Semana cheia: Conselho Municipal de Saúde realiza quatro reuniões das comissões temáticas em uma semana

Comissão Saúde do Trabalhador Maio 2023

Nesta semana, o Conselho Municipal de Saúde teve uma agenda movimentada com a realização de quatro reuniões das comissões temáticas. As reuniões são distribuídas para serem realizadas ao longo do mês, mas por uma coincidência, todas elas foram agendadas para a mesma semana.

Tivemos a Comissão de Saúde do Trabalhador realizada no dia 02/05, a Comissão de Vigilância em Saúde e a Comissão de Revisão do Regimento no dia 03/05. Por fim, a Comissão de Assistência à Saúde ocorreu no dia 04/05.

Confira abaixo os principais assuntos de cada reunião:

Comissão Saúde do Trabalhador

A reunião aconteceu sob a coordenação do Fernando Cunha, do Centro de Referências Especializados em Saúde do Trabalhador (CEREST). Veja abaixo os principais assuntos:

  • Dados de acidentes de trabalho (pauta permanente): No mês de abril, foram registrados um total de 336 registros, sendo a maioria (84,93%) no setor de serviços gerais. Felizmente, não houve nenhum óbito registrado por acidente de trabalho durante este período.
  • Relatório ATG: Uma novidade apresentada foi o Relatório ATG (Acidentes de Trabalho Grave), um documento interativo que ainda está em desenvolvimento, mas que será uma ferramenta valiosa para acompanhamento dos dados de acidentes de trabalho e na proposição de medidas preventivas.
  • Norma Regulamentadora 24 (NR 24): Outro tema discutido foi a importância das normas da NR 24, que regulamentam as condições sanitárias e de conforto dos alojamentos de trabalhadores, tendo sido apresentada uma recente inspeção realizada pelo CEREST. Essa inspeção é fundamental para verificar se as empresas estão cumprindo as normas e propor adequações caso necessário.

Comissão de Vigilância em Saúde

Nesta reunião tivemos as pautas apresentadas pela coordenadora Sabrina Alessandra, do Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT). Veja abaixo os principais assuntos:

  • Maio Amarelo: O mês de maio é dedicado à conscientização para redução de acidentes de trânsito. Pensando nisso, a coordenação do DANT apresentou os dados do Programa Vida em Trânsito em Curitiba de 2022.

Segundo o relatório, foram registrados 169 óbitos, sendo 68 deles relacionados a acidentes envolvendo motocicletas e 51 relacionados a pedestres. A maioria dos acidentes ocorreu na faixa etária entre 20 e 39 anos, somando 48% do total de casos. Além disso, 78% dos óbitos registrados foram de homens. Os principais fatores de risco identificados pelos especialistas são a velocidade, o consumo de álcool e a falta de respeito às sinalizações de trânsito.

Comissão de Vigilância em Saúde Maio

  • Violência Sexual: Outra pauta muito importante que foi apresentada durante a reunião foram os dados sobre a violência sexual no Brasil, com números alarmantes. A cada 15 minutos, uma criança ou adolescente é vítima de abuso sexual no país. Em 2022, foram registradas mais de 111 mil denúncias de crimes com fotos e vídeos de violência sexual contra crianças.

O relatório ainda revela que a maioria das vítimas de violência sexual no Brasil tem entre 0 e 6 anos, e, em 40% dos casos, o agressor é o próprio pai. Além disso, 80% das situações acontecem com familiares ou pessoas próximas da criança. Esses dados são alarmantes e reforçam a necessidade de se discutir e buscar soluções para a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes no país.

Comissão de Revisão do Regimento

Na ausência do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adilson Tremura, a conselheira Tânia Mara, do Segmento Gestor, fez a coordenação desta reunião. Veja abaixo os principais tópicos:

  • Revisão do Regimento (pauta permanente): nesta pauta, os conselheiros se reúnem para discutir as revisões no regimento do Conselho Municipal de Saúde. As alterações serão divulgadas assim que o documento for aprovado.
  • Novo modelo do boletim informativo: o boletim do CMS estará de cara nova. O projeto está em desenvolvimento e será proposto para votação da Reunião Ordinária do Pleno no dia 10/5.

Comissão de Assistência à Saúde

Durante a reunião, a conselheira do segmento do usuário, Silmara da Conceição, coordenou as discussões. Confira os principais assuntos da reunião:

Comissão de Assistência à Saúde 2023

  • Laboratório Municipal: A diretora do Laboratório Municipal de Curitiba, Tamara Cristina Matzembacher Panizza, apresentou os avanços e serviços oferecidos pelo laboratório. Entre os destaques apresentados, está o atendimento de demandas 24 horas, oferecendo 142 tipos de exames e atendendo cerca de 72 mil pacientes somente no mês de março, além de realizar mais de 600 mil exames no mesmo período.

Com esses números expressivos, o Laboratório Municipal é fundamental para a garantia da qualidade de vida da população de Curitiba, oferecendo serviços de alta qualidade e com rapidez para atender às demandas da cidade.

  • Absenteísmo em consultas e exames: O índice de falta em consultas e exames no mês de abril atingiu a marca de 41%, o que tem preocupado os profissionais do Departamento de Atenção à Saúde de Curitiba. Para tentar solucionar essa questão, o aplicativo Saúde Já Curitiba permite aos usuários confirmar ou cancelar a reserva de agendamento diretamente no app, por até duas vezes.

Entretanto, algumas dificuldades ainda persistem, como usuários que não atendem o telefone ou não atualizam o cadastro com o novo endereço. O desafio agora é conscientizar a população sobre a importância de comparecer às consultas e exames agendados ou cancelar o compromisso aplicativo Saúde Já com até três dias de antecedência.


Rodapé