Fundação estatal assume a gestão de Caps no Portão e no Pinheirinho
A Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde (Feaes) assumiu, no início desta semana, a gestão do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II Portão e do Caps Infantil Pinheirinho. A decisão foi tomada para garantir a manutenção dos serviços e a assistência aos usuários.
Os dois Caps eram geridos por uma organização não governamental, por meio de contrato com a Prefeitura. Com a mudança, o atendimento aos usuários foi regularizado. A Secretaria da Saúde orienta as pessoas que eventualmente tenham deixado de receber assistência para que procurem novamente o serviço.
O Caps II Portão presta assistência a pessoas com transtornos mentais dos distritos sanitários Portão e CIC, de segunda a sexta-feira. No mesmo horário, o Caps Infantil Pinheirinho trabalha com foco no atendimento a crianças e adolescentes que apresentam algum tipo de transtorno mental.
Todos os outros dez Caps que integram a rede de saúde mental de Curitiba, administrados pela secretaria em parceria com outras instituições, estão funcionando normalmente.
A Prefeitura de Curitiba tem investido para melhorar o atendimento na rede de saúde mental. Em 2013, foram implantados 67 novos leitos em Centros de Atenção Psicossocial. A Prefeitura também está investindo na abertura de leitos em hospitais gerais, aderindo à nova forma de tratamento a esses pacientes, com a garantia da inserção social.
A Feaes é um órgão da administração indireta do município vinculado à Secretaria Municipal da Saúde. A Fundação também é responsável pela gestão do Hospital do Idoso Zilda Arns, Maternidade do Bairro Novo, Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 Horas de Curitiba.