Conferência reúne 600 delegados para discutir a saúde pública de Curitiba

Acontece neste sábado (25/3), em Curitiba, a 15ª Conferência Municipal de Saúde, fórum democrático que tem o objetivo de analisar e propor soluções para a saúde pública de Curitiba. O evento faz parte da programação dos 330 anos de Curitiba.

Com o tema “O modelo da Saúde 4.1 para o avanço do SUS Curitiba”, os 600 delegados, representantes de usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços do SUS curitibano irão debater a evolução do sistema público de saúde da capital e propor ações em benefício de toda sociedade.

De 4 de fevereiro a 4 de março, foram realizadas em Curitiba as 108 conferências locais e dez conferências distritais, encontros que tiveram ampla participação da sociedade. As propostas discutidas e aprovadas nas etapas locais e distritais compõem as teses que serão levadas à Conferência Municipal dfeste sábado.

“A cada quatro anos realizamos nossa Conferência Municipal de Saúde. É um espaço democrático, voltado a acolher as demandas da comunidade amplamente discutidas nas conferências locais e distritais. Com a união de todos, podemos aperfeiçoar cada vez mais nosso sistema público de saúde”, diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Os Conselhos de Saúde têm a função de fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde nas suas mais diferentes áreas, levando as demandas da população ao poder público, por isso é chamado de controle social na saúde.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adilson Tremura, a conferência é de fundamental importância para o sistema público de saúde.

“Por meio das conferências de saúde podemos entender as demandas da população e construir os caminhos para os próximos quatro anos do Controle Social do SUS”, afirma Tremura.

Conferências
Estabelecidas em 1988 pela Lei Federal 8.142, as conferências de saúde funcionam como fóruns de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública. É nesse momento que a população, por meio de representação de entidades da sociedade civil, pode contribuir para o planejamento das ações da área da saúde.

O conjunto de instruções aprovadas pelos participantes dos encontros comporão o próximo Plano Municipal de Saúde.

Serviço: 15ª Conferência Municipal de Saúde
Data: sábado (25/3)
Horário: 7h às 18h30 | Abertura: 9h
Local: Universidade Positivo – Teatro UP Experience/prédio da pós-graduação (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido)

A 15ª Conferência Municipal de Saúde acontece no sábado (25/3) e reúne 600 delegados representantes de usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços do SUS de Curitiba. É o fórum democrático para propor diretrizes para a Política Municipal de Saúde.