11º Encontro de Saúde Coletiva

11 saude coletiva 

11º Encontro de Saúde Coletiva de Curitiba
 
“Saúde 4.1: para uma Curitiba mais humana e conectada na sua saúde”
 
2º Encontro de Integração Ensino-Serviço no SUS Curitiba
 
“A ciência produzida no SUS Curitiba nos tempos de Saúde 4.1”
 
1º Encontro de Vigilância Sanitária de Curitiba
 
Semana da Enfermagem 2024
 
 
O 11º Encontro de Saúde Coletiva de Curitiba “Saúde 4.1: para uma Curitiba mais humana e conectada na sua saúde”(11º ESCC) propõe difundir experiências e práticas exitosas que serão apresentadas pelos servidores da SMS Curitiba e também possibilitar a apresentações de Trabalhos Acadêmicos de Graduação e de Pós-Graduação desenvolvidos no âmbito das Secretarias de Saúde de Curitiba, todos em uma única modalidade de Relatos de Experiência, que serão apresentados como Pôsteres Eletrônicos em sessões Comentadas.
 
Concomitantemente, acontecem:
2o Encontro de Integração Ensino-Serviço no SUS Curitiba “A ciência produzida no SUS Curitiba nos tempos de Saúde 4.1”, que será realizado por alunos e pesquisadores que utilizaram a estrutura da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba como campo para produção acadêmica científica, na produção de Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado.
1º Encontro de Vigilância Sanitária de Curitiba, dirigido aos trabalhadores da Vigilância em Saúde do município, buscando instrumentalizá-los para o enfrentamento do cotidiano dos serviços de vigilância e controle das doenças transmissíveis; vigilância das doenças e agravos não-transmissíveis; vigilância da situação de saúde, vigilância ambiental em saúde, vigilância da saúde do trabalhador e vigilância sanitária.
Semana da Enfermagem 2024, tradicional evento que acontece anualmente e que visa promover o congraçamento entre os profissionais de enfermagem, através de encontros científicos, culturais e sociais.
 

Objetivo Geral do 11º ESCC:

Incentivar a produção, divulgação e compartilhamento de experiências exitosas entre servidores da rede de SUS Curitiba, bem como de pesquisadores, professores e alunos das Instituições de Ensino conveniadas aos SUS Curitiba, com vistas a melhorar a qualidade da atenção à saúde dos curitibanos, especialmente a partir dos processos implementados por meio dos princípios da Saúde 4.1 Curitiba.

Objetivos Específicos:
  • Consolidar os Encontros da Saúde Coletiva como um instrumento metodológico de Educação Permanente, com vistas à gestão do conhecimento na SMS Curitiba.
  • Difundir e aprimorar os programas estratégicos das SMS, especialmente os princípios da Saúde 4.1 Curitiba, entre os servidores, alunos e docentes das Instituições de Ensino conveniadas a SMS Curitiba.
  • Estimular a produção de trabalhos científicos dentro da SMS Curitiba e das Instituições de Ensino conveniadas à SMS Curitiba.
  • Registrar e divulgar o conhecimento e as experiências produzidas na aplicação prática das rotinas de trabalho na rede SUS Curitiba.
  • Propiciar a troca de experiências entre os servidores da rede municipal de Curitiba e a academia (Instituições de Ensino) que utiliza, como campo de práticas, a rede SUS Curitiba.

Sobre a realização do 11º ESCC

 O evento ocorrerá em 3 dias: 22, 23 e 24 de maio de 2024.
 Local:UniBrasil Centro Universitário - R. Konrad Adenauer, 442 - Tarumã, Curitiba - PR, 82820-540
 Programação:em elaboração (EM BREVE).
 Inscrição no 11º ESCC:(EM BREVE).
 
 Para fins de certificação: serão computadas 08h00, conforme confirmação de participação no evento.
 Cada participante deverá comparecer em dois períodos: A escolha dos períodos conforme seja mais adequado a cada participante, dentro da sua carga horária laboral na SMS Curitiba.


Inscrição de Trabalhos para o 11º Encontro de Saúde Coletiva de Curitiba

MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO:e-Pôster / Pôster eletrônico
PERÍODO DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS:de 26/02/24 a 28/04/24
PROCESSO EDUCACIONAL: Modelo Colaborativo – para saber mais  CLIQUE AQUI.
EIXOS TEMÁTICOS: são os agrupamentos temáticos, alinhados ao tema central do11º ESCC, que serão utilizados para organização da apresentação dos e-Pôsteres. É necessário que os autores indiquem um destes Eixos Temáticos para que o seu e-Pôster seja incluído. Para conhecê-los CLIQUE AQUi.
 
MODALIDADE DE TRABALHOS: Relatos de Experiência
 O Relato de Experiência funciona como um relatório das experiências vivenciadas em uma determinada situação de práticas de saúde. Trata-se de um Texto/Pôster em que se possa analisar tópicos que você considere significativos na sua evolução como aprendiz, que será apresentado e debatido com seus pares, para que possam sempre evoluir com a interação nos processos de ensino-aprendizagem, de forma colaborativa.
 O Relato de Experiência inclui uma introdução que contextualize e fundamente a experiência. A seguir, traz os objetivos da vivência, expõe as metodologias empregadas para realizar tal experiência, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos, e apresenta os resultados e as conclusões extraídas. No caso do 11º ESCC, recomenda-se que se apresente também até cinco referências bibliográficas.
 Para o Relato de Experiência ser apresentado no 11º ESCC não será necessário Parecer de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, pois não se trata de uma pesquisa. Porém, recomenda-se atenção a algumas questões éticas na sua elaboração que estão em um documento específico. Para acessá-lo CLIQUE AQUI.

NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA: CLIQUE AQUI.
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO DO RELATO DE EXPERIÊNCIA: CLIQUE AQUI.
Para inscrever o RESUMO do seu Relato de Experiência - siga rigorosamente as orientações de conteúdo e formatação.

INSCREVA SEU TRABALHO -  CLIQUE AQUI  


IMPORTANTE!

Revisão de Literatura NÃO se constitui em um Relato de Experiência e NÃO SERÁ ACEITO para apresentação no 11º ESCC.
NÃO serão aceitos Relatos de Experiência que não utilizam o território ou a Rede SUS do município de Curitiba como campo de observação e produção.
MODELO PARA APRESENTAÇÃO DO RESUMO DO RELATO DE EXPERIÊNCIA: CLIQUE AQUI.
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO E-PÔSTER DO RELATO DE EXPERIÊNCIA: CLIQUE AQUI.
MODELO PARA APRESENTAÇÃO DO E-PÔSTER DO RELATO DE EXPERIÊNCIA: CLIQUE AQUI.