Vacina anticovid volta a ser oferecida em 108 unidades de saúde de Curitiba
Vacina anticovid volta a ser oferecida em 108 unidades de saúde de Curitiba
A partir desta segunda-feira (28/10), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba retoma a vacinação contra a covid-19 em 108 Unidades de Saúde. São cerca de 12 mil doses disponíveis.
Com o novo estoque, podem ser imunizadas as crianças de 6 meses a 4 anos, crianças e adolescentes de 5 a 17 anos que façam parte do público prioritário (veja mais abaixo) e adultos com 18 anos ou mais.
“O vírus da covid continua circulando na cidade e a vacina é a melhor estratégia para evitar novos casos e mortes pela doença”, diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella. “O reforço é ainda mais importante para os mais vulneráveis, como idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas”, reforça.
Com desabastecimento nacional do imunizante, adquirido e distribuído aos estados e municípios pelo Ministério da Saúde, a vacinação anticovid na rotina das crianças (aplicada entre os 6 meses e 4 anos) e para crianças e adolescentes do grupo prioritário (entre 5 e 17 anos) estava suspensa em Curitiba desde o dia 17 de julho. Já a vacinação para adultos de 18 anos ou mais foi suspensa no dia 16 de outubro.
Público
Em janeiro de 2024, o Ministério da Saúde definiu a nova estratégia de vacinação contra a covid-19 em todo país, elegendo o público prioritário para receber doses de reforço semestral ou anual e incorporando o imunizante no calendário nacional da rotina das crianças.
O público prioritário para receber dose semestral é composto por idosos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos há 45 dias) e imunocomprometidos com 5 anos ou mais. Já o reforço anual é destinado a trabalhadores da saúde, pessoas em situação de rua, pessoas com comorbidades com 5 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente com 5 anos ou mais, indígenas, ribeirinhos, quilombolas com 5 anos ou mais, moradores e funcionários de instituições de longa permanência, pessoas privadas de liberdade, jovens cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privados de liberdade.
Com baixa procura pela proteção em 2024, no final de agosto a vacina anticovid foi liberada pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná para todos com 18 anos ou mais. Desde maio de 2024, a vacina que está sendo aplicada é a XBB da Moderna. Antes disso, os reforços estavam sendo realizados com a vacina bivalente da Pfizer.
Cobertura Vacinal
Em 2024, 94 mil pessoas que fazem parte dos grupos prioritários elencados pelos Ministério da Saúde para cálculo de cobertura (idosos e gestante) receberam ao menos um reforço da vacina anticovid (bivalente ou XBB). Isso equivale a 28% deste público, composto por 337.742 pessoas no total.
Em relação à cobertura dos demais em Curitiba, 91% têm ao menos duas doses de vacina anticovid e 64,67% têm ao menos três doses.
“A vacina da covid não confere imunidade permanente, por isso as doses de reforço são necessárias, principalmente para os mais vulneráveis”, alerta a secretária.
Casos
Em 2024, até o dia 23 de outubro, Curitiba registrou 32 mil casos de covid-19 e 74 óbitos em decorrência da doença. Em todo o ano de 2023 foram 38 mil casos e 186 óbitos.
Onde vacinar
A vacina anticovid está disponível em 108 unidades de saúde da capital. Os endereços e horários de atendimento podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba. Somente a Unidade Ouvidor Pardinho, no Centro, não vacina crianças. Todas as demais atendem a todos os públicos.
Orientações
Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem a ausência de sintomas.