Encontros de Saúde Coletiva de Curitiba (ESCC)
Os Encontros de Saúde Coletiva de Curitiba são espaços institucionais consolidados de diálogo, intercâmbio de saberes e valorização das práticas desenvolvidas na Rede SUS Curitiba. Organizados pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS Curitiba), com apoio do Centro de Educação na Saúde (CES), esses encontros ocorrem periodicamente desde os anos 1990 e têm como principal objetivo fomentar a educação permanente em saúde, por meio do compartilhamento de experiências exitosas e da produção de conhecimento no âmbito dos serviços públicos de saúde.
Mais do que um evento técnico-científico, os Encontros de Saúde Coletiva configuram-se como um potente instrumento de mobilização e valorização dos trabalhadores da saúde, ao promoverem a escuta qualificada dos saberes construídos no cotidiano das unidades e serviços. A cada edição, consolidam-se como ferramenta metodológica de gestão do conhecimento, reafirmando o compromisso da SMS Curitiba com uma saúde pública de qualidade, inovadora e conectada às necessidades da população.
A programação dos encontros inclui diversas atividades integradas, como Mesas Redondas, Diálogos da Saúde, Minicursos, Atividades Culturais e Sessões de Relatos de Experiência apresentados em formato de e-Pôsteres Comentados. A iniciativa também estimula a aproximação com o meio acadêmico, abrindo espaço para a apresentação de trabalhos de graduação e pós-graduação desenvolvidos no campo do SUS Curitiba, promovendo a integração ensino-serviço-comunidade.
Ao longo de sua história, os Encontros têm mobilizado milhares de profissionais e pesquisadores, impulsionando inovações, reflexões críticas e pactos coletivos em torno de práticas mais resolutivas, humanas e colaborativas. Com base em princípios como a interdisciplinaridade, o trabalho em rede, a equidade e a valorização dos sujeitos, os Encontros de Saúde Coletiva de Curitiba seguem sendo espaços estratégicos para a formação e o reconhecimento dos profissionais que fazem do SUS um sistema vivo, criativo e comprometido com o bem-estar da população.
O 1º Encontro, no início da década de 1990, teve 36 trabalhos inscritos, já em 2000, o 6º Encontro celebrou os “20 anos da Atenção Primária à Saúde em Curitiba”, e os trabalhos premiados deram origem a uma publicação especial, fruto da parceria com o Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (CEBES/FIOCRUZ) e o Banco do Brasil.
No 7º Encontro, realizado em 2002, foram 239 trabalhos apresentados, com média de 700 participantes por dia. Muitos relatos de experiência foram também reconhecidos em congressos nacionais, evidenciando a importância pedagógica do evento como etapa de formação, valorização profissional e qualificação do SUS local.
Desde o 8º Encontro, passou também a ser valorizada também a participação de acadêmicos e pesquisadores de graduação e pós-graduação que desenvolveram estudos no âmbito da SMS Curitiba. O evento ganhou ainda um espaço de valorização cultural, onde servidores puderam expor produções artísticas, como pinturas, esculturas, bordados, além de apresentações musicais, teatrais ou declamações, ampliando o olhar sobre os sujeitos que constroem cotidianamente o SUS.
O 9º Encontro de Saúde Coletiva de Curitiba, realizado nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2014 no Campus da Universidade Positivo, teve como conceito central a prática colaborativa. Com o objetivo de estimular a troca de experiências, identificar novas perspectivas de atuação, avaliar a implementação de políticas públicas e fortalecer os vínculos para a atuação em cenários de mudança, foram apresentados 328 trabalhos, em formato de pôsteres eletrônicos (e-banners), e realizados 18 minicursos e 6 mesas redondas, o evento contou com aproximadamente 1.800 participantes ao longo de seus três dias. Essa edição também reafirmou a importância do diálogo entre o serviço e a academia. As atividades culturais e dialógicas integraram-se à programação como elemento essencial à promoção da convivência saudável e da construção coletiva do conhecimento.
Em 2016, foi a vez do 10º Encontro de Saúde Coletiva de Curitiba, realizado nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, também no Campus da Universidade Positivo. Com o tema “Assumindo compromissos para a ação na saúde: educação colaborativa”, teve expressiva participação, com 579 trabalhos apresentados, no formato de pôsteres eletrônicos (e-banners), distribuídos em 30 eixos temáticos ligados à atenção, gestão e formação em saúde. Além disso, foram realizadas nove Mesas de Debates e diversas atividades culturais e dialógicas voltadas à boa convivência, à saúde coletiva e à construção de um SUS mais participativo e transformador. O grande diferencial foi a realização em paralelo do “1º Encontro de Integração Ensino-Serviço no SUS Curitiba: Produção Científica e Extensão”, que evidenciou a colaboração entre academia e serviços de saúde no município, por meio da apresentação de pesquisas científicas desenvolvidas em nível de graduação e pós-graduação, que tiveram como campo investigativo para a pesquisa a Rede SUS Curitiba.
Em sua 11ª edição, sob o tema “Saúde 4.1: para uma Curitiba mais humana e conectada na sua saúde”, o evento reafirmou sua vocação como catalisador de transformações institucionais e qualificações contínuas no cuidado em saúde. Realizado nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2024, contou com a participação de 1.656 presenças ao longo dos três dias, com destaque para a apresentação de 409 relatos de experiência. Integrado a essa programação, ocorreram ainda o “2º Encontro de Integração Ensino-Serviço no SUS Curitiba”, com 90 participantes, o “1º Encontro de Vigilância Sanitária de Curitiba”, com 209 participantes, e a “Semana da Enfermagem 2024”, que reuniu 151 pessoas.
O evento teve como eixo norteador o fortalecimento da produção e difusão de práticas exitosas na Rede SUS Curitiba a partir dos princípios da Saúde 4.1. A programação contemplou atividades estruturadas em três modalidades principais: Mesas Redondas (8 no total), Diálogos da Saúde (8 sessões) e Sessões de Relatos de Experiência (RE), com intensa participação de servidores e especialistas.
As temáticas abordadas refletiram os principais desafios e inovações no cuidado em saúde, abrangendo desde a atenção primária, cuidados paliativos, saúde mental, autismo, ética nas redes sociais, mudanças climáticas e comunicação não violenta, até questões de equidade, envelhecimento, saúde única e construção histórica do SUS Curitiba.
A diversidade de formatos e temas, aliada à abordagem colaborativa e dialógica, reafirmou os Encontro de Saúde Coletiva de Curitiba (ESCC) como espaço privilegiado de formação, troca de saberes e construção coletiva do conhecimento em saúde pública.
11º Encontro de Saúde Coletiva - ANAIS 2024
10º Encontro de Saúde Coletiva - ANAIS 2017
10º Encontro de Saúde Coletiva - Relatório Produtivo
9º Encontro de Saúde Coletiva - ANAIS 2014
8º Encontro de Saúde Coletiva - Caderno de Resumos 2004