Semana da criança tem novos aliados para campanha "Quem ama, vacina"

quem ama vacina para colorir 14102022

Além de atualizar a “carteirinha” de vacinas, os curitibinhas que forem as unidades de saúde de Curitiba nesta semana vão levar para casa um pedacinho da campanha “Quem ama, vacina”. Lançada em junho desse ano, a ação de comunicação tem objetivo de incentivar a vacinação infantil.

Em comemoração à semana da criança, a campanha ganhou novas peças. Agora os desenhos dos cartazes e mobiliário urbano podem ser encontrados na versão para colorir. São três modelos diferentes que podem ser coloridos pelas crianças enquanto aguardam a dose de proteção.

Na sala de espera da Unidade Saúde Iracema, no bairro Cajuru, por exemplo, Gustavo, 10 anos, deu vazão à criatividade no cantinho especial preparado pela equipe. “Gostei muito de poder pintar aqui, vou deixar o desenho para outras crianças terminarem”, disse ele, fã de histórias de super-heróis

Levado pelo pai, o consultor Fábio Augusto de Almeida, 39 anos, o curitibinha recebeu sem medo a vacina contra HPV.

“Sei que a vacina é como um remédio que não vai deixar as bactérias e vírus me derrotarem”, falou ao deixar a dica para as outras crianças.

Dose dupla
A engenheira Layze dos Santos Reis Dias, 31 anos, mãe de Davi, 6 anos, e de Samuel, 2 anos, aproveitou o horário ampliado para levar os pequenos para colocar as vacinas em dia. Enquanto conferia a carteira de vacinação, os meninos iniciaram uma amizade com Gustavo no cantinho pintura.

“Gostei muito desse espaço. As crianças se distraem e as mães, agradecem. É um tempinho para eles brincam enquanto esperam”, disse.

No período em que lá estiveram, Samuel ensaiou os primeiros rabiscos com ajuda da mãe. Já Davi, caprichou nas cores.

Os desenhos serão distribuídos nas 107 unidades de saúde e também podem ser impressos aqui.

Atualização vacinal
Mesmo com a manutenção de estratégias adotadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para manter a vacinação de rotina durante a pandemia, muitas pessoas deixaram as vacinas da rotina para depois. Com a estabilização da covid-19 e retomada das atividades, outras doenças ameaçam voltar. Para evitar isso, é preciso vacinar.

A Secretaria de Saúde vem promovendo várias ações de incentivo e oferta das vacinas. Nesta semana, além do horário de funcionamento habitual das 107 unidade de saúde, a Prefeitura vai manter dez unidades de saúde com atendimento até as 21 horas para atualização da situação vacinal de todos os curitibanos.

“Embora a semana seja de comemoração do Dia das Crianças a vacina é para todos que estejam com vacinas atrasadas. Os adultos podem aproveitar a ida na unidade para levar os pequenos e também colocar sua carteirinha em dia. Quanto mais gente vacinada, maior o cinturão de proteção contra as doenças”, disse a superintendente de gestão da SMS, Flávia Quadros.

Estão sendo ofertadas todas as vacinas de rotina para os públicos definidos no Plano Nacional de Imunizações (PNI), entre elas: hepatite B, pentavalente, VIP/VOP (pólio), rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), varicela, hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana), aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação.

A vacina BCG será aplicada conforme o cronograma a seguir:

13/10 nas unidades Vila Hauer, Mãe Curitibana e Bairro Novo;
14/10 nas unidades Vila Feliz, Iracema e Vila Guaíra.
O cronograma visa a otimização do uso dos frascos deste imunizante.

Como consultar
As vacinas pendentes podem ser consultadas pelo aplicativo Saúde Já Curitiba (site ou smartphone), Clicar na opção “Carteira de Vacinação” e escolher a aba “Pendentes”, que irá mostrar as doses do calendário nacional de vacinação em atraso.

Para crianças de 1 a 4 anos, está em andamento a campanha nacional de reforço contra a poliomielite, mesmo que não haja doses em atraso, a recomendação é que as crianças dessa idade recebam essa atualização vacinal.