Notícias

  • Brasil SorridenteCuritiba integra 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal com 13 trabalhos

    A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba apresenta 13 trabalhos na 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, promovida pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que acontece nesta quinta-feira (21/11) e sexta-feira (22/11), em Brasília.

    Ao todo são 180 trabalhos apresentados de todo o país, selecionados dentre quase 500 inscritos, mostrando as experiências exitosas na área da saúde bucal no Brasil. O evento é realizado em comemoração aos 20 anos de existência da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), que trouxe avanços fundamentais, como a garantia da saúde bucal como parte constitutiva do direito à saúde da população.

    De acordo com a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, a seleção dos 13 trabalhos de Curitiba para a Mostra, dentre tantos trabalhos inscritos, já é uma vitória. “Curitiba tem o maior número de trabalhos selecionados”, diz.

    Segundo a secretária, durante esta Mostra, Curitiba tem a oportunidade de compartilhar com gestores do restante do país as experiências exitosas. “É fruto de um trabalho consolidado e iniciado ainda na década de 1980, mesmo antes da PNSB”, diz ela. "Ao mesmo tempo, é uma oportunidade de conhecer outros cases de sucesso e analisar se podemos replicar na capital paranaense”, completa.

    Leia mais...
  • foto matria dengue 2111

    Curitiba mantém mais de 1,5 mil armadilhas para monitoramento da dengue

    Curitiba mantém estratégias permanentes de combate à dengue, desde o monitoramento da presença do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, até as ações de enfrentamento da doença e os mutirões de coleta de resíduos, realizados em parceria pelas secretarias municipais da Saúde e Meio Ambiente.

    Para o monitoramento da presença do Aedes, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) instalou mais de 1,5 mil armadilhas por toda a cidade, que são vistoriadas semanalmente pelos agentes de endemias. São 638 ovitrampas, para identificação da presença do mosquito nos bairros, e 890 mosquitraps, que capturam a fêmea do Aedes possibilitando a localização da presença do mosquito e a identificação da contaminação dos mesmos com os vírus das arboviroses (doenças transmitidas por mosquitos).

    Leia mais...
  • Central Saúde Já Curitiba amplia videoconsultas para pessoas de 18 a 50 anosCentral Saúde Já Curitiba terá atendimento suspenso nesta sexta e sábado

    Nesta sexta-feira (22/11) e sábado (23/11), o atendimento da Central Saúde Já Curitiba estará suspenso temporariamente. Durante esse período, os serviços de acolhimento de queixas de saúde pelo telefone 3350-9000 e por videochamadas não estarão disponíveis. O atendimento será retomado no domingo (24/11).

    A interrupção temporária do atendimento pela Central Saúde Já é para apoiar a mudança de sede da Central do Samu.

    A Central do Samu está sendo transferida: sai do endereço atual, na Rua Atílio Bório, no Cristo Rei, onde funcionou por 17 anos, para operar na Rua Anne Frank, no bairro Hauer, na sede do novo Centro de Regulação de Urgência Matheos Chomatas, a partir de domingo (24/11).

    No período de transição a Central Saúde Já cederá sua estrutura para a Central do Samu, que poderá manter os atendimentos do 192 sem interrupção e sem prejuízo à população.

    Leia mais...
  • hidroÉ possível viver bem e com saúde, mesmo tendo diabetes. Confira dicas da Saúde de Curitiba

    Doença crônica e muitas vezes silenciosa, o diabetes melitus pode atingir pessoas de todas as idades, que precisam adotar uma rotina de cuidados para viver bem e com saúde. O primeiro desafio é o diagnóstico.

    “A maioria das pessoas não tem nenhum sintoma que indique o diabetes, por isso é importante estar atenta a alguns sinais que podem passar despercebidos, como boca seca, sede em excesso, aumento da frequência urinária, muita fome e perda de peso de maneira inexplicável”, explica o médico endocrinologista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) Alexei Volaco.

    Segundo o médico, esses sinais são mais comuns em pessoas acima dos 35 anos com excesso de peso, que podem desenvolver o diabetes tipo 2, mas também são sintomas do diabetes tipo 1, mais comum em crianças e adolescentes.

    “Os pais devem estar atentos às crianças que apresentam esses sinais, que perdem peso sem razão ou que voltam a fazer xixi na cama, por exemplo. Pode ser um indicativo do diabetes tipo 1”, orienta Volaco.

    Leia mais...

Orientações Técnicas para Chocolate

Chocolates são produtos elaborados basicamente a partir de cacau, manteiga de cacau, açúcar e leite em pó combinados entre si em porções adequadas para obtenção de cada tipo específico ( ao leite, meio amargo ou branco ).

  • Armazenamento e Conservação de Chocolates
    • A temperatura ideal para conservação é por volta de 20º C. Temperaturas superiores provocam a ocorrência do "fat bloom" e perda de brilho, enquanto que temperaturas inferiores podem causar o "sugar bloom" quando o produto e novamente levado à temperatura ambiente.
    • O chocolate é sensível à presença da luz e ar sofrendo alteração de sabor devido a oxidação de gorduras presentes. Para melhor conservação, deve-se manter o produto em embalagens opacas e fechadas.
    • Nunca deve ser colocado em contato direto com superfícies frias ou úmidas; por ser sensível à absorção de odores estranhos, o chocolate não deve ser armazenado junto a produtos que exalem cheiros fortes como carnes, peixes, queijos, etc.
  • Problemas do Chocolate

Defeito mais comum é o "bloom", o qual deprecia a aparência do produto, prejudicando somente o visual, não alterando características organolépticas do chocolate.

    • "Fat bloom": identificado pela presença de manchas acinzentadas na superfície dos chocolates, proporcionando um aspecto desagradável ao produto. Este defeito é causado pela migração de cristais de gordura formando uma fina camada acinzentada (lisa e gordurosa).
    • "Sugar bloom": é caracterizado também pelo aparecimento de manchas acinzentada, difere por ser uma camada rugosa iregular e não gordurosa.
    • Problemas microbiológico: o chocolate por si só não apresenta problemas microbiológicos devido seu baixo teor de umidade. No caso de bombons recheados, a contaminação pode ser proveniente dos recheios, os quais possuem maior atividade de água. Normalmente , a presença de fungos somente é percebida quando a população de microorganismos já está bastante avançada causando inclusive odor desagradável.

Fonte: CEREAL CHOCOTEC - ITAL