Notícias

  • hospital do idosoPrefeito enaltece trabalho feito pelas equipes do Hospital do Idoso e do Saúde em Casa em Curitiba

    O prefeito Eduardo Pimentel participou, nesta quinta-feira (3/4), da festa de aniversário do Hospital do Idoso Zilda Arns (Hiza), criado em 2012 no dia do aniversário de Curitiba, 29 de março. O evento faz parte da programação dos 332 anos da cidade e também celebra a criação do Programa Saúde em Casa e da Fundação Estatal de Atenção à Saúde, responsável pela gestão de 29 unidades do SUS Curitibano, entre eles, o Hiza e o Saúde em Casa.

    Eduardo Pimentel destacou a relevância desses serviços para a população de Curitiba e sua contribuição estratégica, principalmente durante a pandemia de covid-19 (março de 2020 a abril de 2022), com a criação de leitos e ampliação da capacidade de atendimentos no SUS de Curitiba.

    Em 13 anos de história, o Hospital do Idoso realizou 60 mil internamentos e o Saúde em Casa fez 97 mil atendimentos.

    "Em nome dos curitibanos, obrigado ao Hospital do Idoso, obrigado à Feas. Vocês merecem o reconhecimento da Prefeitura, da população, do estado e do país pelo trabalho de qualidade profissional que entregam para as pessoas que por aqui passam. Que Deus abençoe a todos vocês", declarou o prefeito Eduardo Pimentel. “Vida longa ao Hospital do Idoso, para que continue a fazer o bem para nossa gente. Parabéns à nossa Curitiba e ‘bora’ trabalhar que nós temos muito a fazer em nossa cidade”, finalizou.

    Leia mais...
  • Encantar LeonardoSaúde de Curitiba oferece atendimento a crianças autistas e apoio aos pais e cuidadores

    O adolescente Leonardo Azevedo de Lima, de 14 anos, era todo sorriso e entusiasmo com as novas instalações do Ambulatório Encantar. Nesta terça-feira (1/4), Leo foi conhecer a nova sede, inaugurada pelo Prefeito Eduardo Pimentel na sexta-feira (28/3), e visitar os amigos que fez durante o tempo em que frequentou a unidade.

    Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista desde 2015, quando tinha 5 anos, Leonardo foi atendido desde então pela equipe multidisciplinar do Encantar e teve alta das terapias há um mês. Acompanhado da mãe, a assistente social Glaucye Azevedo de Lima, Leonardo foi recebido pelo psicólogo Fidélis Líbero Grando Filho, que se tornou um grande amigo, e fez questão de fazer um tour pelos cinco andares da nova sede.

    “Eu acho que esse apoio que o Encantar dá pra gente, tanto para os pais como para as crianças, é sensacional. Eu devo a qualidade de vida dos meus filhos e da minha família ao Encantar”, elogiou Glaucye com os olhos marejados de emoção ao ver a alegria do filho visitando a nova sede.

    “O Leonardo adora o Encantar. Ele chegou aqui na sede nova e os olhinhos dele brilhavam. Meu filho era uma conchinha e desabrochou aqui”, declarou. Além de Leonardo, a irmã, Fernanda, de 19 anos, também é autista e foi diagnosticada na mesma época do menino. Os dois frequentaram as terapias oferecidas e convivem com a condição com certa tranquilidade, após anos de aprendizado conjunto no Encantar.

    Segundo Glaucye, a alta das terapias é uma conquista. Significa que a família tem condições de lidar com os desafios e características do TEA e, sempre que necessário, podem recorrer aos profissionais do SUS Curitibano.

    “Só quem vive e convive com as batalhas do cotidiano sabe do desafio que é a possibilidade de ter uma alta. Tem gente que passa a vida inteira sem alcançar essa conquista”, revelou a mãe de Leonardo.

    Leia mais...
  • IMG 20250402 091116121 HDRSecretária da Saúde lança Programa Operação Sala Vermelha para profissionais de Urgência e Emergência da SMS/Feas

    A Secretária Municipal da Saúde, Tatiane Filipak, lançou, nesta quarta-feira (2/4), o programa Operação Sala Vermelha, que tem o objetivo de definir as diretrizes essenciais para o atendimento pré-hospitalar móvel e fixo em Curitiba e capacitar os profissionais de urgência e emergência da SMS e Feas.

    O evento de lançamento aconteceu no Centro de Regulação de Urgência Matheos Chomatas, sede do Samu, Departamento de Urgência e Emergência (DUE) e Centrais de Regulação, e reuniu as chefias dos serviços de Urgência e Emergência da SMS e Feas.

    “Esse é um projeto que foi pensado nos mínimos detalhes. Eu vivo a urgência e emergência há mais de 20 anos e sei dos desafios impostos, pois quatro ou cinco minutos é o tempo que eu tenho para agir na urgência e emergência e os resultados dessa ação impactam positiva ou negativamente na vida das pessoas”, disse Tatiane Filipak.

    Realizado no Departamento de Urgência e Emergência e desenvolvido pelo Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano (Cecadeh), o programa Sala Vermelha tem como objetivo principal fortalecer a formação e qualificação dos profissionais que atuam na linha de frente, garantindo um atendimento mais eficiente e humanizado.

    Fundamentado na Portaria 2.048/2002, que estabelece diretrizes para a educação continuada nos serviços de urgência, o programa incentiva a busca constante pelo conhecimento, promovendo capacitação, habilitação e aprimoramento das competências dos profissionais da área. Os servidores participarão das aulas teóricas durante seu período de plantão e terão aulas práticas em horários alternativos.

