Nova coordenadora da Comissão de Saúde Mental

LUCIANA KUSMANDurante a reunião da Comissão de Saúde Mental do Conselho Municipal de Saúde (CMS), foi apresentada a nova coordenadora da comissão, Luciana Kusman.

Luciana é enfermeira e supervisora da saúde no Distrito Sanitário do Tatuquara em Curitiba. Ela atua em toda rede de saúde do distrito, que no momento possui oito Unidades de Saúde (US), um Centro de Atenção Psicossocial de Curitiba (Caps), uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e uma Unidade de Estabilização de Psiquiatria (UEP).

Com mais de 20 anos de carreira, Luciana diz que se sente realizada "Amo muito meu trabalho como enfermeira e também como gestora”. Ela ressalta que o Tatuquara é uma área de crescimento em serviços da saúde, mas que ainda tem o que ampliar, “temos áreas já com toda estrutura, contudo, ainda temos locais de população vulnerável e de extrema pobreza" declara Luciana.

LUCIANA KUSMAN 5

Ela participa do Conselho Municipal de Saúde desde 2016, e agora assume a coordenação da comissão. A expectativa dela é de criar um espaço de ligação entre o CMS e a Comissão de Saúde Mental, “Saúde não se faz só com profissionais de saúde e sim com as políticas públicas e a participação do cidadão”, destaca a nova coordenadora.

Em 2022, ela e demais profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) foram premiados como campeã da categoria Paraná no 34ª Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Campo Grande (MS). O trabalho vencedor foi uma proposta de intensificação no tratamento da diabetes nas unidades de saúde para pessoas entre 40 e 50 anos que tiveram piora no controle glicêmico durante a pandemia.

Rodapé