Notícias

  • vacinação nas escolasCampanha de vacinação em escolas municipais e CMEIs de Curitiba começa a partir de 5 de maio

    A partir do dia 5 de maio, equipes da Secretaria Municipal da Saúde estarão nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Prefeitura de Curitiba para vacinar crianças e estudantes.

    A data de início da campanha foi repassada pelo secretário Jean Pierre Neto (Educação) aos dez chefes dos Núcleos Regionais da Educação, nesta quarta-feira (23/4).

    “A vacinação ocorrerá às quintas e sextas-feiras, os detalhes estão em alinhamento com a Saúde e serão repassados a todos em breve, para que possam comunicar às unidades e às famílias”, explicou Jean Pierre, que se reuniu na semana passada com a secretária da Saúde, Tatiane Filipak, para organizar a campanha.

    “A estratégia de vacinação dentro das escolas é mais uma forma de mantermos a cobertura vacinal em alto nível. Assim, chegamos aos estudantes que estão com vacinas em atraso e facilitamos a vida das famílias com a imunização durante o período de aulas”, explicou a secretária da Saúde.

    As famílias receberão os pedidos de autorização para que os filhos sejam vacinados. “Os pais ou responsáveis que autorizarem a vacinação não precisam estar presentes, mas podem sim acompanhar os filhos se quiserem. Especialmente os menores, que se sentem mais tranquilos com a família”, pontuou Jean.

    Leia mais...
  • US Oswaldo CruzUnidade de Saúde Oswaldo Cruz entra em reforma; veja onde ser atendido

    A Unidade de Saúde Oswaldo Cruz (R. Pedro Gusso, 3.749, CIC) entra em reforma a partir da próxima segunda-feira (28/4) e precisará permanecer fechada durante o período de obras.

    Por conta disso, os atendimentos desta unidade estão sendo direcionados, desde esta terça-feira (22/4), para as unidades de saúde Nossa Senhora da Luz (R. Emídio Nonato da Silva, 45 - CIC), Taiz Viviane Machado (R. Gastão Natal Simone, 5 - CIC) e Campo Alegre (Av. das Indústrias, 1.749 – CIC).

    O investimento na reforma será de R$ 600 mil, provenientes do Tesouro Municipal. As obras serão coordenadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com previsão de durarem cinco meses.

    "Pedimos a colaboração e compreensão da população durante os próximos meses de obras. Nosso objetivo é aprimorar as estruturas e o atendimento aos usuários. Estamos empenhados nesse trabalho", destaca a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak.

    Leia mais...
  • multirão reforçoMutirão Curitiba Sem Mosquito percorre bairros e reforça combate à dengue

    As regiões da Vila Leão e do Aurora, na Regional Pinheirinho, começaram a ser percorridas nesta segunda-feira (14/4) por agentes comunitários da Secretaria Municipal da Saúde. A movimentação integra o Mutirão Curitiba Sem Mosquito, iniciativa da Prefeitura de Curitiba que promove ações para conter os focos dos mosquitos Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

    Com o apoio de funcionários da regional e de 14 soldados do 5° Batalhão Logístico Blindado do Exército Brasileiro, o grupo iniciou a circulação por 20 quarteirões na região das unidades de saúde dos dois locais. O trabalho continua nesta terça-feira (15/4) e na quarta-feira (16/4) os caminhões da Prefeitura vão recolher os entulhos e lixos descartados pelos moradores.

    “Estamos indo de casa em casa na região para orientar a população. A receptividade está sendo boa, a população está acolhendo nossas equipes com respeito e com o entendimento da importância de combater o mosquito Aedes Aegypti”, explica Cleverson Fragoso, supervisor do núcleo da Secretaria Municipal da Saúde da Regional Pinheirinho.

    O mutirão é o sexto realizado em 2025 na Regional Pinheirinho. Somando os esforços das operações anteriores, já foram recolhidas mais de 20 toneladas de entulho, material que poderia causar diversos transtornos à população, como a proliferação dos mosquitos transmissores de doenças.

    Em levantamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), feito no início do mês de abril, mais de 139 toneladas de material inservível haviam sido recolhidas em 30 mutirões contra a dengue na cidade.

    Leia mais...
  • vacina covidVacina anticovid volta a ser oferecida nas 109 unidades de saúde de Curitiba

    Com o recebimento de novas doses da vacina anticovid, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba vai retomar a vacinação em 109 Unidades de Saúde a partir desta segunda-feira (14/4). No início desta semana, como havia baixo estoque do imunizante, a SMS havia concentrado a aplicação em 11 unidades de saúde.

