Saúde divulga informações sobre o novo coronavírus

Curitiba adota estratégia para divulgação de informações sobre os possíveis casos suspeitos de infecção humana pelo novo coronavírus (IHnCoV) na capital. O objetivo é organizar o fluxo de comunicação e garantir transparência com a impressa e a população.

Todos os dias às 15h a secretaria municipal da Saúde (SMS) irá publicar comunicado coma as informações sobre casos notificados até às 12h do mesmo dia. Notificações que entrarem após este horário só constarão no comunicado do dia seguinte.

Até 12 horas desta segunda-feira (3/2) Curitiba não registrou novos casos que se enquadrem na definição de casos suspeitos para infecção humana pelo novo coronavírus (IHnCoV).

Na última semana, houve duas notificações de casos suspeitos, ambos descartados por exames laboratoriais. 

O que é considerado caso suspeito de infecção humana pelo 2019-nCoV?
Situação 1: Febre1 e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) associados a histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;

Situação 2: Febre1 e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) associado a histórico de contato próximo de caso2 suspeito para o coronavírus (2019-nCoV), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;

Situação 3: Febre1 ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) associado a contato próximo de caso2 confirmado de coronavírus (2019-nCoV) em laboratório, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

O que é considerado caso descartado ou excluído de infecção humana pelo 2019-nCoV?
Caso que não se enquadre na definição de suspeito, conforme acima, e/ou apresente resultado laboratorial negativo para 2019-nCoV ou quando houver confirmação laboratorial para outro agente etiológico.

1- Febre pode não estar presente em alguns casos como, por exemplo, em pacientes jovens, idosos, imunossuprimidos ou que em algumas situações possam ter utilizado medicamento antitérmico. Nestas situações, a avaliação clínica deve ser levada em consideração e a decisão deve ser registrada na ficha de notificação.
2- Contato próximo é definido como: estar a aproximadamente dois metros de um paciente com suspeita de caso por novo coronavírus, dentro da mesma sala ou área de atendimento, por um período prolongado. O contato próximo pode incluir: cuidar, morar, visitar ou compartilhar uma área ou sala de espera de assistência médica ou, ainda, nos casos de contato direto com fluidos corporais, enquanto não estiver usando o EPI recomendado.