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  • Gestão 2024-2027Novos conselheiros de saúde tomam posse para a gestão 2024-2027 em Curitiba

    Tomaram posse nesta quarta-feira (6/12) os novos conselheiros que irão atuar na gestão 2024-2027 do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba. Eleitos durante a 15ª Conferência de Saúde, realizada em março deste ano, são 36 membros titulares e 46 suplentes, que representam entidades dos segmentos usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba.

    A posse aconteceu na 398ª Reunião Extraordinária do CMS, quando foi eleita a nova mesa diretora, composta pelo presidente, Adilson Tremura, vice-presidente, Beatriz Battistella, 1º secretário João Carlos Santana e 2º secretário Woldir Wosiac Filho.

    A enfermeira Paloma Cristiane Rodrigues, de 30 anos, já integrava a gestão anterior e continua representando o Asilo São Vicente de Paula. Destacou a importância social do conselho em sua função “trabalho com idosos e vejo a importância de atender esse público e melhorar cada vez mais a saúde de Curitiba”, relatou Paloma.

    Luciano Zanetti, de 53 anos, representante do Sindicato dos Petroleiros no segmento de trabalhadores, inicia sua atuação nesta nova gestão. Demonstrando entusiasmo, ele manifestou interesse em participar de diversas comissões temáticas do Conselho Municipal de Saúde. Zanetti afirmou: "Queremos nos envolver ao máximo nas atividades do conselho para contribuir com a contínua construção do SUS."
    Os novos conselheiros vão poder participar de um curso de formação que terá seu primeiro módulo no dia 15 de dezembro (sexta-feira), que será realizado no Auditório do Mercado Municipal de Saúde entre 14h e 16h. Em 2024, mais dois módulos serão realizados pelo Conselho Municipal de Saúde.

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  • CEO Leo KrigerGreca homenageia Prof. Leo Kriger com nome do Centro de Especialidades Odontológicas, no centro de Curitiba

    Em homenagem ao dentista, professor e personalidade curitibana da odontologia, o prefeito Rafael Greca renomeou nesta quinta-feira (7/12) o Centro de Especialidades Odontológicas da Rua do Rosário como CEO Prof. Leo Kriger. Com a presença de familiares, amigos e representantes de universidades e entidades da odontologia, o evento que marcou a mudança de nome foi de grande emoção.

    “É com imensa alegria que recebemos o Rogério Kriger e a Dona Helena e sua família, que representam o nosso homenageado”, disse Greca ao receber os convidados.

    “O Dr. Leo Kriger é um exemplo de qualidade de serviço dentário. Foi um mestre da universidade e foi sempre tocado pelo sentimento social de restaurar o sorriso dos mais pobres”, disse o prefeito, relembrando inclusive de oportunidade em que o professor defendia junto ao então prefeito Jaime Lerner a necessidade de se instalar em Curitiba um serviço de odontologia social.

    “É por isso que é muito justo que o honrado nome dele fique eternizado neste centro de odontologia da cidade”, defendeu o prefeito.

    Odontologia Social
    A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, também dentista de profissão, relembrou a importância do trabalho desenvolvido pelo professor na consolidação de um sistema público de saúde que envolvesse a odontologia. Segundo ela, o Centro Odontológico da Rua do Rosário oferece atendimento com dentistas pelo sistema público antes mesmo do SUS estar consolidado, desde o final da década de 1980.

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  • Curitiba terá grupos de apoio a pais e cuidadores de autistas em todos os distritos sanitáriosCuritiba terá grupos de apoio a pais e cuidadores de autistas em todos os distritos sanitários

    O município de Curitiba já conta com profissionais de saúde capacitados para orientar pais e cuidadores de crianças autistas nos 10 Distritos Sanitários, o que vai possibilitar a instalação de grupos de apoio em todas as regiões.

    “Já temos esses grupos de apoio a pais e cuidadores em cinco distritos sanitários. A partir de fevereiro, vamos expandir”, disse a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Cristiane Rasera.

    Os grupos atuais foram formados pelas equipes das unidades de saúde. “Agora, mais do que ampliar o programa, vamos levar este olhar para dentro das nossas unidades”, reforçou Cristiane.

    Hoje, 72 servidores da Atenção Primária à Saúde (APS) estão capacitados. Nessa quarta-feira (6/12), no auditório do Mercado Municipal de Curitiba, muitos deles participaram de um encontro para atualizar conhecimentos e planos.

    Os profissionais estão no Programa de Treinamento de Habilidades para Pais e Cuidadores de Crianças com Atraso do Desenvolvimento e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), da Organização Mundial de Saúde (OMS).

    “Nós começamos timidamente com o ambulatório Encantar, mas a estratégia evoluiu e virou referência”, lembrou a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, que abriu o encontro. “Trabalhamos para fazer o que é preciso. É a nossa responsabilidade”.

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  • Seminário marca os 30 anos do sistema de auditoria do SUS de CuritibaSeminário marca os 30 anos do sistema de auditoria do SUS de Curitiba

    A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba reuniu nesta terça-feira (5/12) cerca de 150 pessoas no seminário que marca os 30 anos do Sistema de Auditoria do SUS da capital paranaense. Responsável pelas autorizações de internações hospitalares (AIH) e autorizações de procedimentos de alto custo e complexidade (Apac), o setor ganhou maturidade com o passar dos anos e foi colocado à prova durante a pandemia de covid-19.

    “Durante a pandemia, nosso sistema se mostrou maduro. Foi naquele período que conseguimos ter o censo diário dos leitos disponíveis em nossa cidade, que estão sob a gestão do setor de auditoria, e isso só foi possível porque foi construído e aperfeiçoado por 30 anos”, destacou a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

    Segundo a secretária, o recurso informatizado do sistema de auditoria não são apenas números, mas sim pessoas que estão sendo atendidas no SUS Curitibano.

