Em quatro meses de ampliação de serviços, Central Saúde Já Curitiba atinge 100 mil teleatendimentos
A Central Saúde Já Curitiba (3350 9000) atingiu, nesta terça-feira (15/8), a marca de 100 mil teleatendimentos realizados desde a ampliação dos serviços iniciada há quatro meses, em 17 de abril. Se considerar todos os atendimentos realizados desde a pandemia de 2020, quando a Central telefônica foi implantada, já são mais de 800 mil teleatendimentos realizados.
“Esses dados mostram que o curitibano aprovou essa inovação, que incluiu mais um ponto de atenção à saúde que permite ao usuário, em algumas situações, acessar os nossos serviços pelo telefone, sem precisar sair de casa”, explicou a secretária municipal da saúde de Curitiba, Beatriz Battistella. “É um legado para o sistema de saúde que ficou após a pandemia”, completa.
Entenda a ampliação
Desde 17 de abril, o curitibano pode usar o telefone para queixas leves de saúde – sintomas que causam desconforto e a necessidade de atendimento (leia mais abaixo). Antes da ampliação, o serviço era oferecido apenas para pessoas com sintomas respiratórios, para realização de orientações ou para a solucionar questões administrativas relacionadas ao SUS Curitibano.
Hoje, 85 profissionais atuam na Central Saúde Já Curitiba. Diariamente, são oito médicos, nove enfermeiros, seis técnicos de enfermagem e dois assistentes administrativos. A Central funciona atualmente de segunda a sexta das 7h às 22h, inclusive feriados. Nos fins de semana, o atendimento é feito das 8h às 20h.
Unidade de Saúde, UPA, Samu, Siate? Saiba quando e como acessar os serviços públicos de saúde em Curitiba
Para quem utiliza a rede pública de saúde em Curitiba, é importante conhecer as diferenças entre cada serviço para buscar o atendimento adequado, em tempo oportuno e no melhor lugar. Saiba quando buscar a Unidade de Saúde, Central Saúde Já, Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), Samu, Siate e pronto-socorro.
- Prefeitura de Curitiba integra o app Saúde Já à plataforma e-Cidadão para facilitar acessos
- Com Central Saúde Já, 503 usuários são atendidos pelo SUS de Curitiba pela 1ª vez
- Sem sair de casa: saiba como funciona a videoconsulta da Central Saúde Já Curitiba
“Buscar o melhor local para cada situação de saúde é essencial para um atendimento mais eficiente e ágil”, diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.
Ela cita a ampliação dos serviços da Central Saúde Já (3350-9000) como uma alternativa a mais de atendimento para os moradores de Curitiba.
“Se a pessoa tem um quadro leve, que pode ser resolvido com um teleatendimento ou videoconsulta, é desnecessário se deslocar para uma unidade física. Nosso objetivo é facilitar a vida do curitibano e ampliar o acesso”, lembra a secretária.
Unidade de Saúde
A Unidade de Saúde (US), antigamente chamada de "postinho", é a porta de entrada do cidadão no SUS curitibano. É o local indicado para consultas de rotina, aplicação de vacinas, coleta de preventivos, consultas médicas e de enfermagem, além de serviços de apoio como psicologia, fisioterapia, nutrição e educação física. Os medicamentos prescritos devem ser retirados na própria US, garantindo o tratamento completo.
Pessoas com condições crônicas, como diabetes e hipertensão, devem procurar a unidade mais próxima de casa para acompanhamento de sua saúde, assim como a realização do pré-natal das gestantes, o monitoramento da saúde dos idosos e o atendimento odontológico de rotina.
Prefeitura de Curitiba integra o app Saúde Já à plataforma e-Cidadão para facilitar acessos
A Prefeitura de Curitiba dá mais um passo rumo à integração dos serviços eletrônicos disponíveis na plataforma e-Cidadão. A partir desta terça-feira (8/8), a plataforma passará a incorporar também o aplicativo Saúde Já Curitiba.
Com a mudança, com um mesmo login e senha será possível acessar o aplicativo Saúde Já Curitiba e todos os demais serviços da Prefeitura já integrados à plataforma e-Cidadão (veja a lista abaixo).
- Saiba como utilizar o e-Cidadão da Prefeitura de Curitiba
- e-Cidadão é porta de entrada para acesso ao wi-fi gratuito de Curitiba. Tire suas dúvidas
- Com Central Saúde Já, 503 usuários são atendidos pelo SUS de Curitiba pela 1ª vez
“A integração atende a uma determinação municipal de unificar todos os serviços e traz facilidade para o cidadão, que terá apenas um login e senha para acessar o aplicativo Saúde Já e os demais serviços da Prefeitura pelo e-Cidadão”, explica a secretária municipal da saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.
A Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) trabalha em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nesta mudança.
“Integrar os sistemas e aplicações da Prefeitura que utilizam dados pessoais faz parte da política municipal de transformação digital. Assim, fortalecemos a cidade inteligente que Curitiba é”, afirma o secretário Alexandre Jarschel de Oliveira.
