Vigilância em Saúde Ambiental
A Vigilância em Saúde Ambiental é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento e detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde.
Assim, essa vigilância acompanha a interação do indivíduo com o meio ambiente, enfocando o espaço urbano e coletivo e as diversas formas de intervenção sobre este meio entendendo que essa relação possa se dar de maneira harmônica e resultados positivos ou de maneira nociva, resultando em doenças e agravos à saúde.
Nesse sentido, a qualidade da água para consumo humano, contaminantes ambientais, qualidade do ar, qualidade do solo, notadamente em relação ao manejo dos resíduos tóxicos e perigosos, os desastres naturais e acidentes com produtos perigosos, são objetos de monitoramento dessa vigilância seja de forma direta e contínua ou por meio de ações em parceria com outros órgãos e secretarias.
Essa Coordenação, desenvolve entre outras, as seguintes ações:
- Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano
- Água de Abastecimento Público
- Análise laboratorial
- Inspeções nas Estações de Tratamento de Água
- Água de Fontes Alternativas
- Poços, nascentes e caminhões transportadores de água potável
- Água de Abastecimento Público
- Avaliação e Monitoramento dos Planos de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde- PGRSS de Curitiba em Parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
- Expansão do conhecimento sobre as questões de Saúde Ambiental, buscando o desenvolvimento no setor técnico e na população, uma consciência crítica e responsável sobre a gravidade e importância das relações homem/meio ambiente.
- Participação intersetorial em discussões de projetos propostas e problemas relacionados às questões ambientais.
Saiba mais:
Enchentes
Guia de Cuidados Acumuladores Compulsivos de Animais e Resíduos 2018