Maternidade Bairro Novo ganha renovação do selo Hospital Amigo da Criança

maternidade2A Maternidade Bairro Novo terminou o mês de outubro com motivo para comemorar: foi aprovada na avaliação trienal da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (Ihac). O Ihac é uma estratégia do Ministério da Saúde que confere uma espécie de “selo de qualidade” a maternidades e hospitais que promovem práticas de apoio ao aleitamento materno e à saúde integral da criança e da mulher no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para conquistar a renovação do selo de Hospital Amigo da Criança para os próximos três anos, a equipe do Bairro Novo precisou caprichar nos detalhes: se já tinha bons índices de promoção do contato pele a pele entre a mãe e o bebê imediatamente após o parto, foi incentivada a elevar esse índice acima dos 80%.

A solução foi reforçar esse cuidado nos casos das cesáreas, que não passam de 25% dos partos realizados no local. “O contato pele a pele aumenta o vínculo entre mãe e filho e é uma oportunidade de orientar a mãe a identificar se o bebê está querendo ser amamentado”, explica a gerente médica da maternidade, Wilma Lilia de Castro e Souza Silva.

O hospital do Bairro Novo tem o selo desde 1998, o ano seguinte da abertura de suas portas, e é referência em parto humanizado e em práticas de incentivo ao aleitamento materno. O desafio, explica a gerente, é manter elevado o índice de qualidade e adaptar-se às novas exigências legais para a manutenção do título. “Mais difícil que conquistar é manter a conquista”, resume.

As instituições que se candidatam à Ihac atendem a uma série de critérios que comprovam o cuidado com a mulher e o bebê, estabelecidos pelo Ministério da Saúde no decreto 1153/2014 e passam por avaliações técnicas. Entre os critérios, estão a exigência de garantir à mulher, durante o trabalho de parto, um acompanhante, assegurar cuidados que reduzam procedimentos invasivos e o cumprimento do Dez Passos Para o Sucesso do Aleitamento Materno, estabelecidos pelo Unicef (abaixo).

O selo também garante um incremento financeiro aos valores dos procedimentos realizados nos estabelecimentos de saúde habilitados na Ihac subsidiados pelo Ministério da Saúde. No caso do parto normal, por exemplo, o acréscimo é de 17% no valor repassado à maternidade pelo fato de ter a gestão voltada à qualidade do atendimento.

Em Curitiba, além da Maternidade Bairro Novo, possuem o Ihac os hospitais do Trabalhador, Evangélico, de Clínicas, Victor do Amaral e a Maternidade Mater Dei.

O selo da renovação do Ihac será entregue com uma placa, em solenidade oficial com data a ser definida, com presença de representantes do Ministério da Saúde, Unicef, e das secretarias estadual e municipal de saúde.

Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, um dos critérios exigidos para a Maternidade Bairro Novo ter o selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC):

1 – Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.

2 – Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma.

3 – Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.

4 – Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.

5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.

6 – Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.

7 – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.

8 – Encorajar a amamentação sob livre demanda.

9 – Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.

10 – Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.