Laboratório Municipal de Curitiba

O Laboratório Municipal de Curitiba (LMC) é um laboratório de análises clínicas, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Curitiba. Iniciou no ano de 1966, com a realização de alguns exames como hemograma, VHS, parasitologia e parcial de urina, em uma sala improvisada de um Posto de Saúde.  O laboratório expandiu ao longo do tempo, passando por sedes no bairro Vila Oficinas (1972), Água Verde (1985), Rebouças (1986), Parolin (1992), e Novo Mundo (2014) onde fica a atual sede, com cerca de 4000 m2.

O projeto desta nova sede foi feito especialmente para atender o conceito aberto, com sistema de ar condicionado estruturado para cada área, não poluente, com pressão negativa onde necessário, gerador para prover energia quando houver falta, entre outras melhorias de estrutura. Em maio de 2018, o Laboratório iniciou o atendimento 24 horas para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), ampliando para o mesmo ano o atendimento ao Centro Médico Comunitário Bairro Novo e Hospital do Idoso (HIZA) e Unidade de Estabilização Psiquiátrica (UEP). E em parceria com Fundação Estatal de Atenção à Saúde (FEAS), aumentou o efetivo de funcionários para atender a demanda de mais de 500 mil exames por mês, provindos das 108 Unidades de Saúde e das outras Instituições.

A fim de controlar a qualidade dos seus exames nas diferentes áreas, o LMC conta com um Sistema de Controle Interno da Qualidade e participa desde 1998 do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). Um Programa Externo da Qualidade patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), do qual vem sempre recebendo a avaliação “excelente”, obtendo o CERTIFICADO OURO pelos 10 anos consecutivos de Excelência no Controle de Qualidade.

O Laboratório está constantemente adequando-se aos requisitos das normas vigentes nos processos da qualidade, e buscando a eficiência, melhoria contínua e a certificação externa por órgãos de Acreditação. O LMC conta com moderno parque tecnológico, agregando um nível de automação e informatização comparável com grandes laboratórios privados e públicos internacionais, o que ilustra a complexidade dos serviços realizados.

Para saber notícias do Laboratório Municipal de Curitiba, acesse:

Gigante silencioso, Laboratório Municipal de Curitiba faz 600 mil exames ao mês - Gazeta do povo

Com alta tecnologia, Laboratório Municipal faz 600 mil exames mensais - Prefeitura de Curitiba
 

Horário e Localização

  • Horário: 07:00-17:00
  • Rua Primo Lourenço Tosin nº 1021 Bairro Novo Mundo, próximo a Faculdade Santa Cruz - Link google maps
  • Linhas de Ônibus que passam pelo LMC (saindo do terminal Capão Raso):
    • Capão Raso/ Caiuá (658), desembarque na rua João Bonat, ao lado do Laboratório.
    • Rondom (622), desembarque na rua João Bonat, ao lado do Laboratório.
    • Carbomafra (628), desembarque na rua Primo Lourenço Tosin, em frente ao Laboratório.
       

Como realizar exames pelo LMC?

Todos os exames realizados pelo Laboratório Municipal de Curitiba têm origem nas Unidades de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e hospital. O paciente deve procurar a Unidade de Saúde que tem seu cadastro, e após avaliação com médico ou enfermagem, se necessário, será solicitado exames. Para posterior agendamento e emissão do plano de coleta onde constará o local, data e a orientação de preparo. 
 

Exames ofertados

O Laboratório Municipal de Curitiba recebe amostras para todos os exames previstos na tabela do Sistema de Gerenciamento de Procedimentos, Medicamentos e Órteses, Próteses e Materiais especiais do SUS (SIGTAP).
Caso o exame solicitado não faça parte dos procedimentos da tabela SIGTAP, o mesmo não poderá ser realizado pelo Laboratório Municipal de Curitiba.
 

A coleta dos exames podem ser:

  • Alguns exames são coletados na unidade de saúde, mas realizados em laboratórios credenciados da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, não no Laboratório Municipal de Curitiba.
  • Já outros exames, por causa de particularidades do próprio exame, precisam ser coletados e realizados em laboratórios credenciados da Secretaria Municipal de Curitiba. Nesse caso, a unidade de saúde irá fornecer ao paciente uma “Autorização de Coleta no

Com essa autorização em mãos, o paciente deverá procurar o laboratório credenciado para realizar a coleta para seus exames.
 