    Com a nova remessa recebida pelo município são cerca de 39,9 mil doses disponíveis para pessoas que fazem parte do público prioritário e têm 5 anos ou mais e cerca de 25,3 mil doses para crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

    De acordo com a estratégia definida pelo Ministério da Saúde, a vacina anticovid é indicada na rotina de vacinação das crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com duas ou três doses (a depender do imunizante).

    Além da vacina de rotina das crianças, o Ministério da Saúde preconiza doses de reforço para pessoas que tenham 5 anos ou mais e façam parte do público prioritário.

    O público prioritário para receber dose semestral é composto por idosos. Já o reforço anual é indicado a gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos há 45 dias), imunocomprometidos com 5 anos ou mais, trabalhadores da saúde, pessoas em situação de rua, pessoas com comorbidades com 5 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente com 5 anos ou mais, indígenas, ribeirinhos, quilombolas com 5 anos ou mais, moradores e funcionários de instituições de longa permanência, pessoas privadas de liberdade, jovens cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privados de liberdade.

    Leia mais...

Animais de Estimação

Veja abaixo, como podemos contribuir para manter um ambiente saudável e exercer a posse responsável de animais de estimação.

O que é Castração?

É uma cirurgia efetuada pelo médico veterinário e realizada sob anestesia geral (o animal não sente dor) que impede a procriação de cães e gatos.

Por que Castrar?

Para diminuir a superpopulação de cães e gatos.

Benefícios da Castração

Ao diminuir a quantidade de animais, podemos evitar:

  • agressões às pessoas;
  • crueldade com os animais;
  • atropelamento e acidentes de trânsito;
  • transmissão de doenças (zoonoses) como raiva, que é mortal.

Você Sabia Que...

Ter cria não acrescenta saúde para seu animal?

  • Os animais castrados perdem o costume de urinar em todo o tempo.
  • O uso de anticoncepcional pode trazer problemas para o animal como tumor de mama e infecção uterina?
  • A castração é a solução mais eficiente para diminuir o número de animais abandonados

Pense Bem...

  • Não adote um animal pensando que ele é "brinquedo" para as crianças.
  • Sua casa /apartamento tem espaço suficiente para a espécie de animal escolhido?
  • Oferece segurança para que o mesmo não acesse as vias públicas?
  • Você pode custear a alimentação e cuidados veterinários (vacinas contra raiva, leptospirose) e vermifugação?
  • Você está disposto a cuidar do animal durante toda a vida? Cães e gatos vivem de 10 a 20 anos em média.
  • Você já pensou quem vai cuidar de seu animal durante suas férias, ou situações de emergência?
  • Você cuidará dele, dando banhos, e levando-o para passear regularmente?

O que fazer quando sofrer agressão por um animal, mesmo que ele esteja vacinado contra raiva?

  • lavar imediatamente o ferimento com água e sabão;
  • procurar com urgência a Unidade de Saúde mais próxima;
  • não matar o animal e sim deixá-lo em observação durante 10 dias para que se possa identificar qualquer sinal indicativo de raiva;
  • dar água e alimentar normalmente o animal, em local seguro, para que não possa fugir ou atacar outras pessoas e animais;
  • voltar imediatamente à Unidade de Saúde se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento;
  • nunca interromper o tratamento preventivo sem ordens médicas.

Evite

  • Tocar em animais estranhos, feridos ou doentes;
  • Perturbar animais quando estiverem comendo, bebendo ou dormindo;
  • Separar animais que estejam brigando;
  • Separar o macho da fêmea durante o momento do acasalamento;
  • Medicar ou vacinar seu animal com pessoas leigas. Procure médico veterinário;
  • Passear com animais de maior porte ou raça mais ferozes onde houverem aglomerações de pessoas.

Vamos Preservar o Ambiente Saudável

  • Nossa cidade, com seus parques e praças, se torna cada dia mais saudável e agradável de viver. Estes ambiente não combina com cocô de cachorro, que tira a beleza de nossas área públicas.
  • As fezes dos animais podem transmitir doenças graves ao homem, como verminoses, salmonelose, larvas migram (bicho geográfico) e outras.
  • Não saia com seu animal para passear, sem levar uma sacola plástica ou outro material próprio para coleta das fezes ( conforme indica a lei municipal).