Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN
O SISVAN é definido como um sistema de coleta, processamento e análise contínuos de dados de uma população, possibilitando um diagnóstico atualizado da situação nutricional, suas tendências temporais e, também, dos fatores de sua determinação. Contribui para que se conheçam a natureza e a magnitude dos problemas de nutrição, caracterizando grupos sociais de risco e dando subsídios para a formulação de políticas, estabelecimento de programas e intervenções.
O SISVAN foi implantado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba em 1991 e funciona nas Unidades Municipais de Saúde, Maternidades de Curitiba, Escolas da Rede Pública de Ensino e Centros Municipais de Educação Infantil.
População alvo: recém-nascidos de Curitiba; crianças, adolescentes, gestantes, adultos e idosos usuários das Unidades de Saúde de Curitiba; escolares da Rede Pública de Ensino e crianças freqüentadoras dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).
Operacionalização: Nas Unidades de Saúde de Curitiba, todos os usuários têm seus dados antropométricos (peso e altura) aferidos pela equipe de enfermagem e registrados no prontuário eletrônico, através do qual se tem acesso aos dados para análise. As informações de peso ao nascimento das crianças de Curitiba são obtidas por meio da Declaração de Nascidos Vivos. Nas Escolas da Rede Pública de Ensino, o peso e a altura são coletados anualmente pelos professores de Educação Física, digitados nas Escolas e repassados à coordenação do SISVAN. As informações sobre o estado nutricional das crianças dos CMEI são conseguidas através do prontuário eletrônico da SMS, a partir de uma listagem com o nome e data de nascimento das crianças matriculadas.
Além da coleta sistemática dos dados acima mencionados, também são realizadas pesquisas periódicas como as Chamadas Nutricionais, que ocorrem a cada 4 anos e é quando são pesquisados dados antropométricos e de aleitamento materno de crianças menores de 5 anos durante as Campanhas de Vacinação contra a Poliomielite, com o objetivo de se obter um perfil nutricional de uma amostra representativa da população de Curitiba.Todos os dados obtidos são processados, analisados e as informações obtidas são disseminados aos gestores e a população em geral.
O monitoramento da situação nutricional tem orientado a Prefeitura Municipal de Curitiba na definição de programas de intervenção, além de permitir a avaliação do impacto dos programas e ações já adotados.
Acesse o link:
Série história do perfil nutricional de Curitiba.
Clique na imagem para visualizar o documento