Saúde do Trabalhador

logo CEREST 

   Os Centros de Referências Especializados em Saúde do Trabalhador (CEREST) tem a finalidade de ampliar a Rede Nacional de Atenção à Saúde dos Trabalhadores (RENAST), integrando os serviços do Sistema Único de Saúde(SUS), tendo como objetivo atuar, prevenindo, controlando e enfrentando, de forma estratégica, integrada e eficiente, os problemas de saúde coletiva como as mortes, acidentes e doenças relacionados com o trabalho.
    A inclusão da Atenção à Saúde do Trabalhador (ST) como atribuição do SUS, foi estabelecida na Constituição Federal de 1988 (art. 200) e resultou das discussões consolidadas na 1ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, realizada em 1986, que determinou a execução de “ações de saúde do trabalhador”, bem como a colaboração “na proteção do meio ambiente nele compreendido o do trabalho”.
    O CEREST Municipal de Curitiba foi habilitado a partir da portaria Federal nº 121 de 18 de março de 2009.
    Avaliar o andamento das ações em Saúde do Trabalhador tem singularidades e especificidades que devem ser observadas. É necessário relacionar o Processo Saúde–Doença com o processo de Saúde e Trabalho e isso requer um olhar próprio, que se passe a considerar o trabalho como fator determinante da condição de saúde, estabelecendo o nexo causal dos agravos, e permitindo a intervenção na geração dos mesmos.


 
 
CEREST MUNICIPAL DE CURITIBA
Rua Francisco Torres, 830, Ed. Laucas, 2º andar - Centro
Fone: 3350-9380