Central Saúde Já passa a oferecer teleconsulta para pacientes do e-COA

central-ecoaA Central Saúde Já Curitiba passa a oferecer um novo serviço a partir de novembro. Os pacientes que faziam acompanhamento para tratamento de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) do HIV pela clínica e-COA terão agora o serviço de forma remota, em teleconsultas realizadas pela Central.

Os cerca de 400 pacientes da clínica e-COA estão sendo avisados diretamente desta novidade. No dia e horário agendado para a teleconsulta, o paciente receberá uma ligação da Central Saúde Já e o atendimento, com médico ou enfermeiro, a depender da necessidade de cada caso, será feito por telefone.

O paciente receberá então, via e-mail, a prescrição de medicamentos, o encaminhamento de exames para realizar na unidade de saúde e a informação da data da próxima teleconsulta.

De acordo com o protocolo, quando não há nenhuma intercorrência, a consulta de acompanhamento deverá acontecer a cada três meses – com exceção da primeira consulta, que acontecerá sempre 30 dias após o início do tratamento (saiba mais sobre quando há essa indicação abaixo).

Escolha
Segundo a coordenadora municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, Liza Rosso, os pacientes vinculados ao e-COA poderão escolher fazer esse acompanhamento por teleconsulta via Central Saúde Já, ou permanecer fazendo o acompanhamento presencial, que passará a ser realizado no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA).

“A única exceção é a primeira consulta, que deverá ser sempre presencial”, explica Lisa. Segundo a coordenadora, ainda, durante o mês de outubro, quando haverá a transição do sistema, as consultas também serão agendadas presencialmente – a opção de teleconsulta estará disponível a partir de novembro.

“Essa mudança está alinhada aos conceitos da Saúde 4.1, que usa a tecnologia para atender melhor e de forma humana os nossos usuários”, explica a secretária municipal da saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

“É uma facilidade de acesso para usuário, que poderá ser atendido sem sair de casa. E, caso precise ou prefira, também poderá realizar o atendimento presencial no COA”, completa a secretária.


e-COA
A mudança ocorre no momento em que é finalizado um projeto conjunto realizado pelo Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz e a agência de saúde norte-americana Center Disease Control (CDC). Com o término do projeto, a clínica e-COA, que atendia desde 2018 o público masculino, no Centro, encerrará suas atividades nesta sexta-feira (30/9).

A Prefeitura de Curitiba assumirá, então, todos os cerca de 400 pacientes vinculados hoje ao e-COA, que faziam acompanhamento de PrEP. Eles passam a ficar vinculados ao COA e poderão fazer acompanhamento por teleconsulta pela Central Saúde Já a partir de novembro.

A Central atende todos os dias da semana, das 8h às 20h, o que amplia o acesso ao serviço para esses usuários.

Saúde 4.1
A Central Saúde Já Curitiba integra o conceito da Saúde 4.1, que usa a tecnologia para ofertar atendimentos ainda mais humanizados e efetivos para o curitibano, contribuindo para a promoção do bem-estar da população. Entre os serviços que já englobam esse paradigma estão também o Aplicativo Saúde Já Curitiba e o prontuário eletrônico e-Saúde.

Na Central Saúde Já Curitiba, além da teleconsulta para ex-pacientes do e-COA e o novo serviço com orientações sobre tratamento e prevenção de HIV e outras ISTs, os usuários já contam com: atendimento no caso de sintomas respiratórios leves, com avaliação feita por profissionais da enfermagem ou médicos; agendamento de testagem de covid-19; emissão do termo de isolamento e prescrições; encaminhamentos para outros pontos de atendimento em caso de necessidade; agendamento de mamografias para o público-alvo indicado e exames citopatológicos; orientações sobre cronogramas da vacinação contra a covid-19, gripe e possíveis reações adversas dos imunizantes; além de registro das vacinas recebidas fora de Curitiba, para inclusão no prontuário eletrônico do usuário.

Quem precisa fazer ou atualizar seu cadastro também pode utilizar a Central por telefone ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Nesse endereço eletrônico, também é possível solicitar a certificação da vacina da febre amarela para viajantes e a emissão do Cartão Nacional do SUS.

Onde buscar atendimento contra IST
A rede de atenção à saúde está organizada para o atendimento em relação a HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Para realização de exames convencionais de diagnóstico ou tratamento, os pacientes podem buscar diretamente a sua unidade de saúde ou o COA (veja o endereço abaixo).

Para a testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais, a orientação é buscar o COA. Há, ainda, a possibilidade de solicitar o autoteste rápido para HIV pelo site https://www.ahoraeagora.org/. O exame é enviado pelos correios para o endereço solicitado em Curitiba, ou pode ser retirado no COA, ou no armário digital localizado na Rodoviária de Curitiba.

Já para quem tem interesse em iniciar tratamento de PrEP, a orientação é buscar o COA (veja mais detalhes a seguir).

No caso de uma relação sexual desprotegida em que seja necessário realizar a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) contra o HIV, o usuário pode procurar o COA ou algum dos serviços abaixo. Outra possibilidade é entrar em contato com a Central Saúde Já Curitiba para receber orientações. O tratamento deve ser iniciado em até 72 horas após a situações de risco.

Saiba mais
O que é a PEP?
A Profilaxia Pós Exposição (PEP) é uma medida de prevenção ao HIV em casos de exposição ao vírus.

Quando a PEP é indicada?
Quando a camisinha sair, romper ou não tiver sido utilizada no sexo. A prevenção é feita por meio do uso de medicamentos antirretrovirais, que impedem o vírus se estabelecer no organismo.
É importante iniciar a profilaxia em até 72 horas, portanto é um atendimento de urgência. A PEP é gratuita e tem duração de 28 dias.

Onde encontrar Profilaxia Pós-Exposição Sexual Consentida em Curitiba?
COA
Segunda a sexta-feira, das 7h às 16h
Rua do Rosário 144 (6º andar) - Centro
Telefone: (41) 3321-2781 e (41) 3233-7458

Hospital Oswaldo Cruz
Segunda a segunda-feira, das 8h às 18h.
Rua Ubaldino do Amaral, 545 - Alto da Glória
Telefone: (41) 3281-1000

UPA Cajuru
Todos os dias, 24 horas
Rua . Eng. Benedito Mario da Silva, 555 – Cajuru
Telefone: (41) 3261-4099

UPA Boqueirão
Todos os dias, 24 horas
Rua Profa. Maria De Assumpção, 2590
Telefone: (41) 3217-1201

Onde encontrar Profilaxia Pós-Exposição Sexual não-consentida em Curitiba?
Qualquer serviço da rede municipal de saúde está apto a atender e encaminhar o paciente para iniciar o tratamento.

O que é PrEP?
A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) consiste no uso diário de medicamentos antirretrovirais para pessoas HIV negativo, como forma de prevenção ao vírus, sendo um atendimento eletivo.

Quando é indicada?
Pessoas a partir de 15 anos (com peso igual ou maior a 35 quilos), sexualmente ativos, sob o risco aumentado de infecção pelo HIV (homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, pessoas que se relacionam sexualmente com parceiro HIV positivo).

Onde iniciar o atendimento de PrEP em Curitiba ?
COA
Segunda a sexta-feira, das 7h às 16h
Rua do Rosário 144 (6º andar) - Centro
Telefone: (41) 3321-2781 e (41) 3233-7458