Curitiba comemora dez anos de Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF)

Nelson Dias Pereira06

Neste mês de março, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba comemora dez anos do início da implantação dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) na Atenção Primária, que vieram para fazer a diferença na saúde dos curitibanos.

Com equipes multiprofissionais, compostas por: nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, farmacêutico, profissional de educação física, fonoaudiólogos e médicos que atuam como suporte clínico às equipes das 111 Unidades de Saúde, esses contribuem para cuidar da saúde da população na sua integralidade.

Um dos beneficiados é o auxiliar de limpeza Saturnino Jungles, 66 anos, usuário da Unidade de Saúde Augusta, na CIC. Ele conta com o acompanhamento com a nutricionista Karyne Santana Gomes há nove anos para sua neta, Evellin Mariano, 16 anos, que nasceu com paralisia cerebral.

“Esse apoio é indispensável. Na primeira consulta, minha neta era só pele e osso. Hoje, ela está ganhando peso e crescendo”, contou. “A Evellin não consegue mastigar, e aqui aprendemos como preparar os alimentos e o que devemos dar para ela ficar mais saudável. Sou muito grato por esse serviço”, complementou o avô.

O trabalho multidisciplinar do NASF possibilita realizar discussões de casos clínicos e o atendimentos compartilhado entre profissionais, como nos casos em que há necessidade de redução de peso, há a integração de atendimentos com nutricionista e profissional de educação física.

O diretor do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Juliano Gevaerd, explica que a implantação do NASF, em 2009, foi um marco para a atenção primária no SUS. “Marcou uma nova forma de olhar para a saúde, passamos olhar também para a promoção da saúde e prevenção, não só para o tratamento das doenças já instaladas”, avalia.

Hoje a estratégia conta com 30 equipes distribuídas entre os dez distritos sanitários de Curitiba, que atuam como apoio clínico às equipes das 111 unidades de saúde, com a oferta de consultas e tratamentos ampliados.

São feitos atendimentos individuais, atividades terapêuticas em grupo, consultas compartilhadas e atendimentos domiciliares, quando há necessidade. Com a inclusão dos profissionais dos NASF’s, houve ampliação e fortalecimento serviços ofertados no território da própria unidade. “O objetivo é prestar o serviço integral ao usuário na região em que ele mora”, conta Gevaerd.

O aposentado Nelson Dias Pereira, 66 anos, encontrou todo o tratamento que precisa na Unidade de Saúde Jardim Aliança, perto de sua casa. “Cheguei aqui com muitos problemas de saúde, dor no joelho, no ombro, sequelas de um acidente, sofrido em 2012. Eles me abraçaram e cuidaram de mim”, conta ele que passou por consultas com a enfermagem, médicos, fisioterapeuta, nutricionista, profissional de Educação Física e realizou exames laboratoriais.

Hoje, com 17 quilos a menos e mais qualidade de vida, ele tem orgulho em mostrar os resultados dos exames de antes e depois. “O que encontrei nesta unidade de saúde não tem dinheiro que pague. Eles me deram saúde”, elogiou.

Atendimentos
Para acessar os serviços dos profissionais dos NASF’s a porta de entrada é Unidade de Saúde. O profissional indica a avaliação dentro da necessidade de cada caso.

Em 2018, foram realizados 133.738 atendimentos individuais, por: nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas, profissionais de educação física e fonoaudiólogos, um aumento de 6% comparado ao ano anterior, quando foram realizados 125.838 atendimentos.

Nas atividades coletivas - grupos de atividade física, grupos de orientações e tratamento, o aumento foi de mais de 18%. Foram feitas 8.991 atividades em 2018, enquanto foram feitas 7.610 em 2017. Os atendimentos domiciliares passaram de 2.719 em 2017 para 3.086 em 2018, um aumento de 13,5%.