Notícias

  • saude jáCom mais de 2 milhões de usuários, app Saúde Já tem espaço garantido no smartphone do curitibano

    Ter os exames médicos armazenados no celular junto de todas as outras informações de saúde, tais como vacinas pendentes, agendamentos, atestado médico para apresentar na empresa, exames laboratoriais, além da prescrição para obter medicamentos, é uma realidade em Curitiba.

    Até pouco tempo atrás, isso era apenas uma ideia, mas no dia 12 de abril de 2017, a Prefeitura de Curitiba tornou tudo isso possível ao lançar o aplicativo para smartphones Saúde Já Curitiba.

    De lá para cá, o serviço conquistou 2,3 milhões de usuários e se converteu na principal ferramenta de comunicação entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.

    Além dos smartphones, tanto pela plataforma Android como IOS, o Saúde Já pode ser acessado pela versão web no computador.

    “A tecnologia tem sido nossa grande aliada para facilitar o acesso da população ao atendimento de saúde. Curitiba é o exemplo de que o SUS pode dar certo e por isso nós vamos continuar investindo em novas funcionalidades do aplicativo Saúde Já Curitiba e melhorar ainda mais o atendimento”, disse a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.

    Leia mais...
  • especialidades em açãoPrefeito lança programa para ampliar oferta de consultas e exames no SUS de Curitiba

    Nos 100 primeiros dias de gestão, completados nesta quinta-feira (10/4), o prefeito Eduardo Pimentel cumpre mais um compromisso assumido durante a campanha eleitoral com o lançamento do programa Especialidades em Ação, que vai ampliar o acesso a consultas e exames especializados pelo SUS Curitibano. O lançamento do programa aconteceu no Centro de Eventos Imap Barigui e reuniu representantes de hospitais e clínicas contratadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para a realização de procedimentos especializados.

    “O programa lançado hoje começa a valer no dia 15 de abril e vai acelerar a oferta de consultas e exames especializados em nossos serviços e nos hospitais e clínicas contratados para diminuir o tempo de espera. Lembrando que as pessoas que estão em situação de urgência e emergência são atendidas em sete a dez dias”, explicou Eduardo Pimentel.

    O prefeito lembrou que a área de especialidades foi tema das primeiras reuniões de secretariado, em janeiro, e que está feliz por poder entregar a ampliação de oferta desse atendimento nos primeiros 100 dias de gestão.

    “Estamos tendo cada vez mais usuários do sistema público de saúde de Curitiba, porque quem usa o SUS Curitibano elogia. Sabe que às vezes tem que enfrentar tempo de espera, mas é bem atendido e recebe um serviço resolutivo e de qualidade”, completou Eduardo Pimentel.

    Leia mais...
  • CMS PlanoPlano Municipal de Saúde 2026-2029 é aprovado por unanimidade pelo CMS

    O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Curitiba aprovou, nesta quarta-feira (9/4), por unanimidade, o Plano Municipal de Saúde para a gestão 2026-2029. A reunião do pleno do CMS contou a presença de 35 entidades conselheiras, o que representa 97% de participação.

    O documento colocado em votação foi previamente discutido pelos conselhos distritais e a realização de uma Plenária para acolher propostas enviadas pelas entidades conselheiras.

    A base do novo Plano Municipal de Saúde de Curitiba são as propostas aprovadas na 15ª Conferência Municipal de Saúde, realizada em 2023, o Plano de Governo da atual gestão e o cenário demográfico, epidemiológico e sanitário do município.

    Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Santana, representante do segmento de usuários, “Curitiba tem o melhor Plano Municipal de Saúde do país, amplamente debatido e aprovado com a participação do controle social”.

    Leia mais...
  • vacina gripe e covidSaúde de Curitiba aplicou 41,5 mil doses na 1ª semana de vacinação contra gripe

    A procura pela vacina contra a gripe de 2025 está em um bom ritmo em Curitiba. Na primeira semana de imunização, iniciada em 1º de abril, já foram aplicadas 41,5 mil doses no público prioritário (5% de cobertura, considerado uma boa procura), definido pelo Ministério da Saúde.

    A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é trivalente e protege contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2.

    “O ideal é que as pessoas que têm direito à imunização contra a gripe pelo SUS busquem sua dose já nas primeiras semanas, antes da queda de temperatura, período em que há mais risco de quadros respiratórios agudos”, alerta a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.

    “A vacina é a melhor proteção, principalmente para os mais vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades”, reforça a secretária.

    Quem pode se vacinar
    Fazem parte do público prioritário para receber a vacina contra a gripe de rotina, segundo o definido pelo Ministério da Saúde, pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes.

    Além do grupo de rotina, a vacinação está disponível também para o chamado grupo especial, elencado pelo Ministério da Saúde: puérperas (mães que tiveram filho há até 45 dias); trabalhadores da saúde; professores; pessoas com doenças crônicas e outras condições especiais; povos indígenas; quilombolas; forças armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com deficiência permanente; pessoas em situação de rua; trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário; caminhoneiros; portuários e trabalhadores dos Correios.

    A vacina contra a gripe está disponível em 109 Unidades de Saúde da capital paranaense. Os endereços e horário de funcionamento podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.

    Leia mais...