    “É um sistema que hoje proporciona que a gente consiga acomodar as pessoas que nos procuram no melhor ponto de atenção para sua necessidade”, explicou, ressaltando que em tempos de Saúde 4.1, o importante é a qualidade e a humanização oferecidos à população de Curitiba.

    A diretora do Centro de Controle, Avaliação e Auditoria da SMS, Jane Sescatto, coordenou as atividades do seminário com sua equipe e os profissionais convidados, entre gestores de serviços contratualizados de Curitiba e também representantes do Ministério da Saúde. Os quatro painéis de debates do evento puderam mostrar os desafios enfrentados desde o início do sistema de auditoria e o que a SMS projeta para o futuro.

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Orientações Técnicas para Restaurantes, Cozinhas e Lanchonetes

  • Estrutura Física
    • Projeto Arquitetônico / Croqui aprovado pela Vigilância Sanitária;
    • Acesso independente, sem comunicação direta com domicílio;
    • Pia / Lavatório para Higienização das mãos com toalha de papel descartável e sabão líquido;
    • Tanque ou Pia para lavagem dos utensílios e equipamentos de material liso, lavável e impermeável, em número suficiente à atividade com água quente e fria;
    • Piso contínuo, lavável, impermeável, resistente, anti-derrapante, com declividade e ralos para o escoamento das águas de limpeza que jamais devem ser escoadas na rua;
    • Paredes lisas, revestidas até a altura mínima de 2 m. (dois metros) com material resistente, lavável, impermeável e em cores claras;
    • Teto ou Forro contínuo, em bom estado de conservação, revestido com material e pintura resistente à limpeza e em cores claras;
    • Portas revestidas de material lavável, íntegras a externa com telas, com fechamento automático (mola) na área de produção e sanitários;
    • Janelas com vidros íntegros, fácil acionamento, de maneira que raios solares não incidam sobre os alimentos , com fechamento das aberturas por telas;
    • Depósito ventilado com aberturas teladas;
    • Instalações elétricas isoladas e protegidas de forma a não ocasionar choques e/ou curto-circuito;
    • Luminárias com proteção e iluminação sem áreas de sombras;
    • Ventilação com fluxo de ar direcionado da área limpa para a área suja;
    • Caixas de gordura e esgoto localizadas fora da área de produção;
    • Layout atendendo um fluxo que evite a contaminação cruzada de alimentos;
    • Vestiários: separados por sexo, com armários para guarda de objetos pessoais
    • Instalações Sanitárias, sem comunicação direta com áreas de produção, separadas por sexo dotadas de vaso sanitário, lavatório, porta toalhas de papel, sabão líquido e lixeira provida de tampa.
  • Equipamentos e Utensílios
    • Equipamentos de refrigeração em boas condições de funcionamento e com capacidade suficiente para o volume de alimentos a serem acondicionados;
    • Fogões e demais equipamentos em boas condições de funcionamento e uso, evitando assim acidentes;
    • Armários, estantes e balcões para manipulação de alimentos, revestidos de material liso, lavável e impermeável;
    • Estrados de material que facilite limpeza, altura mínima de 20 cm e afastados das paredes no mínimo 20 cm;
    • Sistema de exaustão para fogões e fornos, evitando o aquecimento em demasia do ambiente;
    • Coletores de lixo com tampa acionada por pedal e providos de sacos plásticos;
    • Utensílios e recipientes, para a guarda de alimentos ,de fácil limpeza e com tampa;
    • Estrados, tábuas de corte, macetes de carnes e bandejas, de material liso, lavável e impermeável;
    • Manutenção e limpeza diária dos equipamentos e utensílios.
  • Manipuladores
    • Todos os funcionários devem estar em perfeitas condições de saúde;
    • Apresentar-se com uniforme de trabalho completo, (de tonalidade clara, gorro, avental e botas);
    • Devem estar com as mãos limpas, unhas cortadas, sem esmalte, sem o uso de adornos nas mãos e braços.
    • Realizar exames de saúde periódicos.
  • Alimentos
    • Obedecer orientações do fabricante quanto a temperatura de conservação dos produtos alimentícios armazenados;
    • Adquirir produtos de origem animal inspecionados pelo órgão competente (SIF,MA, SIP ou SIM);
    • O armazenamento deve obedecer as regras do PEPS (primeiro que entra é o primeiro que sai) ou PVPS ( primeiro que vence é o primeiro que sai);
    • Manter os recipientes de alimentos identificados , com nome do produto e data de vencimento;
    • Conservar alimentos preparados em separado dos in natura;
    • Coletar amostras de 200g dos alimentos preparados guardando-as por 72 horas sob refrigeração ou congelamento (restaurantes);
    • Todo alimento deve ser manipulado em local limpo e organizado, objetos em desuso e estranhos ao local não devem permanecer na área de manipulação.
  • Documentação

Unidades de Saúde

Confira a lista de endereços dos equipamentos da SMS.

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Orientação e Prevenção

Veja como ter uma vida saudável e manter hábitos de proteção da sua saúde.

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Taxa de mortalidade infantil

 

taxaMortalidade1997-2018


Fonte: Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM); Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC)
Elaboração: SMS Curitiba - Centro de Epidemiologia/CEV
Nota: * dados preliminares

A Secretaria

  • Planejar e executar a política de saúde para o Município de Curitiba
  • Responsabilizar-se pela gestão e regulação dos serviços próprios e conveniados
  • Monitorar doenças e agravos
  • Realizar a vigilância sanitária sobre produtos e serviços de interesse da saúde
  • Visar uma população mais saudável