Redes sociais da Prefeitura dão dicas de cuidados com a saúde mental

13102021 saude mental

Como você está cuidando da sua saúde mental? A pergunta, sempre relevante, ganhou ainda mais importância com a pandemia da covid-19, que tanto impactou as rotinas e emoções das pessoas. Algumas orientações básicas para melhorar esse cuidado serão dadas a partir deste domingo (10/10), Dia Mundial da Saúde Mental, nas redes sociais da Prefeitura de Curitiba.

As dicas serão publicadas em posts - o primeiro no domingo (10/10), e os demais ao longo da próxima semana. A ação é promovida pela Câmara Técnica Intersetorial de Saúde Mental (CTISM) de Curitiba.

“A saúde mental de todos ficou mais vulnerável com as mudanças na rotina, preocupações e perdas das mais variadas ordens causadas pela covid-19. Mais do que nunca, é necessário identificar aquilo que nos faz sentir melhor”, diz a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Nalu Caigawa.

A coordenadora explica que é indispensável dedicar espaços e tempo na rotina para cuidar da saúde mental porque, quando prejudicada, afeta a saúde física, a capacidade de se relacionar com outras pessoas e de realizar diversas tarefas, incluindo a profissional.

Autocuidado e apoio
Durante a semana, as orientações postadas nas redes sociais da Prefeitura (no Instagram e no Facebook) vão destacar ações de autocuidado no dia a dia, como boa alimentação, qualidade do sono e manutenção de laços sociais e afetivos.

Os posts também vão lembrar que a Prefeitura atua em várias frentes, com a oferta de serviços para a população que contribuem para a promoção da saúde mental. São programas e projetos que atendem desde o acesso a atividades esportivas, culturais e de lazer até situações mais emergenciais, como assistência social ou atendimentos especializados em Saúde.

As propostas são ofertadas em toda a cidade pelas secretarias e fundações que compõem o CTISM e que podem ser usufruídas presencialmente – respeitando os protocolos sanitários de prevenção à covid-19 – e online. Entre elas, estão propostas das secretarias municipais da Saúde, da Educação, de Defesa Social e Trânsito e do Esporte, Lazer e Juventude; pela Fundação de Ação Social (FAS) e a Fundação Cultural de Curitiba (FCC); e pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria do Governo Municipal (SGM).

Câmara Técnica
Criada em agosto de 2020 por determinação do prefeito Rafael Greca, pelo Decreto1048/20, a CTISM está vinculada à Secretaria Municipal da Saúde. Seu principal objetivo é propor ações e políticas públicas para a promoção da saúde mental, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, tratamento e reinserção social das pessoas com transtornos mentais, incluindo os decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas.

O Dia Mundial da Saúde Mental foi instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental para chamar a atenção sobre o tema em escala global.