Conselheiros de saúde avaliam dados sobre acidentes de trabalho

1Nesta terça-feira (02/08), o Conselho Municipal de Saúde (CMS) recebeu o conselheiro do segmento de saúde Fernando Cunha, para apresentar dados sobre acidentes de trabalho ocorridos no mês de julho de 2022. Na oportunidade ele também realizou uma palestra sobre a conscientização dos serviços que acontecem em espaços confinados.
Segundo os dados apresentados, foram registrados no período 448 acidentes de trabalho nos diversos tipos de espaços laborais. A maior parte dos acidentes apurados foram relacionados a covid-19, que foi 82% do total. Em seguida, acidentes com maquinas, equipamentos e ferramentas com 9%, apenas 8% está relacionado a queda, o restante dos acidentes ocorreram no deslocamento. O gráfico pode ser observado no final desta matéria.

Espaços confinados

A preocupação com trabalhadores que atuam em espaços confinados, foi um dos pontos levantados e discutidos nesta reunião. De acordo com o especialista Fernando, espaços confinados são definidos pela Norma Reguladora n°33 (NR33), que diz que, “qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua”, como por exemplo: galerias de esgoto, tanques, digestores, tubulações e silos. Os conselheiros foram alertados sobre os perigos que estes trabalhadores passam ao estarem nestes locais e quais são as medidas protetivas que devem ser tomadas.

Capturar

(Material da apresentação feita pelo Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerst))