Centro de Educação em Saúde

O Centro de Educação em Saúde - CES da Secretaria Municipal da Saúde - SMS é um espaço onde o desenvolvimento do conhecimento técnico e científico é gerenciado. Além de organizar cursos e capacitações, oportuniza ao servidor municipal a participação em cursos, congressos e eventos externos à SMS. Compete ainda ao CES a obtenção e gestão de bolsas de estudo de ensino médio e de pós-graduação na área de saúde, o gerenciamento de estágios e cenários de atividades práticas curriculares das instituições de ensino conveniadas e a análise e encaminhamento das solicitações de pesquisas e voluntariado em nossa rede de serviços.

Para você ter uma ideia, em 2015, a SMS:

ü  Realizou 281.734 horas de atividades de Educação Permanente e/ou Continuada para servidores da saúde, perfazendo uma média de 40,24 horas/servidor/ano.

ü  Realizou em parceria com o IMAP, 137 cursos, contemplando a 3.295 servidores da saúde, totalizando 32.451 horas/aula.

ü  Oportunizou 3.397 participações em cursos e capacitações para os servidores da saúde, programados e executados pela SMS.

ü  Custeou para 161 servidores a participação em Congressos, Palestras, Especializações e Cursos Externos.

ü  Concedeu 51 bolsas de estudo de nível médio e 40 bolsas de estudo de pós-graduação, fruto de contrapartidas de convênios com instituições de ensino.

ü  Promoveu a liberação de 183 funcionários para participarem de cursos de graduação ou de pós-graduação.

ü  Viabilizou campo de estágio e de atividades práticas para 1.936 alunos do ensino médio profissionalizante e 7.368 alunos da educação superior, totalizando 9.304 alunos acolhidos na rede municipal de saúde.

ü  Propiciou o desenvolvimento de atividades a 163 residentes das Residências Médicas e Multiprofissionais, nos diversos setores da rede municipal de saúde de Curitiba, dos programas da SMS e desenvolvidos em parcerias com a FEAES, FPP, PUCPR, UFPR, Hospital de Clínicas, Hospital N.Sra. das Graças e UFSC.

ü  Analisou, por meio do Comitê de Ética em Pesquisa SMS/Curitiba, 121 Projetos de Pesquisa para serem realizadas na Rede Municipal de Saúde de Curitiba, acolhendo a 412 pesquisadores.

ü  Acompanhou 22 voluntários alfabetizadores do Programa Alfabetizando com Saúde, em 13 turmas de alfabetização, com uma média de 46 alunos alfabetizados por turma.

Cadernos de Educação Permanente:

- Volume 1

Aprimorando o trabalho da Guarda Municipal nos equipamentos de Saúde de Curitiba.

Secretaria Municipal da Saúde

Endereço:

Rua Atílio Bório, n° 680, Bairro Cristo Rei, Curitiba, PR– CEP 80.050-250

Telefone: 3360-4963   Fax: 3360-4965

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.