Perguntas frequentes

  • O Laboratório Municipal de Curitiba atende convênios e particulares?
    • Não. O Laboratório Municipal de Curitiba atende exclusivamente a demanda do SUS curitibano, a partir do encaminhamento via unidades municipais de saúde, e serviços de urgência e emergência (upas, Hospital do Idoso Zilda Arns, e Centro Médico do Bairro Novo).
  • É preciso ir até o Laboratório Municipal de Curitiba para retirar os resultados dos exames? 
    • Não. O Laboratório Municipal de Curitiba está integrado ao sistema de prontuários eletrônicos das unidades municipais de saúde, com isso, logo que o exame fica pronto no laboratório, o resultado fica disponível para consulta na própria unidade de saúde. Portanto, não é necessário comparecer ao Laboratório Municipal de Curitiba para a retirada dos resultados. Caso seja necessária uma via impressa do exame, a própria unidade de saúde pode fornecer a impressão ao paciente.
  • A alimentação interfere nos resultados de exames? 
    • Sim. Quando alguns dos exames solicitados sofrer influência da alimentação, o plano de coleta emitido pela unidade de saúde trará as orientações sobre quanto tempo o paciente deverá ficar em jejum antes da coleta do exame. É importante obedecer aos limites de tempo máximo e mínimo de jejum da orientação, evitando assim a necessidade de repetição do exame. 
  • Atividade física interfere nos resultados dos exames? 
    • Se a atividade for intensa, sim. Alterações da glicose, CPK, e contagem de leucócitos são as mais conhecidas. A realização dos exames logo após esforços físicos intensos produzirá, eventualmente, resultados diferentes dos exames realizados em condições de repouso e relaxamento.
  • Bebida alcoólica pode alterar resultados de exames? 
    • Sim. O consumo crônico de bebidas alcoólicas eleva os valores de gama GT e transaminases. Sim, em especial o de triglicérides. Mesmo após 2 a 4 horas da ingestão de bebida alcoólica, ainda pode haver redução da glicose, e aumento do lactato e ácido úrico. O ideal é não ingerir qualquer bebida alcoólica nos dias que antecedem a coleta dos exames.
  • Fumar interfere nos resultados dos exames?
    •  Sim. O uso de cigarro pode interferir em exames como o hemograma, glicose, HDL-colesterol. Evite fumar no dia da coleta de seus exames.
  • Por que as coletas são realizadas no período da manhã? 
    • Certos exames podem ser coletados a qualquer hora do dia. Já outros, a coleta pela manhã é fortemente recomendada, como por exemplo, dosagens de cortisol, ferro, ACTH e TSH. Isso se deve ao fato de ocorrer variações desses biomarcadores durante o dia. Outro motivo da coleta pela manhã é o jejum que ocorre automaticamente durante a noite, permitindo que o paciente retome a sua alimentação normal logo após a coleta dos exames.
  • É permitido beber água quando existe a orientação de jejum? 
    • Sim. A ingestão normal de água não prejudica o resultado dos exames. O excesso da ingestão de água pode interferir nos exames de urina, já que pode resultar num maior volume de urina produzida ao longo do dia. 
  • É permitido tomar café ou chá durante o jejum? 
    • Não. Diferentemente da água, a ingestão de café e chás pode interferir nos resultados de determinados exames. Por isso, deve-se evitar seu consumo, seja puro, com açúcar ou com adoçante. 
  • Contrastes de exames de imagem alteram os resultados de exames?
    •  A probabilidade de ocorrer interferência é alta. A orientação para evitar interferências nos resultados dos exames é que primeiro sejam realizados os exames laboratoriais, e posteriormente os exames de imagem. 
  • O uso de vitaminas interfere nos resultados de exames laboratoriais? 
    • Sim, elas podem interferir em certos exames. Por exemplo, a vitamina C pode alterar os exames creatinina e glicose. Altas doses de biotina (vitamina B7) interferem na dosagem de diversos biomarcadores. Evite o uso de vitaminas antes da coleta de exames.
  • Menstruação interfere nos exames? 
    • Nos exames de urina, sim. O ideal é colher a amostra de urina fora do período menstrual. 
  • É permitido utilizar laxantes na coleta de amostras de fezes? 
    • Não é recomendado o uso de laxantes para realização do exame parasitológico de fezes.
  • Por que, às vezes, após a coleta de sangue o local da punção fica roxo? 
    • Essa “mancha roxa” chama-se equimose, e é o extravasamento do sangue para fora da veia. Pode ser causada devido a vasos delicados (“veias finas”), pelo uso de medicamentos que alteram a coagulação do sangue, mas na maioria das vezes ocorre pelo pouco tempo de compressão do local da coleta.
  • Remédios interferem em exames laboratoriais? 
    • Sim. Os antibióticos e os antiinflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame.
       

Política de qualidade

A qualidade deve ser a preocupação essencial e constante dos colaboradores do laboratório. O desenvolvimento de um sistema da qualidade é imprescindível para uma atividade adequada e o correto exercício profissional no laboratório. O Sistema de Gestão da Qualidade é coordenado pelo Gerente da Qualidade, que tem o compromisso de fazer cumprir a Política da Qualidade.
 

Os objetivos da qualidade são:

  • Realizar exames com qualidade;
  • Oferecer frequente capacitação aos colaboradores;
  • Incentivar a participação efetiva dos funcionários;
  • Focar na satisfação dos usuários;
  • Garantir a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.

O objetivo da Política da Qualidade do Laboratório Municipal de Curitiba é:  alcançar a máxima qualificação profissional, por meio de mecanismos que permitam sua permanente adequação, oferecendo um atendimento personalizado a pacientes, com resultados analíticos confiáveis, para auxiliar os médicos em um diagnóstico preciso.

O laboratório está comprometido com a melhoria contínua da qualidade e biossegurança de seus produtos e serviços, atendendo aos órgãos regulamentadores de saúde pública e às demandas do SUS.
 

Segurança da Informação

O Laboratório Municipal de Curitiba utiliza o sistema de informática SHIFT LIS que detêm as informações dos usuários, para preservação, controle, monitoramento e rastreabilidade dos dados, conforme detalhamento descrito no documento do Sistema de informática laboratorial –SIL. Todos os funcionários assinaram o termo de Confiabilidade conforme determina a Lei Geral de Proteção de Dados n? 13.709/2018.
 

Missão

Oferecer exames laboratoriais com tecnologia de ponta no âmbito do SUS, agregando dados norteadores às ações de saúde de Curitiba sempre com foco no cuidado ao paciente.
 

Visão

Proporcionar auxílio diagnóstico, com precisão e qualidade, produzindo resultados de exames laboratoriais confiáveis e no prazo acordado. Ser reconhecido pelos pacientes e profissionais de saúde pela qualidade e confiabilidade no atendimento e pela excelência na realização de exames laboratoriais em saúde pública.
 

Valores

Ética, respeito, empatia, sustentabilidade, aprendizado constante.