Saúde na Escola

PSE foi instituído pelos Ministérios da Saúde e da Educação em 2007 por Decreto Presidencial com a finalidade de contribuir para a formação integral de estudantes da rede pública de educação básica, por meio da prevenção, promoção e atenção a saúde.

Várias ações foram realizadas entre a Saúde e Educação a princípio com escolas estaduais durante todos esses anos de programa. A novidade deste ano é que incluímos no programa escolas municipais além das estaduais. As unidades escolares foram definidas em conjunto com Educação Estadual, Municipal e a Saúde do Município que é a responsável em atuar junto ao ambiente escolar com ações de prevenção e promoção á saúde dos estudantes da rede pública de nossa cidade.

Cada Unidade Escolar escolhida para receber o PSE neste ano, está vinculada a uma Unidade de Saúde Estratégia de Saúde da Família de referência. As equipes de cada unidade em conjunto  com a Direção estabelecerão as ações que acontecerão nos diferentes componentes estabelecidos em portaria interministerial.

Para este  ano o PSE no Município de Curitiba, assumimos  um  Compromisso entre os três setores: Saúde e Educação do Município e Educação do Estado, onde  28 Unidades Escolares destas nove são municipais (uma por regional) e 19 Unidades do Estado receberão o programa que será desenvolvido entre as Unidades de Saúde Estratégia de Saúde da Família e as Unidades Escolares.

Outra novidade deste ano é que os Ministérios instituíram a semana que marcará o início das atividades do PSE a qual deverá acontecer todos os anos com temas escolhidos pelos Ministérios da Saúde e Educação.

Neste ano será a “SEMANA SAÚDE NA ESCOLA” de 05 à 09 de Março 2012, com um tema de mobilização Nacional: “PREVENÇÃO DA OBESIDADE”

As Ações foram pactuadas em conjunto com a Educação do Estado e do Município, dividimos as tarefas, da seguinte forma:

Educação Estado e Município respectivamente: Deverá responsabilizar-se pela avaliação antropométrica que deverá ser feita a partir do 6º ano do ensino fundamental.
Saúde: Pela organização das visitas dos pais dos alunos à Unidade de Saúde.
Educação e Saúde: Planejarão e executarão em conjunto as ações de Promoção de saúde com as temáticas Alimentação Saudável e Prevenção ao uso de álcool.