Mutirão Curitiba Sem Mosquito percorre bairros e reforça combate à dengue
As regiões da Vila Leão e do Aurora, na Regional Pinheirinho, começaram a ser percorridas nesta segunda-feira (14/4) por agentes comunitários da Secretaria Municipal da Saúde. A movimentação integra o Mutirão Curitiba Sem Mosquito, iniciativa da Prefeitura de Curitiba que promove ações para conter os focos dos mosquitos Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Com o apoio de funcionários da regional e de 14 soldados do 5° Batalhão Logístico Blindado do Exército Brasileiro, o grupo iniciou a circulação por 20 quarteirões na região das unidades de saúde dos dois locais. O trabalho continua nesta terça-feira (15/4) e na quarta-feira (16/4) os caminhões da Prefeitura vão recolher os entulhos e lixos descartados pelos moradores.
“Estamos indo de casa em casa na região para orientar a população. A receptividade está sendo boa, a população está acolhendo nossas equipes com respeito e com o entendimento da importância de combater o mosquito Aedes Aegypti”, explica Cleverson Fragoso, supervisor do núcleo da Secretaria Municipal da Saúde da Regional Pinheirinho.
O mutirão é o sexto realizado em 2025 na Regional Pinheirinho. Somando os esforços das operações anteriores, já foram recolhidas mais de 20 toneladas de entulho, material que poderia causar diversos transtornos à população, como a proliferação dos mosquitos transmissores de doenças.
Em levantamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), feito no início do mês de abril, mais de 139 toneladas de material inservível haviam sido recolhidas em 30 mutirões contra a dengue na cidade.
Central Saúde Já atinge 1,5 milhão de atendimentos e tem avaliação positiva dos usuários
A Central Saúde Já Curitiba – 3350-9000 atingiu nesta semana a marca de 1,5 milhão de atendimentos com alto índice de satisfação dos usuários. A nota média de avaliação é 4,5, medida pela escala Likert, cuja nota máxima é 5, o que equivale à nota 9 na escala de zero a 10.
Criada em 2020, durante a pandemia de covid-19 para tirar dúvidas dos curitibanos sobre a doença, a Central evoluiu e se tornou mais um ponto de atenção à saúde do SUS Curitibano.
“Além de ser um importante canal de comunicação da Saúde com os usuários, onde podem ser tiradas dúvidas sobre serviços oferecidos, a Central oferece teleatendimento para casos leves de forma resolutiva e ágil”, explica a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.
Curitiba foi a primeira cidade do país a oferecer teleatendimento virtual para casos leves pelo SUS, funcionalidade implantada em abril de 2023. Para ter acesso aos serviços oferecidos, é preciso ser morador de Curitiba e ter cadastro definitivo no sistema público de saúde municipal.
Depois de ligar para o número 3350-9000, o usuário pode escolher no menu de opções que tipo de atendimento necessita, entre suspeita de covid e outros sintomas – queixas agudas, agendamento de vacina covid para bebês ou outras informações e serviços do SUS Curitibano. Depois de ser atendido por um profissional de saúde da Central, caso necessário, a pessoa é transferida para atendimento com a enfermagem ou com médico. A videoconsulta é realizada pelo aplicativo Saúde Já Curitiba.
Com mais de 2 milhões de usuários, app Saúde Já tem espaço garantido no smartphone do curitibano
Ter os exames médicos armazenados no celular junto de todas as outras informações de saúde, tais como vacinas pendentes, agendamentos, atestado médico para apresentar na empresa, exames laboratoriais, além da prescrição para obter medicamentos, é uma realidade em Curitiba.
Até pouco tempo atrás, isso era apenas uma ideia, mas no dia 12 de abril de 2017, a Prefeitura de Curitiba tornou tudo isso possível ao lançar o aplicativo para smartphones Saúde Já Curitiba.
De lá para cá, o serviço conquistou 2,3 milhões de usuários e se converteu na principal ferramenta de comunicação entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.
Além dos smartphones, tanto pela plataforma Android como IOS, o Saúde Já pode ser acessado pela versão web no computador.
“A tecnologia tem sido nossa grande aliada para facilitar o acesso da população ao atendimento de saúde. Curitiba é o exemplo de que o SUS pode dar certo e por isso nós vamos continuar investindo em novas funcionalidades do aplicativo Saúde Já Curitiba e melhorar ainda mais o atendimento”, disse a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.
Prefeito lança programa para ampliar oferta de consultas e exames no SUS de Curitiba
Nos 100 primeiros dias de gestão, completados nesta quinta-feira (10/4), o prefeito Eduardo Pimentel cumpre mais um compromisso assumido durante a campanha eleitoral com o lançamento do programa Especialidades em Ação, que vai ampliar o acesso a consultas e exames especializados pelo SUS Curitibano. O lançamento do programa aconteceu no Centro de Eventos Imap Barigui e reuniu representantes de hospitais e clínicas contratadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para a realização de procedimentos especializados.
“O programa lançado hoje começa a valer no dia 15 de abril e vai acelerar a oferta de consultas e exames especializados em nossos serviços e nos hospitais e clínicas contratados para diminuir o tempo de espera. Lembrando que as pessoas que estão em situação de urgência e emergência são atendidas em sete a dez dias”, explicou Eduardo Pimentel.
O prefeito lembrou que a área de especialidades foi tema das primeiras reuniões de secretariado, em janeiro, e que está feliz por poder entregar a ampliação de oferta desse atendimento nos primeiros 100 dias de gestão.
“Estamos tendo cada vez mais usuários do sistema público de saúde de Curitiba, porque quem usa o SUS Curitibano elogia. Sabe que às vezes tem que enfrentar tempo de espera, mas é bem atendido e recebe um serviço resolutivo e de qualidade”, completou Eduardo Pimentel.
Plano Municipal de Saúde 2026-2029 é aprovado por unanimidade pelo CMS
O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Curitiba aprovou, nesta quarta-feira (9/4), por unanimidade, o Plano Municipal de Saúde para a gestão 2026-2029. A reunião do pleno do CMS contou a presença de 35 entidades conselheiras, o que representa 97% de participação.
O documento colocado em votação foi previamente discutido pelos conselhos distritais e a realização de uma Plenária para acolher propostas enviadas pelas entidades conselheiras.
A base do novo Plano Municipal de Saúde de Curitiba são as propostas aprovadas na 15ª Conferência Municipal de Saúde, realizada em 2023, o Plano de Governo da atual gestão e o cenário demográfico, epidemiológico e sanitário do município.
Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Santana, representante do segmento de usuários, “Curitiba tem o melhor Plano Municipal de Saúde do país, amplamente debatido e aprovado com a participação do controle social”.
Mais artigos...
- Saúde de Curitiba aplicou 41,5 mil doses na 1ª semana de vacinação contra gripe
- Médica do SUS curitibano brilha no palco do Domingão do Huck
- Prefeito enaltece trabalho feito pelas equipes do Hospital do Idoso e do Saúde em Casa em Curitiba
- Saúde de Curitiba oferece atendimento a crianças autistas e apoio aos pais e cuidadores