, com alterações dos dados ao longo do dia.

“É uma excelente notícia essa: mais um passo para o fim desta pandemia”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

“Quanto menos pessoas internadas, menos chance de óbitos pela doença nos próximos dias. Ficamos otimistas com esses dados”, afirma a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Segundo ela, porém, é importante manter sempre o alerta, pois a covid-19 é uma doença traiçoeira, com diversas variantes do vírus. "Precisamos manter os esquemas vacinais em dia, além do uso de máscara e isolamento de pessoas com sintomas respiratórios”, orienta.

Curitiba bate recorde com nove dias consecutivos sem mortes por covid-19

Balanço da semana
O boletim semanal da covid-19, publicado nesta quarta-feira (28/9), mostra, ainda, que Curitiba registrou 436 novos casos da doença nos últimos sete dias (período de 21/9 a 27/9) – uma média de 62 casos por dia.

No mesmo período, foram divulgadas cinco mortes pela doença, sendo duas na última quarta-feira (21/9), uma na quinta-feira (22/9), uma na sexta-feira (23/9) e uma na terça-feira (27/9). Não houve registros nos demais dias do período.

A capital paranaense tem 493 casos ativos da doença, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus, de acordo com dados desta terça-feira (27/9).

Balanço da pandemia
Com os novos casos confirmados, até terça-feira (27/9), 520.808 moradores de Curitiba testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 511.786 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença.

Até o momento, foram contabilizados 8.511 óbitos na cidade provocados pela doença desde o início da pandemia.

Periodicidade dos boletins
Desde o dia 13 de setembro de 2022, os boletins da covid-19 passaram a ter publicação semanal, sempre às quartas-feiras, com os dados dos últimos sete dias consolidados.

Os dados diários permanecem disponíveis no Painel Covid, que continua a ser atualizado todos os dias, de segunda a sexta-feira, inclusive com os dados retroativos dos fins de semana.

Números da covid-19 – semana 21/9 a 27/9
436 novos casos confirmados (média de 62 casos/dia)
5 óbitos

Números desde o início da pandemia