Conselho Local de Saúde participa da reabertura da US Campina do Siqueira

Conselho local CampinaO prefeito Rafael Greca e a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, reabriram nesta sexta-feira (18/8) a Unidade de Saúde Campina do Siqueira, no bairro Seminário, depois de seis meses de reforma, sendo três meses fechada para o atendimento ao público. O presidente do Conselho local de Saúde, Ivo Antonio Rodrigues, e os demais conselheiros participaram da cerimônia de reabertura e ressaltaram que puderam acompanhar as obras de reforma passo a passo.

“Acompanhamos as obras desde o início, inclusive enquanto a unidade permaneceu aberta, mas foi necessário fechar para conclusão da reforma. Há uma melhoria significativa na estrutura da unidade e inclusive eu acredito que os funcionários têm até mais ânimo para trabalhar”, destacou o presidente do Conselho local.

Ivo Rodrigues é conselheiro local desde a abertura da US Campina o Siqueira, há 29 anos, e destaca a qualidade do atendimento. “Temos bons profissionais aqui, tanto os mais antigos quanto os novos, todos muito bem capacitados”.

Campina SiqueiraInaugurada por Greca em 1994 a unidade ficou conhecida como Campina do Siqueira pela região onde está situada. “O nome da unidade marca a memória do médico humanitário Egas Izique, que trabalhou em todo Paraná e que foi homenageado por nós pouco depois de sua morte no momento em que nós criamos este serviço de saúde”, contou o prefeito.

“Ao contemplar esse horizonte, depois de quase 30 anos, eu vejo o skyline do Campo Cumprido completamente modificado, cheio de grandes prédios, e a visão que nós tínhamos de uma cidade que tinha uma campina do Siqueira desapareceu. Agora nós temos uma cidade sustentável, muito moderna e muito bonita. Viva Curitiba!”, finalizou.

Greca conversou com servidores e fez fotos com a população que acompanhou o evento de reinauguração.

Estrutura
Com estrutura de 470 metros quadrados, a US Campina do Siqueira conta com 9 consultórios, clínica odontológica com três cadeiras e espaço saúde em estrutura anexa com 61 metros quadrados. Foi inaugurada em setembro de 1994 e atualmente atende uma população de 50 mil habitantes da região.

“Estamos atentos à necessidade de melhorias em nossas unidades e é sempre uma alegria entregar uma estrutura moderna e adequada aos nossos usuários e servidores”, disse a secretária Beatriz Battistella.

Melhorias
A Prefeitura de Curitiba aplicou R$ 546 mil na reforma da US Campina do Siqueira, em recursos do tesouro municipal. Entre os serviços realizados estão substituição do piso paviflex por granitina; revisão da cobertura; instalação de pontos elétricos e hidráulicos para melhorar a ergonomia durante os atendimentos; substituição da caixa d’água, de acabamentos elétricos e hidráulicos; abertura de vão em parede para possibilitar melhor ventilação no corredor de espera; impermeabilização do piso da área de circulação; execução de caixa de captação para o escoamento da água de chuva; pintura interna e externa; melhoria na acessibilidade interna e externa e troca de todo o mobiliário.

Clínica Odontológica
A clínica odontológica da US Campina do Siqueira já havia sido reformada e estava em funcionamento desde o início de 2023.Só ficou fechada para atendimento ao público durante os três meses em que a unidade ficou fechada para o término das obras. Ela está entre as 80 já entregues reformadas (este número considera também a clínica da unidade Irmã Tereza de Araújo, que foi reaberta nesta sexta 18/8, às 11h30).

Sete unidades de saúde da Regional Santa Felicidade já tiveram suas clínicas odontológicas reformadas: Bom Pastor, Butiatuvinha, Campina do Siqueira, Nova Orleans, Pilarzinho, Vista Alegre e União das Vilas.

Desde o início da pandemia, a Prefeitura está fazendo um movimento de reformar as clínicas odontológicas das 107 Unidades de Saúde da cidade, readequando-as a um modelo adequado às exigências de segurança biológica, que se modificaram com a covid-19. O investimento global é de R$ 8,7 milhões, considerando infraestrutura, mobiliários e equipamentos, entre recursos municipais (majoritariamente), recursos estaduais e de emendas de vereadores. Este é o maior investimento global em saúde bucal na história do município.