Campanha de vacinação contra a gripe começa pelas crianças em Curitiba

Campanha de vacinação contra a gripe começa pelas crianças em Curitiba

Curitiba iniciou nesta segunda-feira (25/3) a campanha de vacinação contra a gripe de 2024 de forma escalonada. As crianças que têm de 6 meses a menos de 3 anos de idade foram priorizadas, assim como os trabalhadores de saúde da rede municipal. Os demais públicos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde, serão convocados para se imunizar à medida que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) receber novos lotes da vacina.

Logo pela manhã, a analista de marketing Kazue Takasaki Santos, de 30 anos, estava na Unidade de Saúde Mãe Curitibana com a filha Julia, de 2 anos. Na agenda do dia havia duas vacinas – tríplice viral e varicela. Ao saber do início da campanha da gripe, a mãe decidiu por aplicar todas as doses recomendadas.

“Eu sempre mantenho a carteira de vacinação em dia. Para evitar as doenças futuras, para que nada aconteça com ela e para a gente não se sentir culpada depois”, disse Kazue ao acompanhar a alegria da filha brincando na área de espera da unidade. “Tenho dó quando são várias vacinas, mas é melhor fazer tudo de uma vez e deixá-la protegida”, finalizou.

Saúde de Curitiba abre campanha da vacinação contra a gripe

Saúde de Curitiba abre campanha da vacinação contra a gripe

Curitiba abre nesta segunda-feira-feira (25/3) a campanha de vacinação contra a gripe de 2024. Estão convocados, neste primeiro momento, crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias e trabalhadores da saúde da rede municipal.

Para as crianças convocadas, a vacina estará disponível em 103 unidades de saúde. Confira os endereços e horário de funcionamento no site Imuniza Já Curitiba.

Os trabalhadores da Saúde da rede municipal receberão as vacinas diretamente nos locais de trabalho a partir desta segunda-feira.

A partir de quarta-feira (27/3), a convocação será ampliada para os trabalhadores da Saúde autônomos ou que atuem em hospitais e outros estabelecimentos. Eles receberão a dose no Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), na Rua Professor João Argemiro Loyola, 74, no Seminário. A vacinação para trabalhadores da Saúde, no Coren, será realizada das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Esses primeiros públicos convocados somam 78.728 pessoas, segundo projeção do Ministério da Saúde.

Secretários municipais da Saúde se mobilizam para combate à dengue no Paraná

Secretários municipais da Saúde se mobilizam para combate à dengue no Paraná

Os secretários municipais da Saúde dos 399 municípios do Estado, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite, realizada em Curitiba nesta quinta-feira (21/3), durante Encontro de Municípios do Paraná, decidiram solicitar apoio formal ao combate à dengue por meio de ofício enviado à Associação dos Município do Paraná (AMP).

A proposta de mobilização partiu da secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, que entende ser essencial a participação de toda sociedade no enfrentamento da dengue.

"Sem a participação de cada cidadão, não seremos capazes de eliminar os focos do Aedes egypti e evitar casos e mortes por dengue", disse a secretária, que prontamente teve a adesão dos demais secretários.

Curitiba registra 360 novos casos de dengue na última semana

O Painel da Dengue da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, atualizado nesta quarta-feira (20/3), mostra que a capital paranaense registrou 360 novos casos de dengue na última semana.

No total, Curitiba contabiliza 1.168 casos de dengue em 2024 (até o dia 15/3), sendo 845 importados (contaminação aconteceu fora do município) e 323 autóctones (transmissão local).

O distrito sanitário mais afetado é do Cajuru, com 242 casos, sendo 153 importados. Na sequência está o Tatuquara, com 170 casos, sendo 65 importados.

“Os números da dengue em Curitiba podem parecer pequenos se comparados a outras capitais, mas precisamos de especial atenção, pois estamos vivendo um momento climático propício para a proliferação do mosquito e espalhamento da doença”, alerta a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

“E poderemos ver uma progressão geométrica de casos, se não houver comprometimento de todos na luta contra o mosquito”, completou.

Saúde de Curitiba reúne núcleo gerencial e profissionais da SMS para planejamento de ações

Saúde de Curitiba reúne núcleo gerencial e profissionais da SMS para planejamento de ações

Cerca de 300 profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba se reuniram nesta terça-feira (19/3) para a Plenária Gerencial 2024. O objetivo foi discutir o planejamento de ações previstas para o ano e estimular o compartilhamento de experiências com as equipes da SMS, que envolve núcleo gerencial, atenção primária, atenção especializada, urgência e emergência e Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas).

O encontro contou com a participação do vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, que levou sua mensagem à equipe da Saúde, coordenada pela secretária municipal Beatriz Battistella.

“Eu quero dizer muito obrigado a todos vocês pelo trabalho que desenvolvem no dia a dia, no atendimento à população. Vejo o reconhecimento do curitibano ao trabalho de excelência realizado por essa equipe comprometida”, disse Eduardo Pimentel , elogiando a capacidade de mobilização de todos, “como já foi comprovado durante a pandemia da covid-19 e agora nos mutirões da dengue”, destacou.

Beatriz Battistella fez um balanço das ações e projetos desenvolvidos pela SMS em 2023 e destacou a importância do trabalho coletivo para alcançar resultados significativos em 2024 e que têm impacto na vida do curitibano.