Profissionais de enfermagem discutem desafios dos atendimentos de emergências

Os desafios do dia a dia dominam a pauta do I Encontro de Enfermagem do Departamento de Urgência e Emergência de Curitiba, aberto nesta sexta-feira (26/5), no Hospital Municipal do Idoso. Cerca de 150 profissionais participam do evento, que vai até este sábado (27/5).

O encontro é organizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com apoio do Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano (Cecadeh) da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas).

A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, exaltou a contribuição dos profissionais de enfermagem. Segundo ela, o índice de satisfação dos usuários das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) já passa de 80% - chegou a 83% em março.

“Vocês ajudam a dar corda neste relógio suíço que é a nossa rede”, comparou a secretária. Só o Departamento de Urgência e Emergência (DUE) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que inclui as UPAs, conta com 1.328 profissionais de enfermagem.

Além da confraternização, o objetivo do evento é juntar o conhecimento dos profissionais de enfermagem, tanto dos que fizeram carreira acadêmica quanto dos que trabalham no atendimento pré-hospitalar em Curitiba e na Região Metropolitana.

Ou seja: além de palestras e debates, os profissionais vão participar de disputas que simulam os desafios da rotina de atendimento a traumas e casos clínicos. “É um outro formato de compartilhar conhecimento”, afirmou a enfermeira Melissa Pereira, coordenadora do NEP-Samu.

Simulação

No desafio, os profissionais são divididos em duplas. Os “pacientes”, caracterizados com maquiagem que simula ferimentos. Colegas mais experientes avaliam de que forma cada dupla atende à simulação proposta conforme o caso, seja trauma ou clínico.

A simulação repercutiu bem entre os participantes.

"Numa situação real, não há espaço para errar. É nessas oportunidades de treinamento que a gente vê o que precisa melhorar", comentou o técnico em enfermagem Rafale Porceli, do Samu.

Os melhores classificados serão premiados neste sábado, no encerramento do encontro.

“O maior desafio é estar presente, adquirindo conhecimento diante de novas tecnologias e novos processos que vão surgindo. Precisamos sempre nos adaptar, mas sem perder a humanização do atendimento”, observou Melissa.

Presenças

A abertura do encontro também contou com a presença do diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz; do diretor-técnico do Departamento de Urgência e Emergência, Pedro de Almeida; e da diretora da Associação Brasileira de Enfermagem, seção Paraná (ABEn/PR); com a secretária, todos foram homenageados pelos organizadores do encontro.