Conselho Municipal de Saúde de Curitiba realiza encontro sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

As práticas integrativas, que envolvem reiki, acupuntura, auriculoterapia, cromoterapia, avaliação de chakras, entre outras, serão tema de um grande encontro marcado para o dia 21 de novembro de 2016, no Parque Barigui, em Curitiba, das 8 às 17 horas. O 1º Encontro de Práticas Integrativas e Complementares do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba será um momento em que usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) serão sensibilizados sobre a importância destas práticas para auxiliar na promoção da saúde. O evento também alertará para a necessidade do trabalho intersetorial para o desenvolvimento dessas atividades e para a implantação das mesmas nos serviços de saúde do município.

Há dez anos entrou em vigor a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, mas até agora o SUS não as incluiu em suas atividades. Em Curitiba, a homeopatia – que ainda é considerada prática integrativa – e a acupuntura são desenvolvidas, além de alguns profissionais realizarem algumas iniciativas isoladamente. Com o evento, o CMS espera estimular ainda mais estas práticas, mostrando a importância que elas têm para a saúde. “Estudos já comprovam que estas práticas têm ampla atuação na saúde nos aspectos mais diversos, tanto físicos como emocionais. Mas infelizmente, a maior parte das práticas está disponível apenas no âmbito particular, e não no SUS”, comenta a primeira secretária do CMS e uma das organizadoras do evento, Lisandra Falcão.

O evento contará com atividades de atendimento de reiki, acupuntura, auriculoterapia, cromoterapia e avaliação de chakras, bem como oficinas práticas de meditação mindfulness, dança circular, meditação osho, tai chi chuan chen, tai chi chuan yang, yoga, terapia comunitária, automassagem, do-in e massagem biodinâmica. Todas as atividades serão coordenadas por voluntários. Também haverá exposição e oficinas de hortas e divulgação sobre as feiras e Armazéns da Família de Curitiba, organizados pela Secretaria Municipal de Abastecimento (SMAB), além de atividades organizadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMELJ).

INSCRIÇÕES

As inscrições para o Encontro serão feitas no dia do evento, no momento do credenciamento, a partir das 8 horas.

SAIBA MAIS

Acesse o site e veja mais sobre a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

A COBERTURA COMPLETA DO EVENTO SERÁ PUBLICADA AQUI E NO JORNAL DO CMS.