13ª Conferência Municipal de Saúde

1 - RELATÓRIO FINAL DA 13ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CURITIBA

ACESSE AQUI

----

2 - APRESENTAÇÕES REALIZADAS NA 13ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CURITIBA

Apresentação 1

Adilson Tremura - presidente do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba.
Tema: Controle social 

Acesse aqui a apresentação.

Obs.: as outras apresentações não foram disponibilizadas.

----

3 - 13ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CURITIBA SERÁ REALIZADA NO COLÉGIO SANTA MARIA

 

A 13ª Conferência Municipal de Saúde será realizada no Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba, nos dias 10, 11 e 12 de julho de 2015. Estabelecidas em 1988 pela Lei Federal 8.142, as Conferências de Saúde funcionam como fóruns de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública para os quatro anos seguintes. O conjunto de instruções é proposto pelos participantes dos encontros, promovendo ampla participação popular. Esses encontros estimulam a participação social e o protagonismo do cidadão na formulação de instruções que guiarão a execução de políticas públicas, conforme os anseios dos usuários. Metade das cadeiras é destinada a usuários do SUS, 25% para trabalhadores, 12,5% para gestores e 12,5% para prestadores de serviço.

A 13ª Conferência Municipal de Saúde de Curitiba será aberta ao público no dia 10, quando serão realizadas palestras sobre controle social em Curitiba. No sábado, quando a conferência não será aberta ao público, estão previstos a aprovação do Regimento Interno, palestra do secretário Municipal de Saúde, Adriano Massuda, além de oficinas e trabalhos em grupo e a eleição das entidades para o Conselho Municipal de Saúde. Também para o sábado está prevista a escolha dos representantes do segmento Usuários para a Conferência Estadual de Saúde. No domingo, acontece a plenária final, a homologação do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba e dos representantes para a Conferência Estadual (veja programação na página 6).

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba, Adilson Tremura, lembra da importância da participação popular no processo. “As conferências são espaços fundamentais para o controle social, são espaços de cidadania e de democracia”, afirma. Ele lembra que as políticas públicas que são resultados das conferências devem contemplar as reivindicações da comunidade. “Queremos que os cidadãos participem efetivamente, o que vai resultar na melhoria na qualidade de vida da população”, afirma.

--

SERVIÇO:

O QUE: 13ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CURITIBA

QUANDO: 10, 11 E 12 DE JULHO DE 2015

ONDE: COLÉGIO SANTA MARIA (ENDEREÇO NA PROGRAMAÇÃO)

ACESSE AQUI A PROGRAMAÇÃO DA CONFERÊNCIA

VEJA MAIS REPORTAGENS SOBRE A CONFERÊNCIA

NA SEÇÃO NOTÍCIAS DO PORTAL DO CMS!


----

4 - TESES GUIA DA 13ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CURITIBA 

 

A Subcomissão de Relatoria e Orientação de Trabalhos de Grupos está disponibilizando as teses guia para a 13ª Conferência Municipal de Saúde, com a relação de propostas apresentadas pelas entidades e as aprovadas nas Conferências Distritais de Saúde.

Informamos que as propostas estão classificadas nos 10 temas, de acordo com a divisão dos grupos de trabalho que acontecerá na conferência. A Subcomissão organizou as propostas por similaridade de conteúdo, alternando o conjunto das propostas similares em uma mesma cor (cinza e branco), para facilitar a discussão e aprovação nos grupos.

 

Subcomissão de Relatoria e

Orientação de Trabalhos de Grupo

VEJA ABAIXO AS TESES!

Tese 1 - APS

Tese 2 - Redes

Tese 3 - Urgência e Emergência

Tese 4 - VeS

Tese 5 - Promoção

Tese 6 - Novas Tecnologias

Tese 7 - Gestão Participativa

Tese 8 - Desenvolvimento de Pessoas

Tese 9 - Comunicação

Tese 10 - Financiamento

----

5 - RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS PROPOSTAS DA 12ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE - 2013

 

A Comissão Organizadora da 13ª Conferência Municipal de Saúde está disponibilizando o relatório da 12ª Conferência para conhecimento dos participantes dos grupos. 

As Comissões Temáticas do Conselho Municipal de Saúde realizaram a avaliação das propostas apresentadas na 12ª Conferência Municipal de Saúde/2013 de acordo com o Tema. As propostas foram divididas de forma equitativa de 15 a 17 propostas por grupo, sendo que alguns grupos terão propostas também de outros temas.

 

Esta análise servirá de subsídio para as discussões dos grupos de trabalho no período da tarde.

 

Comissão Organizadora da 13ª Conferência Municipal de Saúde

VEJA ABAIXO AS ANÁLISES, POR GRUPO!

