Notícias

  • boletim-semanal-2809Curitiba completa 9 dias sem pacientes internados em UTI SUS por covid-19

    Nesta quarta-feira (28/9), Curitiba completou nove dias sem pacientes internados em UTIs SUS por causa de covid-19, conforme os registros de censo hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A capital paranaense tem apenas um paciente internado em leito de enfermaria para casos suspeitos ou confirmados de covid-19.

    A SMS ressalta, porém, que os dados de internamentos são dinâmicos, assim como as altas, com alterações dos dados ao longo do dia.

    “É uma excelente notícia essa: mais um passo para o fim desta pandemia”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

    “Quanto menos pessoas internadas, menos chance de óbitos pela doença nos próximos dias. Ficamos otimistas com esses dados”, afirma a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

    Segundo ela, porém, é importante manter sempre o alerta, pois a covid-19 é uma doença traiçoeira, com diversas variantes do vírus. "Precisamos manter os esquemas vacinais em dia, além do uso de máscara e isolamento de pessoas com sintomas respiratórios”, orienta.

    Curitiba bate recorde com nove dias consecutivos sem mortes por covid-19

    Leia mais...
  • morcegoSaúde orienta população a evitar contato com morcegos

    Em alusão ao Dia Mundial contra a Raiva, comemorado todos os anos em 28 de setembro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça as orientações à população sobre como proceder ao encontrar morcegos, mortos ou vivos, no quintal ou dentro de casa. Como o animal pode estar contaminado com o vírus da raiva, a indicação sempre é evitar qualquer contato direto.

    “Não dá para saber só olhando se o morcego tem raiva ou não. E se o animal estiver infectado, só de tocá-lo a pessoa pode se contaminar, pois o vírus fica na saliva do morcego e ele costuma lamber o próprio corpo”, explica o biólogo da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) da SMS, Diogo da Cunha Ferraz.

    A maioria dos morcegos, porém, encontra-se saudável e tem papel biológico importante no controle de insetos e na disseminação de sementes, ressalta o biólogo. “Desta forma, não devem ser mortos”, enfatiza.

    Leia mais...
  • visita  tecnica ministerio da saude2 divulgaçãoCuritiba é a segunda melhor capital no cuidado primário à Saúde

    Curitiba é a segunda melhor capital do Brasil no cuidado da saúde da população na Atenção Primária, segundo o Ministério da Saúde. A capital paranaense tem também o segundo melhor desempenho nacional entre as 49 cidades com mais de 500 mil habitantes. Em primeiro lugar ficou Manaus (AM).

    Este é o resultado da avaliação de indicadores do primeiro quadrimestre deste ano (janeiro a abril) do programa ministerial Previne Brasil, que mensura a qualidade do serviço no cuidado primário em 5.549 municípios brasileiros.Leia mais...

  • prestação de contasSecretária da Saúde defende união por recursos para pagamento do novo piso da Enfermagem


    Em audiência pública feita nesta terça-feira (27/9) na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, e superintendentes e diretores do órgão prestaram contas aos vereadores, conforme o previsto na Lei Complementar Federal 141/2012.

    Além da apresentação do relatório referente ao segundo quadrimestre de 2022 (maio a agosto), a secretária lembrou a importância de todos os entes (munícipios, estados e União), deputados estaduais, federais e senadores lutarem para viabilizar os recursos a serem destinados ao novo piso salarial da Enfermagem e para a manutenção do Sistema Único de Saúde (SUS) no país. Os vereadores mostraram-se solidários à relevância do tema.Leia mais...

Orientações Técnicas para Chocolate

Chocolates são produtos elaborados basicamente a partir de cacau, manteiga de cacau, açúcar e leite em pó combinados entre si em porções adequadas para obtenção de cada tipo específico ( ao leite, meio amargo ou branco ).

  • Armazenamento e Conservação de Chocolates
    • A temperatura ideal para conservação é por volta de 20º C. Temperaturas superiores provocam a ocorrência do "fat bloom" e perda de brilho, enquanto que temperaturas inferiores podem causar o "sugar bloom" quando o produto e novamente levado à temperatura ambiente.
    • O chocolate é sensível à presença da luz e ar sofrendo alteração de sabor devido a oxidação de gorduras presentes. Para melhor conservação, deve-se manter o produto em embalagens opacas e fechadas.
    • Nunca deve ser colocado em contato direto com superfícies frias ou úmidas; por ser sensível à absorção de odores estranhos, o chocolate não deve ser armazenado junto a produtos que exalem cheiros fortes como carnes, peixes, queijos, etc.
  • Problemas do Chocolate

Defeito mais comum é o "bloom", o qual deprecia a aparência do produto, prejudicando somente o visual, não alterando características organolépticas do chocolate.

    • "Fat bloom": identificado pela presença de manchas acinzentadas na superfície dos chocolates, proporcionando um aspecto desagradável ao produto. Este defeito é causado pela migração de cristais de gordura formando uma fina camada acinzentada (lisa e gordurosa).
    • "Sugar bloom": é caracterizado também pelo aparecimento de manchas acinzentada, difere por ser uma camada rugosa iregular e não gordurosa.
    • Problemas microbiológico: o chocolate por si só não apresenta problemas microbiológicos devido seu baixo teor de umidade. No caso de bombons recheados, a contaminação pode ser proveniente dos recheios, os quais possuem maior atividade de água. Normalmente , a presença de fungos somente é percebida quando a população de microorganismos já está bastante avançada causando inclusive odor desagradável.

Fonte: CEREAL CHOCOTEC - ITAL

Unidades de Saúde

Confira a lista de endereços dos equipamentos da SMS.

Saiba Mais

Orientação e Prevenção

Veja como ter uma vida saudável e manter hábitos de proteção da sua saúde.

saiba mais

Ouvidoria SUS Curitiba

Sugira, Critique, Elogie e tire suas duvidas. Conheça a Ouvidoria do SUS Curitiba.

Saiba Mais

 

Taxa de mortalidade infantil

 

taxaMortalidade1997-2018


Fonte: Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM); Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC)
Elaboração: SMS Curitiba - Centro de Epidemiologia/CEV
Nota: * dados preliminares

A Secretaria

  • Planejar e executar a política de saúde para o Município de Curitiba
  • Responsabilizar-se pela gestão e regulação dos serviços próprios e conveniados
  • Monitorar doenças e agravos
  • Realizar a vigilância sanitária sobre produtos e serviços de interesse da saúde
  • Visar uma população mais saudável