Curitiba integra 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal com 13 trabalhos
Curitiba integra 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal com 13 trabalhos
A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba apresenta 13 trabalhos na 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, promovida pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que acontece nesta quinta-feira (21/11) e sexta-feira (22/11), em Brasília.
Ao todo são 180 trabalhos apresentados de todo o país, selecionados dentre quase 500 inscritos, mostrando as experiências exitosas na área da saúde bucal no Brasil. O evento é realizado em comemoração aos 20 anos de existência da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), que trouxe avanços fundamentais, como a garantia da saúde bucal como parte constitutiva do direito à saúde da população.
De acordo com a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, a seleção dos 13 trabalhos de Curitiba para a Mostra, dentre tantos trabalhos inscritos, já é uma vitória. “Curitiba tem o maior número de trabalhos selecionados”, diz.
Segundo a secretária, durante esta Mostra, Curitiba tem a oportunidade de compartilhar com gestores do restante do país as experiências exitosas. “É fruto de um trabalho consolidado e iniciado ainda na década de 1980, mesmo antes da PNSB”, diz ela. "Ao mesmo tempo, é uma oportunidade de conhecer outros cases de sucesso e analisar se podemos replicar na capital paranaense”, completa.
Confira a lista de trabalhos que estão sendo apresentados por Curitiba na 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal:
- Telerregulação em Odontologia Pública no município de Curitiba - Viviane Gubert (Coordenação de Saúde Bucal).
- Ações Estratégias nos Centros de Especialidades Odontológicas – Ilana Lima (Coordenação de Saúde Bucal).
- A experiência da odontologia no circuito dos crônicos, realizado em cinco unidades de saúde do Distrito Sanitário do Cajuru - Patrícia Dias (Distrito Sanitário do Cajuru).
- Readequação das clínicas odontológicas do município de Curitiba – Mario Augusto Gomes (Coordenação de Saúde Bucal).
- O Papel dos Agentes Comunitários da Saúde Bucal – Sandra Mara Ribeiro dos Santos (Distrito Sanitário do Pinheirinho).
- Resgate da autoestima e melhora da qualidade de vida através da odontologia nos pacientes do grupo de tabagismo – Maria Augusta Tossot (Distrito Sanitário do Pinheirinho).
- Promover hábitos saudáveis na primeira infância: experiência de educação em saúde bucal com materiais sustentáveis e abordagens inclusivas - Sheila Holzmann Gaio (Distrito Sanitário do Boqueirão).
- Restabelecimento de saúde bucal sob anestesia geral de pessoa com deficiência em ambiente hospitalar – Gustavo Leal (Distrito Sanitário do Cajuru/ Hospital de Clínicas).
- Análise do impacto da implementação de um guia de descrição de lesões estomatológicas em Unidades Básicas de Saúde de Curitiba – Ana Braosi (Distrito Sanitário do CIC).
- Otimização na realização dos exames de detecção de lesões bucais na atenção primária – Adriana Zawadzki de Quadros (Distrito Sanitário do Boqueirão).
- Realização de Circuito para Pacientes Diabéticos em Curitiba - Amanda Zanicotti (Distrito Sanitário do CIC/ Residência).
- Aplicação da filosofia Lean em uma clínica odontológica do SUS – Flavia Quadros (Superintendência em Gestão).
- Consultório na Rua e os desafios da atenção em saúde bucal às pessoas em situação de rua em Curitiba – Alan Celso Sierakowski (Consultório na Rua).