Comissão de Recursos Humanos debate sobre o estresse pós-traumático

Comissão de Recursos Humanos debate sobre o estresse pós-traumáticoNa reunião da Comissão de Recursos Humanos do Conselho Municipal de Saúde, realizada na sexta-feira, dia 12 de maio, foram apresentadas as causas e prevenções para o transtorno de estresse pós-traumático.

A apresentação sobre o tema foi feita pela gerente de psicologia e serviço social da Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal (SMAP), Eliete Bernardi Melinski, com o objetivo de conscientizar os membros da comissão sobre a gravidade desse transtorno e a importância de cuidar da saúde mental dos profissionais da área da saúde.

TEPT: O Fantasma que Assombra os Sobreviventes de Traumas

Conhecido como TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático), trata-se de um transtorno que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Os principais sintomas incluem reexperiência do trauma, pesadelos recorrentes ou flashbacks vívidos, causando depressão, transtorno de pânico e ansiedade generalizada.

Segundo o SMAP, cerca de 15% a 20% das pessoas que estiveram envolvidas em casos de violência, tragédias naturais ou provocadas, acidente de trânsito, abuso sexual e afins, desenvolvem esse tipo de transtorno.

O TEPT pode ter um impacto significativo na qualidade de vida e no funcionamento geral da pessoa afetada. Pode interferir nas relações pessoais, do desempenho no trabalho ou na escola e na saúde física e mental em geral. Segundo Eliete Melinski, é fundamental procurar apoio e tratamento adequado.

A opção de tratamento para o TEPT é a terapia psicológica, que ajuda a pessoa a lidar com os sintomas e a processar o trauma de maneira saudável. Além disso, em alguns casos, medicamentos podem ser prescritos para ajudar a controlar os sintomas mais intensos.

Durante a reunião, os conselheiros interagiram com a apresentação comentando casos que já aconteceram com eles e com conhecidos. As declarações estarão disponíveis na memória da reunião que será divulgada quando for aprovada na próxima Comissão de Recursos Humanos, no dia 16 de junho.

Os membros da comissão também relataram a importância de cuidar da saúde mental dos profissionais da área da saúde, que muitas vezes estão expostos a situações estressantes e traumatizantes no exercício de suas atividades. Para os profissionais da saúde, o SMAP orienta que procurem ajuda através do telefone 3350-8386 / 3350-8532 ou por email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Para todos os públicos, a orientação é procurar a Unidade de Saúde ou a Unidade de Pronto Atendimento. A Central Saúde Já (3350-9000) também disponibiliza atendimento.

Portal do Servidor: Prevenção do estresse pós-traumático

Rodapé