Hospitais e Ongs de Curitiba conhecem o projeto para aprimorar cuidados da paciente com câncer de mama
Hospitais e organizações da sociedade que trabalham com mulheres de Curitiba puderam conhecer, nesta quinta-feira (5/12), o projeto de parceria estabelecido entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a farmacêutica Roche, chamado jornada digital do câncer de mama. A parceria foi estabelecida em novembro e tem o objetivo de aprimorar o atendimento às mulheres, desde a prevenção até o tratamento do câncer de mama.
“Nosso objetivo é desfragmentar as informações sobre o cuidado da mulher com câncer de mama e para isso é fundamental que todos os elos dessa cadeia de assistência estejam integrados”, disse a secretária Municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.
Estiveram presentes no encontro representantes dos Hospitais Evangélico Mackenzie e Erasto Gaertner, prestadores de serviços contratados pela SMS para tratamento de câncer de mama, e das organizações Amigas da Mama, Humsol, Canoha, Por Minhas Mamas, Liga das Senhoras Católicas, Embaixadoras do Bem, Associação Comercial do Paraná e Conselho Municipal da Saúde.
As ongs foram convidadas por prestarem apoio às mulheres que tem o câncer de mama e por conhecerem as dificuldades que elas enfrentam em sua jornada de tratamento. São fundamentais para fornecer informações sobre fragilidades encontradas durante esse processo.
Plataforma digital
A proposta é desenvolver uma plataforma que irá facilitar a troca de dados entre os sistemas de saúde do SUS, de forma a acelerar e facilitar a jornada da paciente desde a prevenção, com o atendimento nas Unidades de Saúde (Atenção Primária), a realização de exames e consultas especializadas (Atenção Secundária) e o tratamento em hospitais e clínicas (Atenção Terciária).
O projeto começará de forma piloto no distrito sanitário do Cajuru e depois poderá ser ampliado para todo o município.
Saúde 4.1
Curitiba foi escolhida pela Roche para o desenvolvimento do projeto por ser exemplo mundial de cidade inteligente e inovadora, que investe em soluções tecnológicas que facilitam o acesso da população a serviços públicos.
A frente de seu tempo, Curitiba criou o conceito de Saúde 4.1, que indica a necessidade de incorporar tecnologias às práticas dos profissionais de saúde, promovendo humanização, acessibilidade, agilidade, segurança e qualidade, contribuindo para a saúde da população.
“A proposta da Jornada Digital de Câncer de Mama em Curitiba está alinhada aos propósitos do modelo de Saúde 4.1 da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba e aos princípios de universalidade, equidade e integralidade preconizados pelo SUS, bem como atende aos princípios recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre o uso da inteligência artificial na saúde”, explica Beatriz.
Presenças
Participaram do encontro: Fernando Cesar de Oliveira, Deinarte Orlandi e Valdemir Chiquito, pelo Hospital Erasto Gaertner; Tiago Selusniaki e Ester Guedes Pinheiro, pelo Hospital Evangélico Mackenzie; Carlos Liguori e Ana Maria Massahud, pela Roche; Malu Gomes, representando o Conselho Municipal de Saúde e a Assempa; Juliana Hencke, supervisora do DS Cajuru; Albanir Fracaro, pela Associação Comercial do Paraná e Conselho da Mulher Empresária; Vera Lins da Costa e Olzimara Cristo, pela Liga das Senhoras Católicas do DAPI; Tania Gomez, pela Embaixadoras do Bem Curitiba; Priscila Morosine, Por Minhas Mamas; Simone Ribeiro, pelo Humsol e Femama; Déborah Vous, pelo Instituto Canohá; além de profissionais da SMS e do Departamento de pós-graduação em Tecnologia da Informação da USP.