Usuários da unidade de saúde Higienópolis terão atendimento redirecionado

HigienópolisNa última quarta-feira (14/7), o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Saúde (CMS), Adilson Tremura, se reuniu com representantes da comunidade e conselheiros locais da Unidade Saúde Higienópolis, para formalizar o encerramento das atividades da unidade. Também participo da reunião o presidente do

“Esse é momento histórico para a saúde de Curitiba. Como usuário do SUS fica o meu agradecimento aos servidores desta unidade e a igreja do Higienópolis que cede o imóvel que alocava a unidade de saúde, que por mais de 10 anos prestou um grande serviço à comunidade”, agradeceu o presidente.

A unidade de saúde Higienópolis, já estava com o atendimento suspenso desde o início da pandemia, uma vez que, por questões estruturais, o imóvel em que está alocada não permite estabelecer fluxo de atendimento em “y”, que separa usuários com sintomas respiratórios dos demais.

O imóvel em que a unidade estava alocada, era emprestado ao município pela igreja Higienópolis e, passou por uma inspeção da estrutura feita Secretaria de Meio Ambiente, o parecer demonstrou algum comprometimento de estrutura e a impossibilidade de realização de reformas no local.

O parecer informou que o aparecimento de fissuras e trincas no imóvel está relacionado ao fato de parte do terreno ser atingido por área de preservação permanente. “A estrutura está sujeita a constantes movimentações de lençol freático causando assim o aparecimento de fissuras e trincas”, informou o laudo.

Acompanhamento

O Conselho acompanhou o processo de transição e se cerificou de que a mudança não acarretará em prejuízos à prestação de serviços para a população da região. Os usuários passarão a ser atendidos pelas unidades Atuba (a 3,6 km de distância), Bairro Alto (1,5 km de distância) e Tarumã (2,5 km de distância), todas no próprio Bairro Alto.

De acordo com a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, o objetivo da mudança é oferecer um melhor atendimento aos usuários. “Essa alteração vai permitir trazer maior conforto e segurança para todos”, diz.

Segundo o presidente, “O conselho compreendeu a importância dessa ação, como órgão fiscalizador acompanhamos os detalhes para garantir que os usuários e trabalhadores da unidade fossem realocados de forma adequada”, esclareceu Tremura.