    Leia mais...
  • vacina gripePrefeitura de Curitiba inicia vacinação contra a gripe nesta terça

    A Secretaria Municipal da Saúde inicia nesta terça-feira (1/4) a Estratégia de Vacinação contra a Gripe 2025. A partir desta data, o imunizante atualizado estará disponível para os públicos prioritários em 109 unidades de saúde da Prefeitura de Curitiba. Ao todo, o público é composto por 714 mil pessoas em Curitiba.

    Para saber mais sobre endereço e horários de funcionamento dos pontos de vacinação, acesse o site Imuniza Já Curitiba.

    Fazem parte do público prioritário para receber a vacina contra a gripe de rotina, segundo o definido pelo Ministério da Saúde: pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes.

    “Estamos convocando as pessoas que fazem parte deste grupo prioritário de rotina a comparecer às unidades de saúde e se vacinaram, pois estes são os mais vulneráveis à doença”, afirma a secretária municipal da saúde, Tatiane Filipak. “A gripe é a uma doença que pode levar a morte", alertou.

    Em 2024, foram registradas 50 mortes por gripe em Curitiba, o maior número nos últimos dez anos.

    Leia mais...

Saúde Já Curitiba

15022022 saude ja

- Acesse o Aplicativo Saúde Já Curitiba 

- Apresentação das funcionalides / Coronavírus Saúde já

Dúvidas frequentes

 Validação de Acesso Aplicativo Saúde Já Curitiba  - A partir de 16/2/2022

 A partir de fevereiro de 2022, o Aplicativo Saúde Já Curitiba fica ainda mais seguro a seus usuários com inclusão da Validação de Acesso e o cadastro de uma senha obrigatória.

A nova função será válida para todos os usuários e vai começar a ser ofertada pelos novos usuários a partir de 16 de fevereiro. Para quem já utiliza o Saúde Já, a função será disponibilizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) gradativamente, por faixas etárias.

A validação de acesso é uma proteção extra que amplia a privacidade em relação aos dados pessoais dos usuários e às informações fornecidas pela Secretaria como vacinas aplicadas e agendamentos de consultas especializadas.

Até então, o cadastro da senha de acesso era uma função opcional e segue válida até que o usuário receba a convocação para validar seus dados, quando, além da senha obrigatória, o usuário vai enviar uma foto de um documento pessoal (frente e verso) para assegurar a veracidade das informações.

A validação de acesso pode ser realizada para os novos cadastros tanto pelo app (disponível para smartphones com sistemas operacionais Android e iOS) ou pelo site e contempla as exigências da Lei Geral da Proteção de Dados, a LGPD (Lei 13.709/2018).

Passo a passo

A partir de 16/2, o cadastro de um novo usuário no aplicativo será da seguinte maneira:
- O primeiro acesso é feito com o CPF do usuário como login; a senha é a data de nascimento, no padrão DD/MM/AAAA;
- Ao efetuar o login, vai aparecer uma tela convidando para o cadastro da senha. Clique em “Validar Acesso”;
- A tela seguinte é para a Verificação de Conta. Insira fotos (frente e verso) de um documento pessoal, que podem ser tiradas pelo próprio aplicativo (pelo smartphone) ou carregadas dos arquivos (galeria) do celular ou computador;
- Os documentos pessoais válidos para o cadastro são RG (preferencialmente com CPF), CNH, certidão de nascimento (preferencialmente com CPF) e CPF. Quando for tirar a foto, retire o documento do plástico, deixe-o aberto, centralizado na imagem e com foco ajustado;
- Nessa etapa, crie a senha, com seis dígitos (letras e/ou números) e confirme-a;
- Informe um endereço de e-mail pessoal e válido para o registro dos dados. O sistema vai encaminhar uma mensagem com um link ao e-mail informado, para concluir a verificação do cadastro;
- Em sua caixa de e-mails (verifique na Caixa de Entrada e na Caixa de SPAM), abra a mensagem de confirmação enviada pelo Saúde Já Curitiba e clique no link, para validação;
- Os dados informados serão enviados para análise e o resultado será comunicado também pelo e-mail cadastrado;

Usuários já cadastrados

Para os usuários que já utilizam o Aplicativo Saúde Já Curitiba, a SMS a inclusão da validação de acesso com senha obrigatória será feita de forma escalonada, por faixas etárias, com um período de 15 em que esta atualização será opcional. Após esse período, a atualização será compulsória.
A partir de 1º/3, os usuários do aplicativo nascidos em 1992 serão convocados a validar seus dados quando acessarem o app, inclusive os que já tem uma senha cadastrada.
Usuários do app que foram vinculados como dependentes em outra conta também deverão fazer a validação, em seus próprios cadastros, no momento em que sua faixa etária for convocada. Após essa atualização, podem novamente ser vinculados como dependentes em outro login.
Para os logins em que a validação não for realizada a partir do momento em que for obrigatória, os serviços ofertados no Aplicativo Saúde Já ficarão indisponíveis.
Nesses casos, o cidadão deverá solicitar os serviços diretamente nas unidades de atendimento do SUS Curitibano.

Cronograma

16/2 (quarta-feira) – Início da validação de acesso no Aplicativo Saúde Já Curitiba para novos cadastros;
1º/3 – Convocação para validação de acesso no Aplicativo Saúde Já aos nascidos no ano de 1992, de forma opcional;
16/3 - Convocação para validação de acesso no Aplicativo Saúde Já aos nascidos no ano de 1992, de forma obrigatória;

Novos grupos serão convocados progressivamente e as novas datas serão atualizadas aqui a partir de março.