Mãe Curitibana

mae curitibana

Pré-Natal, Parto e Puerpério

O Programa Mãe Curitibana, implantado em março de 1999, tem como propósito a melhoria da qualidade do pré-natal, a garantia do acesso ao parto, com a complexidade e qualidade necessários, a consulta puerperal precoce, com vistas à detecção e manejo das possíveis complicações, bem como o reforço do estímulo ao aleitamento materno.

O objetivo do Programa Mãe Curitibana  é humanizar o atendimento, aumentar a segurança e melhorar a qualidade do atendimento às gestantes e crianças de Curitiba.

A soma de esforços institucionais, minimiza riscos e sofrimentos às mães e seus bebês. Como marco inicial do processo, as Unidades de Saúde da SMS acolhem as gestantes, programando o acompanhamento da gravidez e vinculando-as às maternidades de referência para o parto de acordo com o grau de risco. As gestantes e os pais do bebê são convidados a participar de oficinas de preparação ao parto, aleitamento materno, cuidados com o bebê e visitam previamente a maternidade.

O Programa Mãe Curitibana implica na ordenação racional dos fluxos de referência e contra-referência entre serviços existentes no município e na qualificação técnica dos profissionais envolvidos. A abordagem é global, incluindo todas as etapas desde o pré-natal e o parto até a assistência ao recém-nascido, puerpério e planejamento familiar.

A organização e os investimentos previstos resultam em melhoria do acesso e da qualidade, dando a todas as gestantes de Curitiba oportunidade de acompanhamento pré-natal, identificação dos casos de risco, assistência a possíveis complicações e  atendimento especializados, quando necessário, durante a gravidez e no parto.

O Agente Comunitário em Saúde (ACS) incorpora-se a esta proposta, monitorando as gestantes de sua área de responsabilidade e prestando as orientações pertinentes.

As maternidades de Curitiba são parceiras imprescindíveis, realizando os partos com a presença do médico obstetra ou do enfermeiro e do pediatra. Com o objetivo de agilizar o atendimento realizam agendamento de consulta na Unidade de Saúde "on line" através do Sistema Integração, facilitando a captação precoce da puérpera e do recém nascido pela equipe de saúde.

Para assegurar assistência ao neonato de risco, a SMS incentivou os serviços hospitalares a ampliar o número de leitos de UTI neonatal e criar leitos para recém-nascidos de médio risco.

As maternidades parceiras do programa recebem kits, contendo insumos utilizados durante procedimentos do parto normal e da cesárea.

O Programa Mãe Curitibana volta-se ainda, às usuárias que apresentam elevado risco de complicações e até mesmo probabilidade de óbito durante a gravidez ou parto. Às mulheres com risco reprodutivo são ofertados em todas as Unidades de Saúde, aconselhamento, orientação e métodos de anticoncepção, indicados após avaliação individual, conforme os procedimentos incluídos no segundo volume, referente ao Planejamento Familiar e Risco Reprodutivo.

Unidades de Saúde que realizam o Pré-natal

 

Faça o download dos seguintes arquivos:

 

maeprotocoloProtocolo do Programa Mãe Curitibana Pré-Natal, Parto, Puerpério e Atenção ao Recém-Nascido

 

 

pFamiProtocolo de Emergências e Urgências em Obstetrícia nas Maternidades Vinculadas ao Programa Mãe Curitibana

 

 

  

Pla. FamiProtocolo de Planejamento Familiar do Programa Mãe Curitibana

 

Para acessar o site do Mâe Curitibana Clique aqui