Curitiba prorroga a campanha de vacinação contra a pólio

polio-joaoCuritiba prorroga a campanha de vacinação contra a poliomielite na cidade, enquanto houver estoques de doses do imunizante. O objetivo é fazer com que mais crianças que ainda não completaram 5 anos recebam a dose extra da vacina ou coloquem as carteiras vacinais em dia.

A vacinação é feita de segunda a sexta-feira em 106 unidades de saúde da cidade, conforme o horário de atendimento de cada local, que pode ser conferido no site Imuniza Já Curitiba.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) prorrogou o prazo além do definido pelo Ministério da Saúde. Nacionalmente, a campanha termina nesta-sexta-feira (30/9).

Entenda por que é hora de vacinar contra a pólio e o sarampo
Coberturas vacinais sobem 6,7% em Curitiba e podem melhorar

Público-alvo
O público-alvo para a campanha são todas as crianças menores de 5 anos de idade.

Para as crianças menores de 1 ano, será feita a atualização da carteira e serão imunizadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário (três doses da Vacina Inativada Poliomielite, a VIP).

Os pequenos de 1 a 4 anos que já receberam as três doses da VIP e duas doses de reforço (aos 15 meses e ao completar 4 anos) com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a famosa “gotinha”, vão receber uma dose extra da VOP.

Caso seja verificado que ainda falta alguma dose do esquema inicial, as equipes de Saúde vão fazer a atualização da carteira vacinal dos curitibinhas.

Isso quer dizer que todas as crianças de 1 ano a 4 anos – mesmo as que estão com a carteira vacinal em dia - devem ser levadas às unidades de saúde para receber a dose extra, reforçando a proteção dos pequenos e ampliando a barreira contra a possível circulação do vírus.

“Poliomielite não tem cura e não podemos correr o risco de essa doença voltar a circular entre nós. Isso só será possível com o aumento da cobertura. A vacina é um ato de amor e de proteção, evita o risco de as nossas crianças sofrerem as sequelas graves que essa doença pode causar”, afirma a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

A SMS ampliou o prazo da campanha nacional com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal do esquema de rotina (em Curitiba, de 88,9%) e a cobertura de crianças entre 1 e 4 anos que receberam a dose da VOP (36,8%).

O Brasil não registra casos da doença desde 1989 e mantém o certificado de eliminação da pólio em 1994, mas o vírus continua presente em outros países, aumentando a necessidade de medidas preventivas. Em julho, um caso da doença foi confirmado em Nova Iorque (EUA).

Locais de vacinação
A SMS aplica todas as vacinas do calendário nacional continuamente em 106 unidades de saúde e para todas as faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos e idosos). Há também oferta contínua das vacinas contra gripe (para pessoas com 6 meses de idade ou mais) e contra a covid-19 aos públicos já convocados (tanto para o esquema vacinal inicial como para doses de reforço).

Confira os locais e horários de vacinação no site Imuniza Já Curitiba