Segundo módulo da capacitação de conselheiros aborda financiamento do SUS e entusiasma participantes
O Conselho Municipal de Saúde de Curitiba realizou nesta sexta-feira (13/9) o segundo módulo da Capacitação de Conselheiros, que teve como tema o Financiamento do SUS. O secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, foi o convidado para a etapa que reuniu 99 pessoas: 72 conselheiros locais/distritais, 19 conselheiros municipais e oito convidados.
Junqueira veio a Curitiba acompanhado pelo presidente do Conasems, Hisham Hamida. Na véspera da capacitação, foram recebidos pela secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, e aproveitaram para conhecer o SUS Curitibano e as soluções adotados na gestão da saúde pública da capital paranaense.
“Viemos aqui mais para aprender do que ensinar e levamos muitas ideias para compartilhar com outras secretarias municipais a fim de aperfeiçoar cada vez mais o SUS brasileiro”, disse Junqueira. Ele parabenizou o Conselho Municipal de Saúde por reunir um grupo tão numeroso e interessado no tema do financiamento do SUS, algo “incomum em muitos outros conselhos pelo Brasil afora”, disse.
Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adilson Tremura, o segundo módulo superou as expectativas dos participantes.
“Como conselheiros, precisamos entender como se dá o financiamento do SUS. O conteúdo apresentado trouxe mais clareza sobre as linhas de financiamento, os desafios de cada ente federado no orçamento do SUS e como podemos melhorar o controle social da saúde”, disse Tremura.
Ao final da apresentação, os participantes puderam tirar dúvidas e foram unânimes em elogiar a manhã de aprendizado.
O tema principal da Capacitação de Conselheiros é Cidadania e Participação Social no SUS. No primeiro módulo, realizado em dezembro de 2023, os inscritos conheceram a rede municipal de saúde de Curitiba, apresentada pela secretária Beatriz Battistella, que também falou sobre os avanços e desafios do SUS Curitibano.
A comissão organizadora prepara o terceiro módulo para encerrar a capacitação ainda em 2024, que vai abordar a história do controle social de Curitiba, as conferências municipais e demais instrumentos de prestação de contas do SUS da capital paranaense.