GRUPO 1

GRUPO 2

GRUPO 3

GRUPO 4

GRUPO 5

GRUPO 6

GRUPO 7

GRUPO 8

GRUPO 9

GRUPO 10

GRUPO 11

GRUPO 12

GRUPO 13

GRUPO 14

GRUPO 15

GRUPO 16

GRUPO 17

GRUPO 18

GRUPO 19

GRUPO 20


----- 

 

6 - INSCRIÇÕES PARA A 13ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DISPONIBILIZA AS FICHAS DE INSCRIÇÕES PARA PREENCHIMENTO PRÉVIO. 

IMPORTANTE: DE POSSE DESTA FICHA, AS INSCRIÇÕES DEVEM SER FEITAS PESSOALMENTE NA SECRETARIA-EXECUTIVA DO CONSELHO, NO PERÍODO DE 22 A 30 DE ABRIL DE 2015. ALÉM DA FICHA, DEVE-SE LEVAR TAMBÉM OS DOCUMENTOS SOLICITADOS NO REGULAMENTO DA CONFERÊNCIA. 

FICHA INSCRIÇÃO GESTORES

FICHA INSCRIÇÃO PRESTADORES

FICHA INSCRIÇÃO TRABALHADORES

FICHA INSCRIÇÃO USUÁRIOS

----

7 - PLENÁRIAS

PLENÁRIA DOS TRABALHADORES

A plenária dos trabalhadores que participarão da 13ª Conferência Municipal de Saúde está marcada para o dia 15 de abril, a partir das 18h30, no prédio do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Rua Padre Camargo, 280, Alto da Glória - auditório (primeiro andar). Veja abaixo o capítulo do Regulamento da Conferência que diz respeito especificamente aos trabalhadores:

Seção II – Dos Trabalhadores

Art. 13 A escolha dos delegados representantes dos trabalhadores de saúde será definida em plenária específica, coordenada pelo segmento dos trabalhadores, com apoio da comissão organizadora da plenária dos trabalhadores.

§ 1º A plenária dos trabalhadores de saúde acontecerá no dia 15 de abril de 2015, com início às 18h30min até as 20h para a inscrição, quando se inicia a plenária.

§ 2º A ocupação de cargos comissionados ou funções gratificadas é impedimento para representação do segmento de trabalhadores de saúde na plenária.

Art. 14 As vagas de delegados do segmento de trabalhadores serão distribuídas da seguinte forma:

            I - serão asseguradas 2 (duas) vagas para cada entidade, sendo que para ter direito a essas vagas, a entidade deve permanecer até o final da plenária, com no mínimo quatro representantes inscritos; caso haja apenas 2 (dois) ou 3 (três) representantes garante apenas 1 (uma) vaga;

            II - as demais vagas serão distribuídas proporcionalmente pelo número de representantes de entidades inscritas, sendo necessário no mínimo a permanência de 4 (quatro) representantes da entidade até o final da plenária.

§ 1º As entidades cujos representantes se ausentarem antes da homologação na plenária perderão as vagas.

§ 2º O representante da entidade de sua categoria profissional deverá apresentar documento com foto e identificação profissional (cédula de identidade profissional ou contracheque).

Art 15 Após a distribuição das vagas será enviado às entidades ofício circular contendo o número de vagas, bem como orientação para a inscrição e cópia do regulamento e da minuta de regimento da 13ª Conferência Municipal de Saúde de Curitiba.

Parágrafo Único - No caso de não preenchimento de todas as vagas conquistadas pela entidade será realizado um remanejamento, após o período de inscrições, segundo o mesmo critério estabelecido no inciso II do Art. 14 deste regulamento.

------
PLENÁRIA DE PRESTADORES DIA 8 DE ABRIL, QUARTA-FEIRA, ÀS 18H

A plenária dos prestadores foi realizada no dia 8 de abril, quarta-feira, às 18h, no Auditório Convenções da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba – rua Francisco Torres, 830, Edifício Laucas. A plenária é um pré-requisito para a inscrição para a 13ª Conferência Municipal de Saúde (a inscrição será realizada entre os dias 22 e 30 de abril de 2015, no CMS, e a Conferência, nos dias 10, 11 e 12 de julho de 2015). 

----

CONFIRA ABAIXO A MINUTA DO REGIMENTO E O REGULAMENTO DA 13ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE:

MINUTA REGIMENTO 13ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

REGULAMENTO 13ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

---

CONFERÊNCIAS DISTRITAIS 2015:

MINUTA REGIMENTO CONFERÊNCIA DISTRITAL

REGULAMENTO DA CONFERÊNCIA DISTRITAL

---

CONFERÊNCIAS LOCAIS 2015:

REGIMENTO DA CONFERÊNCIA LOCAL

REGULAMENTO DA CONFERÊNCIA LOCAL DE SAÚDE