Campanha alerta população de Curitiba para prevenir doença renal crônica
O rim, órgão do corpo humano localizado em ambos os lados da coluna vertebral, desenvolve papel imprescindível à vida. Entre as suas principais tarefas, está a filtragem do sangue em cujo processo remove os resíduos tóxicos da circulação que são resultantes do metabolismo corporal, como ureia, creatinina e ácido úrico.
O órgão é tão importante que ganhou um dia para chamar de seu, 13 de março, Dia Mundial do Rim. Para marcar a data, nesta quinta-feira (13/3), foi realizada uma feira com exames gratuitos na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, na praça de mesmo nome, no bairro Rebouças.
Circuito da saúde
A Pró-Renal, em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac preparou um circuito com diversas atividades, como aferição de pressão arterial, peso e altura, glicemia, exame de urina, microalbuminúria, atendimento médico e multiprofissional, além de educação lúdica e jogos. Também foi realizada triagem dos grupos de riscos, avaliação clínica com exames básicos ofertados gratuitamente e avaliação médica. O público foi atendido com a distribuição de senhas por ordem de chegada.
Alerta para a população
A autoridade Sanitária da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, Ester do Nascimento Ribas, destacou a importância de fazer esse alerta para a população.
“O cuidado precoce deve acontecer sempre, para evitar complicações. Uma pessoa com diabetes vai ter problemas renais se não se cuidar. Esse paciente, quando descobre, muitas vezes já tem um grande comprometimento da função renal e posteriormente visual e de outros órgãos e sistemas”, alertou.
A US Ouvidor Pardinho deu apoio à Pró-Renal nas eventuais emergências durante o atendimento.