Atualmente, o e-Cidadão reúne mais de 1,2 milhão de usuários e 36 aplicativos da Prefeitura de Curitiba. Já o app Saúde Já é a porta de entrada de 2,3 milhões de usuários cadastrados no SUS Curitibano para agendamento de consulta com a enfermagem, odontologia, acompanhamento da situação vacinal, entre outros serviços oferecidos pela ferramenta (veja abaixo lista de serviços oferecidos).
Dia Nacional da Saúde e da Vigilância Sanitária homenageiam o médico Oswaldo Cruz
O dia 5 de agosto reúne celebrações importantes da saúde pública. A data, dia do nascimento de Oswaldo Cruz, importante personagem da saúde brasileira, foi escolhida para comemorar o Dia Nacional da Saúde (Lei nº 5.352/1.967) e Dia Nacional da Vigilância Sanitária (Lei 13.098, de 27/01/2015). Ambas comemorações lembram a importância do autocuidado e a necessidade de se manter estratégias para proteger a saúde da população.
“A vigilância sanitária é uma das funções indelegáveis do poder público nas três esferas de gestão e tem a responsabilidade de proteger a saúde das pessoas, fiscalizando produtos e serviços utilizados pela população”, diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.
Em Curitiba, a Vigilância Sanitária (Visa) é um serviço oferecido pela Secretaria Municipal da Saúde desde 1992, com atribuições definidas na formação do Sistema Único de Saúde (SUS), fruto da constituição cidadã de 1988.
Composta por uma equipe multiprofissional, a Visa municipal está distribuída nos 10 Distritos Sanitários. Diariamente, as equipes realizam inspeções de licenciamento e autorização dos estabelecimentos de interesse à saúde, dos produtos utilizados e comercializados, além de prestadores de serviços da área.
São fiscalizados desde produtos de higiene pessoal, como sabonetes, xampus, dentifrícios, até alimentos e medicamentos, abrangendo ainda um grande universo de atuação, como em produtos de limpeza; produtos médicos, hospitalares e odontológicos; e os serviços como consultórios, hospitais, clínicas, laboratórios, restaurantes, lanchonetes, hotéis, escolas, serviços de estética e tatuagem, salões de beleza, casas de repouso, clubes recreativos, dentre outros.
Livro eletrônico aborda conceitos e inovações do Saúde 4.1 em Curitiba
As inovações tecnológicas a serviço da saúde pública curitibana é o tema do livro eletrônico “Saúde 4.1 – uma Curitiba mais humana e conectada na sua saúde”, documento online produzido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que aborda os conceitos e instrumentos do modelo de atenção à saúde atualmente aplicado na capital paranaense.
“A publicação dá suporte às equipes técnicas da secretaria e também é um norteador para as pessoas que buscam entender como a tecnologia pode ajudar na ampliação de acesso da população ao SUS de Curitiba”, explica a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.
A incorporação de novas tecnologias à saúde pública curitibana é um processo de melhoria contínua. Desde a implantação do primeiro prontuário eletrônico, em 1999, até o estágio atual do Saúde Já Curitiba, muito se avançou na oferta de serviços de saúde ao alcance da mão dos usuários do SUS curitibano.
- No retorno da Câmara, avanços de Curitiba em estruturação urbana e inovação são destaque
- Com presença da ministra Nísia Trindade, Greca amplia Central Saúde Já Curitiba para atendimento virtual
- Greca reabre UPA Fazendinha integrada à Central Saúde Já Curitiba
Conceito
A secretária explica que o modelo Saúde 4.1 representa as ferramentas tecnológicas da indústria 4.0, da internet das coisas, somadas ao indivíduo, ao cidadão na sua essência, representado pelo algarismo 1.
“Significa que todo conhecimento técnico e habilidade em atender pessoas está voltado para o indivíduo, que é único em suas necessidades”, diz Beatriz.
Segundo ela, os protocolos, fluxos e processos assistenciais adotados no atendimento ao cidadão também são ferramentas tecnológicas da saúde. Além disso, o número 4.1 remete ao código de Discagem Direta à Distância (DDD) de Curitiba: 41.
O Saúde 4.1 utiliza recursos tecnológicos de alta capacidade como conectividade, inteligência artificial e base de dados, aplicados para o benefício da saúde da população curitibana e visa organizar e ampliar o cuidado aos cidadãos com humanização, afeto, respeito e empatia.
“Nosso objetivo é promover a saúde e bem-estar da população, ampliando o envolvimento dos cidadãos no seu próprio cuidado”, destaca a secretária. De acordo com Beatriz, as ferramentas de tecnologia da informação e de gestão facilitam a promoção do autocuidado apoiado pelas equipes de saúde.
Mais artigos...
- Residentes da Saúde de Curitiba começam a atuar em convênio com Pequeno Cotolengo e Hospital Erasto Gaertner
- Veja como ficou a 79ª clínica de odontologia reformada pela Prefeitura de Curitiba
- Dificuldade para amamentar? 20 dicas para facilitar a vida de mães e bebês
- Mães de Curitiba têm orientação profissional gratuita e sem sair de casa para amamentar