Conferências locais e distritais de saúde do Cajuru, Portão e Tatuquara acontecem no sábado (25)

Os distritos sanitários do Cajuru, Portão e Tatuquara realizam no sábado (25/2) suas conferências locais e distritais de saúde. A série de encontros que antecedem a Conferência Municipal de Saúde, a ser realizada no dia 25 de março, debatem “O Modelo da Saúde 4.1 para o avanço do SUS”. Representantes de usuários, trabalhadores, gestores e prestadores do SUS debatem as políticas públicas adotadas em Curitiba e os avanços necessários para os próximos quatro anos.

Nas conferências locais, cada unidade de saúde analisa os serviços ofertados e a realidade de sua região. As propostas debatidas são levadas à conferência distrital, que tem a prerrogativa de definir as propostas abrangentes para serem votadas na Conferência Municipal.

Em 4 de março, o processo de conferências locais e distritais se encerra com os encontros dos Distritos Bairro Novo e Santa Felicidade.

Conferência Municipal

Além de debater os temas para avanço do SUS Curitibano, a Conferência Municipal vai eleger delegados da saúde do segmento de usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e gestores para a 13ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná, que acontece entre 23 e 25 de maio.

Ela também vai definir a composição da gestão do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba para os próximos quatro anos, de 2024 até 2027.

Para definir os participantes, serão realizadas plenárias por segmento (usuários, trabalhadores, prestadores ou gestores) e cada entidade representativa deverá enviar por e-mail a ficha de inscrição que estará disponível no site do CMS a partir de 1º de março. O prazo de inscrição é de 6 à 10 de março de 2023.

Ao final do processo, as deliberações aprovadas na 15ª Conferência Municipal de Saúde devem ser contempladas no Plano Municipal de Saúde e para o próximo ciclo de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde.

Conferências Cajuru portão e tatuquara