Conselho Municipal de Saúde realiza 409º reunião ordinária e organiza Conferência da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

WhatsApp Image 2025-02-12 at 17.13.25 2O Conselho Municipal de Saúde realizou, nesta quarta-feira (12/2), sua 409º reunião ordinária, abordando pautas fundamentais para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município. Entre os principais pontos discutidos, destacar-se a aprovação da proposta da Conferência da Saúde do Trabalhador e Trabalhadora e a elaboração do Plano Municipal de Saúde.

A Conferência da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora foi aprovada pelos conselheiros, consolidando um espaço essencial para o debate e formulação de estratégias voltadas à promoção da saúde no ambiente de trabalho. A proposta prevê a participação de diferentes setores, incluindo sindicatos, profissionais da área e representantes da sociedade civil, para garantir uma abordagem ampla e eficaz sobre o tema. A Plenária Municipal da Conferência da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora acontece do dia 20 de fevereiro, as 15h, no Mercado Municipal de Orgânicos, para definir 9 propostas e 28 delegados para a conferência. 

A secretária de Saúde de Curitiba e membro da mesa diretora, Tatiane Filipak, ressaltou a importância da Conferência da Saúde do Trabalhador: "Este evento será uma oportunidade única para ouvirmos diretamente aqueles que vivenciam os desafios do ambiente de trabalho. Precisamos construir políticas públicas que promovam a saúde e segurança de todos os trabalhadores."

Outro tema central da reunião foi a apresentação do processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde. Durante a discussão, os conselheiros e representantes dos distritos foram convidados a organizar propostas que serão debatidas em uma plenária específica que acontece dia 19 de Março. O objetivo é construir um plano participativo, que atenda às reais necessidades da população e fortaleça o Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

Além disso, o Diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides de Oliveira, apresentou um panorama atualizado do cenário epidemiológico do município, destacando os principais desafios e medidas adotadas para o controle de doenças e promoção da saúde. A questão da dengue foi uma das mais enfatizadas, com o alerta sobre a doença. Alcides ressaltou a necessidade de intensificar as ações de prevenção, como o combate aos focos de mosquitos e o incentivo ao uso de repelentes

Tatiane Filipak também comentou sobre o cenário da dengue e as medidas adotadas pela Secretaria: "A luta contra o mosquito depende da colaboração de cada um de nós. A comunidade tem um papel fundamental, não só no combate aos focos de mosquitos, mas também na conscientização sobre a necessidade de manter os ambientes limpos e seguros. Juntos, podemos reduzir os índices e proteger nossa população."