Prefeitura de Curitiba começa reforma da unidade de Saúde Ouvidor Pardinho; atendimento é mantido

ouvidor-pardinho

Começa, a partir desta segunda-feira (19/12), a reforma da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, no Centro. Está previsto o investimento de R$ 1,041 milhão, sendo R$ 891 mil do Tesouro Municipal e R$ 150 mil provenientes do governo estadual. As obras serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e devem durar seis meses. Os atendimentos de Saúde não serão interrompidos pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) durante este período.

“Vamos precisar contar com a colaboração da população, no sentido de entender e ter paciência, neste momento, porque serão alguns meses de obras, sem a interrupção do atendimento”, afirma a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella. “Estamos trabalhando para melhor atender os nossos usuários”, completou a secretária.

“A revitalização da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho é mais uma ação positiva do município para que a população siga recebendo atendimento humanizado e acolhedor”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Em algumas fases da obra, a SMS montará tendas na frente da unidade e parte dos atendimentos, como consultas médicas, serão realizadas neste espaço.

A supervisora do Distrito Sanitário da Matriz, Gisele Jarek Tulio, pede especial atenção aos usuários que são cadastrados em outras unidades, para que evitem procurar a Ouvidor Pardinho, neste momento. “Logicamente, se for uma situação de urgência, o paciente será atendido. Mas, não sendo uma urgência, pedimos que o usuário procure sua unidade de referência”, disse.

Segundo Gisele, alguns atendimentos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), como consultas com psicólogo e nutricionistas, serão realizadas temporariamente na Unidade de Saúde Mãe Curitibana, localizada no Centro também. “Nestes casos, os usuários afetados serão avisados e orientados”, diz.

Serviços previstos
Além de uma revitalização completa da unidade, está prevista a ampliação da Clínica de Odontologia, que mais que dobrará de capacidade, passando de duas para cinco cadeiras de atendimento. Haverá ainda a implantação de box individualizados, de sala de raio-x odontológico e ar condicionado na Clínica de Odontologia.

Além disso, estão previstos na reforma da unidade: revisão elétrica e hidráulica completa com substituição de tomadas, luminárias, louças, torneiras e registros; troca de cobertura do pavilhão; adequação da recepção com a criação de um guichê de atendimento; reforma na central de material esterilizado; construção de abrigo de resíduos; instalação de revestimento cerâmico, piso no elevador, ar condicionado nas salas de vacina, lavatórios para aumentar o espaço interno de algumas salas e luzes de emergência; reforma de forro de gesso acartonado; substituição das bombas do esgoto, das caixas de água, das divisórias em alguns consultórios e do piso em alguns locais; pintura interna e externa.