28 de abril: Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho - A Importância da Saúde do Trabalhador

28 de abril 1

Hoje, 28 de abril, comemoramos o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Esta é uma data de extrema importância para reflexão sobre a segurança e saúde dos trabalhadores em todo o mundo. Neste dia, são feitas homenagens às vítimas de acidentes e doenças do trabalho.

A segurança e saúde no trabalho são fundamentais para garantir o bem-estar físico e mental dos trabalhadores. Infelizmente, ainda há muitos locais de trabalho que não oferecem condições adequadas de segurança e saúde, o que resulta em acidentes e doenças ocupacionais.

Vamos nos unir neste dia para lembrar aqueles que perderam suas vidas ou sofreram lesões no trabalho e para garantir que o trabalho seja sempre realizado de maneira segura e saudável. Juntos, podemos construir um futuro onde a segurança e a saúde no trabalho sejam prioridades máximas e onde todas as vidas importem.

Dados estatísticos

No ano de 2022, Curitiba registrou 9.143 acidentes e doenças no trabalho, sendo 77,44% dos acidentes notificados ocorreram no setor de serviços, que inclui profissionais de limpeza e conservação, segurança e transporte. Por isso, é fundamental investir em treinamentos e orientações sobre segurança no trabalho, para que os profissionais estejam preparados para não se expor a situações de risco.

Comissão de Saúde do Trabalhador

CERESTMensalmente, a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (CISTT) do Conselho Municipal de Saúde se reúne para receber representantes do Centro de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador (CEREST) e representantes da sociedade civil e de entidades de categorias profissionais.

Nesses encontros, são apresentados dados de fiscalização e estudos de caso sobre acidentes de trabalho, com o objetivo de instruir e conscientizar os conselheiros.

O tema da próxima comissão, agendada para o dia 02/05, será acidentes com material biológico. Acompanhe o site do Conselho Municipal de Saúde e siga nossa página no Facebook para saber sobre os temas apresentados nas Comissões Temáticas.

Rodapé