Estudantes de Medicina da Faculdade Pequeno Príncipe aprendem sobre controle social da saúde

Na tarde de sexta-feira (26/5), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu a visita de cinquenta estudantes do curso de Medicina da Faculdade Pequeno Príncipe para participar de uma palestra educativa sobre controle social da saúde, exercido pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS).

"Nós buscamos aproximar o estudante para a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS)", disse o professor Juliano Mota Volinger, que estava acompanhando os alunos.

A palestra foi sugerida pela universidade para o projeto de Integração Ensino Comunidade (IEC).

Para a estudante Ana Carolina Arruda, de 22 anos, foi algo muito curioso. Ela não tinha conhecimento sobre o controle social e expressou interesse em trabalhar na área, pois, segundo ela, envolve gestão e saúde, “Eu realmente não sabia sobre esse tema e fiquei impressionada com a importância no campo da saúde” contou Ana, que está no terceiro semestre, assim como todos os demais estudantes na palestra.

O Conselho Municipal de Saúde foi apresentado pelo conselheiro Woldir Wosniak Filho, que compartilhou sua experiência na área. Ele destacou a importância da transparência, da participação democrática e do diálogo entre os diversos envolvidos no sistema de saúde.

"Temos que incentivar os estudantes a terem uma compreensão mais profunda sobre a relevância do controle social no campo da saúde pública", declarou Woldir.

Rodapé