Eduardo Pimentel acompanha mutirão contra a dengue no bairro Atuba, em Curitiba

Eduardo Pimentel acompanha mutirão contra a dengue no bairro Atuba em Curitiba

As ações de combate ao mosquito transmissor da dengue em Curitiba contaram com mais um aliado nesta quinta-feira (8/2). O vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, se uniu aos agentes de endemias na vistoria de casas da Vila Esperança, no bairro Atuba, região norte da capital paranaense.

“O assunto é importante, é grave e a gente precisa atuar para eliminar a água parada. Cada um fazendo sua parte, nós vamos nos livrar desse mal”, disse Eduardo Pimentel ao visitar a casa de Eliane Loro, de 66 anos, que vive com a mãe, Inês Malheiros, de 86 anos.

Cercada de plantas e animais, as duas moradoras são muito cuidadosas e os agentes não encontraram recipientes com água parada, que é a principal ação para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças, como zika e chikungunya.

“A população precisa estar junto conosco nesse trabalho. Vistoriar os pratinhos de flores, o pote de água dos animais, pneus, aquela piscina desativada; todo lugar é foco, ainda mais com chuva e calor”, relembrou Eduardo Pimentel, destacando o trabalho dos agentes da Prefeitura.

“Temos que respeitar esses profissionais que estão andando de casa em casa. Se eles baterem palmas na frente de sua casa, uniformizados e identificados, podem deixar entrar, porque é um bem público que estamos fazendo”, enfatizou o vice-prefeito.

Os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde percorrem as casas em ações de vistoria e de orientação à população, sempre uniformizados e identificados com crachás. Se qualquer cidadão quiser ter certeza de que são representantes da Prefeitura pode ligar para a Central 156 e pedir a confirmação.

Para a moradora Eliane Loro, a visita de Eduardo Pimentel se somou às ações dos profissionais de saúde da US Vila Esperança, que frequenta com a mãe costumeiramente. Segundo ela, tem que cuidar, porque é pra preservar a saúde de todos. “Se todo mundo fizer sua parte não tem dengue. Tem que deixar tudo limpinho”, disse.

Mutirão

A ação dos agentes na Vila Esperança faz parte do mutirão Curitiba Sem Mosquito, desenvolvido pelas secretarias da Saúde e do Meio Ambiente. Nesta semana, os moradores são avisados para retirar materiais inservíveis das casas e quintais. Na segunda (12/2) e terça de carnaval (13/2), os caminhões da Secretaria do Meio Ambiente recolhem os entulhos. A ação acontece em 35 quarteirões em torno da Unidade de Saúde Vila Esperança.

“Os mutirões são estratégias pontuais e de intervenção diante do acúmulo de materiais nas casas e quintais. Mas Curitiba mantém coleta regular de resíduos orgânicos, recicláveis e especiais”, lembra a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, reforçando a necessidade de cada cidadão contribuir para eliminar o risco da dengue em Curitiba.

Orientações

Para o recolhimento do Mutirão Curitiba sem Mosquito, os moradores devem colocar os entulhos para fora do imóvel até a próxima segunda-feira (12/2). Resíduos de porte menor devem ser embalados ou ensacados antes do descarte.

O mutirão vai coletar objetos inservíveis (móveis, eletrodomésticos e entulhos), materiais recicláveis (garrafas, plásticos, ferros e metais recipientes), pneus, e resíduos orgânicos e restos vegetais embalados.

Materiais com peso ou volume elevado (como resíduos de construção civil), resíduos orgânicos e restos vegetais não embalados, resíduos tóxicos e perigosos (lâmpadas, medicamentos, pilhas e tintas) e veículos de transporte não serão recolhidos pela Prefeitura de Curitiba.