Orientações Técnicas para Chocolate

Chocolates são produtos elaborados basicamente a partir de cacau, manteiga de cacau, açúcar e leite em pó combinados entre si em porções adequadas para obtenção de cada tipo específico ( ao leite, meio amargo ou branco ).

• Armazenamento e Conservação de Chocolates
    • A temperatura ideal para conservação é por volta de 20º C. Temperaturas superiores provocam a ocorrência do "fat bloom" e perda de brilho, enquanto que temperaturas inferiores podem causar o "sugar bloom" quando o produto e novamente levado à temperatura ambiente.
    • O chocolate é sensível à presença da luz e ar sofrendo alteração de sabor devido a oxidação de gorduras presentes. Para melhor conservação, deve-se manter o produto em embalagens opacas e fechadas.
    • Nunca deve ser colocado em contato direto com superfícies frias ou úmidas; por ser sensível à absorção de odores estranhos, o chocolate não deve ser armazenado junto a produtos que exalem cheiros fortes como carnes, peixes, queijos, etc.
  • Problemas do Chocolate

Defeito mais comum é o "bloom", o qual deprecia a aparência do produto, prejudicando somente o visual, não alterando características organolépticas do chocolate.

• "Fat bloom": identificado pela presença de manchas acinzentadas na superfície dos chocolates, proporcionando um aspecto desagradável ao produto. Este defeito é causado pela migração de cristais de gordura formando uma fina camada acinzentada (lisa e gordurosa).
    • "Sugar bloom": é caracterizado também pelo aparecimento de manchas acinzentada, difere por ser uma camada rugosa iregular e não gordurosa.
    • Problemas microbiológico: o chocolate por si só não apresenta problemas microbiológicos devido seu baixo teor de umidade. No caso de bombons recheados, a contaminação pode ser proveniente dos recheios, os quais possuem maior atividade de água. Normalmente , a presença de fungos somente é percebida quando a população de microorganismos já está bastante avançada causando inclusive odor desagradável.

Fonte: CEREAL CHOCOTEC - ITAL

Unidades de Saúde

Confira a lista de endereços dos equipamentos da SMS.

Orientação e Prevenção

Veja como ter uma vida saudável e manter hábitos de proteção da sua saúde.

saiba mais

Ouvidoria SUS Curitiba

Sugira, Critique, Elogie e tire suas duvidas. Conheça a Ouvidoria do SUS Curitiba.

Taxa de mortalidade infantil

taxaMortalidade1997-2018

Fonte: Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM); Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC)
Elaboração: SMS Curitiba - Centro de Epidemiologia/CEV