Capacitação de conselheiros começa nesta sexta, dia 6 de novembro
Nesta gestão (2013-2015), o Conselho Municipal de Saúde de Curitiba (CMS) vai realizar a capacitação de conselheiros por distritos sanitários, utilizando o método da andragogia (veja abaixo como funciona este método). O primeiro Distrito a receber a capacitação será o da CIC, cujas atividades estão marcadas para os dias 6 e 7 de novembro.
A capacitação consta no Plano Municipal de Saúde e tem como principal objetivo divulgar informações sobre controle social para os conselheiros. E estes, por sua vez, sendo multiplicadores, o fazem na comunidade onde vivem, tornando-se não somente aprendizes, mas também capacitadores.
A capacitação está sendo organizada pela Comissão de Comunicação e Educação Permanente do CMS, pela secretaria executiva do CMS e pelo Centro de Educação em Saúde (CES) da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS). Em princípio, estuda-se começar os módulos em dois distritos sanitários ainda em 2015 – distritos que ainda estão sendo definidos. No ano passado, a Comissão optou pelo modelo de Seminário, que foi realizado no mês de dezembro. No entanto, a Comissão avaliou que a capacitação apenas com palestras não contempla os objetivos, que seriam tornar o conselheiro ainda mais capaz de atuar de maneira satisfatória dentro do controle social e de ser disseminador dessas informações no meio em que atua.
Neste ano, a renovação de conselheiros foi grande, e por isso a capacitação em formato ativo se torna ainda mais importante, como lembra o presidente do CMS, Adilson Tremura. “A capacitação é importante na medida em que difunde a importância dos conselheiros para o controle social, já que muitos deles não têm o entendimento correto do seu papel e atribuições.”, comenta Tremura. O CMS conta com 81 conselheiros. Neste ano, a renovação foi grande, mas será possível saber quais foram as alterações e quais foram mantidos após a posse, que será realizada no dia 9 de dezembro, no CMS.
O presidente do CMS lembra ainda que o conselheiro, ciente de suas atividades, consegue disseminar estes conhecimentos na sociedade, que também passa a entender a importância dos conselhos para a saúde.
A coordenadora da Comissão, Emanuelli Cóllere, diz que é importante capacitar os conselheiros de saúde, em especial os novos, para que exerçam de fato o controle social. “Eles necessitam entender conceitos básicos, como o funcionamento de um conselho de saúde, por exemplo - que eles mesmos representam - qual o seu papel dentro do conselho e fluxos do SUS, entre outros temas”, afirma Emanuelli.
VOCÊ SABE O QUE É ANDRAGOGIA?
A palavra “andragogia” vem do grego e significa andros, adulto, e gogos, educar. Trata-se de um arte ou ciência que busca a orientação e o ensino de adultos, segundo a definição dada por Malcolm Knowles na década de 1970. A UNESCO já utilizou o termo para referir-se à educação continuada. Para Franklin Wave, andragogia é “a arte de causar entendimento”. O modelo andragógico baseia-se nos seguintes princípios:
1. Necessidade de saber: adultos precisam saber por que precisam aprender algo e qual o ganho que terão no processo.
2. Autoconceito do aprendiz: adultos são responsáveis por suas decisões e por sua vida, portanto querem ser vistos e tratados pelos outros como capazes de se autodirigir.
3. Papel das experiências: para o adulto suas experiências são a base de seu aprendizado. As técnicas que aproveitam essa amplitude de diferenças individuais serão mais eficazes.
4. Prontidão para aprender: o adulto fica disposto a aprender quando a ocasião exige algum tipo de aprendizagem relacionado a situações reais de seu dia-a-dia.
5. Orientação para aprendizagem: o adulto aprende melhor quando os conceitos apresentados estão contextualizados para alguma aplicação e utilidade.
6. Motivação: adultos são mais motivados a aprender por valores intrínsecos: autoestima, qualidade de vida, desenvolvimento.